Abertura de microempreendimentos individuais e cooperativas de trabalho

O curso objetiva capacitar interessados em planejar e abrir microempresas individuais ou se organizarem em cooperativas de trabalho, principalmente no setor de serviços. Serão abordados temas como comportamentos do empreendedor, identificação de pontos fracos e fortes do negócio, elaboração de plano de negócio e aspectos legais e operacionais para abertura de um microempreendimento ou cooperativa.

Mercado de trabalho

O egresso poderá atuar em negócio próprio, como microempreendedor individual ou líder/membro de cooperativa no ramo de atividade em que já tenha experiência e conhecimento.

Pré-Requisitos

Idade mínima de 16 anos, com séries iniciais do ensino fundamental completas.


Câmpus Florianópolis-Continente

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    2000 horas/aula

  • Turno

    Matutino

  • Duração

    6 semestres

Infraestrutura

O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria utilizará os laboratórios instalados no câmpus e em outros locais para o desenvolvimento de aulas práticas. Os laboratórios especializados possuem normas de funcionamento, especialmente para utilização e segurança atendendo aos aspectos de adequação à estrutura curricular implantada, com disponibilidade de produtos, equipamentos e insumos para as aulas. O Laboratório de Hotelaria funciona por meio da contratação pessoa jurídica para a locação de espaço físico para realização das aulas práticas no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC. As aulas realizadas em hotéis em operação proporcionam o desenvolvimento de competências que visam atingir a qualificação necessária do sujeito para o seu exercício profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

A articulação do ensino com a pesquisa e a extensão, no curso Superior de Tecnologia em Hotelaria se dá em especial, por meio de trabalhos inter e multidisciplinares que possibilitem a integração dos componentes curriculares do curso, pois envolvem a participação do corpo docente, discente e em vários momentos com a comunidade externa. Estas atividades realizadas são relacionadas à pesquisa e à extensão, já que possibilitam desenvolver a integração entre a teoria e a prática por meio da organização e/ou participação em eventos que envolvam o curso e a comunidade externa ou ainda, pelo desenvolvimento de trabalhos de pesquisas orientadas pelos docentes do curso.

Certificação

Ao final da conclusão da Unidade Curricular de Segurança dos Alimentos, oferecida na 2ª fase, os alunos poderão requerer um “Certificado de Participação em Treinamento de Manipulador de Alimentos”, a partir das seguintes condições: ter frequência mínima de 75% e conceito de aprovação na Unidade Curricular Segurança dos Alimentos.

No término do curso, os alunos receberão o diploma de Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria.

Contato

Coordenador: Fabíola Martins dos Santos

E-mail: hotelaria.tecnol.cte@ifsc.edu.br

Telefone: 4838778415

Endereço:

IFSC Câmpus Florianópolis-Continente
Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros, Florianópolis - SC, CEP 88075-010
Fone: (48) 3877-8430 / 38778415
Site: www.continente.ifsc.edu.br

 

 

Página atualizada em: 03 Dez 2018

Voltar ao Topo