Química

O técnico em Química realiza ensaios, pesquisas, padronização e controle de qualidade. Realiza também amostragens, análises químicas, físico-químicas, bromatológicas, toxicológicas e microbiológicas. O profissional dessa área pode participar no desenvolvimento de produtos e na validação de métodos, ou ainda atuar em vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Seja qual for sua área de atuação, o técnico em Química preza pela responsabilidade ambiental e atua sempre em conformidade com as normas técnicas, de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.

Conheça melhor sobre o curso em reportagem da IFSC TV: clique aqui

Mercado de trabalho

  • Indústrias da área da Química, como as de Plástico, Pigmentos e Tintas, Fertilizantes, Cerâmica, Têxtil, Papel e Celulose, Cosméticos, Galvanoplastia  Alimentos e Bebidas e Cimento.
  • Laboratórios de análises químicas, físico-químicas, bromatológicas e toxicológicas.
  • Estações de tratamento de águas e de efluentes.
  • Laboratórios de ensino, de calibração, de análise e controle de qualidade.
  • Tratamento de produtos e resíduos.
  • Pode atuar como Químico responsável em empresas de pequeno porte.

Pré-Requisitos

Para ingressar no Curso Técnico Integrado em Química, o aluno deve ter o Ensino Fundamental completo.


Câmpus Jaraguá do Sul-Centro

Informações

  • Número de Vagas

    35

  • Carga Horária

    3400 horas/aula

  • Turno

    Em 2018.1, o turno prioritário será matutino.

  • Duração

    8 semestres

Infraestrutura

O curso dispõe de dois laboratórios exclusivos para as atividades práticas de Química, além de laboratórios de outras áreas (Física, Beneficiamento Têxtil, Química Têxtil, Informática). Estes laboratórios possuem os equipamentos para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à formação do técnico em Química e podem ser utilizados pelos alunos tanto durante as aulas regulares do curso, quanto no desenvolvimento de suas atividades vinculadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Conectando Saberes e Projeto Integrador.  

Projetos de Pesquisa e Extensão

  • Programa de Iniciação Científica “Conectando Saberes: realizado nos três primeiros anos de curso com o objetivo ee  trabalhar de forma não disciplinar por meio da pesquisa, entendendo que a mesma ultrapassa as perspectivas disciplinares. Assim, é desenvolvido a partir da construção de projetos temáticos, em equipes, e sob a coordenação de um dos professores atuantes no curso. Metodologicamente, o trabalho é conduzido por meio de temas articuladores, sendo propostos, previamente, os seguintes: Sociedade e Meio Ambiente (1ª, 2ª e 3ª Fases) e Química na Vida e na Indústria (4ª, 5ª e 6ª Fases).
  • Projeto de extensão onde estudantes das diversas redes de ensino tenham contato com provas do estilo Enem. 
  • Projeto de extensão Jogos de Integração entre Alunos, Servidores do Campus Jaraguá do Sul – Centro   e Comunidade Externa:  consiste na organização de um torneio, podendo envolver as seguintes modalidades: futsal, voleibol, basquetebol, canastra dupla, dominó dupla, tênis de mesa e xadrez, entre outras.É realizada uma edição desse projeto por semestre letivo
  • Programa Dialogando com a Família: promove reuniões entre pais/responsáveis, coordenadoria pedagógica e docentes interligando a teoria e a prática da educação cotidiana. São abordados temas como: diversidade e gênero, sexualidade na adolescência, comunicação e relacionamento familiar, prevenção ao consumo de drogas e álcool na adolescência, estágio, rumo a universidade, e outros.
  • Projeto de Linguagens e Cultura: promove a articulação das unidades curriculares de linguagens, cultura geral e outras e, também, estimular a ação crítica e criativa da comunidade escolar, mediada pela convivência colaborativa. O projeto visa oportunizar a realização e/ou o estudo de criações artísticas e culturais de forma transdisciplinar pela comunidade escolar, desenvolvendo práticas sociais de uso da linguagem
  • Programa Viagem de Estudos:  busca estimular a observação, aguçar a curiosidade e propiciar aprendizagem pela saída a campo, por meio da elaboração de atividades que permitam relacionar a teoria da sala de aula com as vivências extraclasse, como também proporcionar momentos de interação entre os estudantes e os servidores. As viagens estão previstas para distintas fases do curso, sendo avaliada sua execução por questões de disponibilidade de recursos humanos e públicos. 

Certificação

Diploma de Técnico em Química.

Contato

Coordenador: Anne Cristine Rutsatz Bartz

E-mail: quimica.jar@ifsc.edu.br

Telefone: 4732768704

Endereço:

IFSC Câmpus Jaraguá do Sul
Avenida Getúlio Vargas, 830, Centro, Jaraguá do Sul - SC, CEP 89251 000
Fone: (47) 3276 8700
Site: www.jaragua.ifsc.edu.br

Página atualizada em: 31 Jan 2018

Voltar ao Topo