Meteorologia

O técnico em Meteorologia é o profissional que dá suporte direto ao meteorologista, atuando desde a coleta de dados no campo, até a disponibilização desses dados com qualidade e clareza. Realiza a leitura, codificação, decodificação e registro dos elementos de observação meteorológica. Além disso, analisa e interpreta dados meteorológicos, organizando-os em bancos de dados. O técnico em Meteorologia ainda procede a instalação, operação, aferição e manutenção de estações meteorológicas e desenvolve sistemas computacionais para tratamento e divulgação de informações.

Conheça melhor sobre o curso em reportagem da IFSC TV: clique aqui

Mercado de trabalho

  • Institutos de monitoramento, previsão, pesquisa meteorológica e climatológica, públicos e privados
  • Aeroportos
  • Empresas públicas e privadas meteorológicas
  • Veículos de comunicação
  • Organizações militares

Pré-Requisitos

Para ingressar no Curso Técnico Subsequente em Meteorologia, o aluno deve ter o Ensino Médio completo.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Florianópolis

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    1200 horas/aula

  • Turno

    Matutino ou Vespertino

  • Duração

    3 semestres

Infraestrutura

a) Laboratório de Aplicativos Meteorológicos: sala climatizada com área de 43 m², contendo 20 postos de trabalho com computadores para alunos (atualmente está com 12 computadores), projetor multimídia e quadro branco.

 

b) Laboratório de Instrumentação Meteorológica: sala climatizada com área de 43 m², contendo 20 postos de trabalho para alunos, com bancada para experimentação prática de eletrônica e instrumentos de uso meteorológicos automáticos, projetor multimídia e quadro branco.

 

c) Laboratório de pesquisa: sala climatizada com 25 m², contendo 6 postos de trabalho com computadores, ferramentas, instrumentos e componentes eletrônicos, paro utilização em projetos de pesquisa e extensão.

 

d) Sala de aula: sala climatizada com 58 m², contendo 40 carteiras para alunos, uma lousa digital e um quadro branco.

 

e) Estações meteorológicas: escritório de observação, com computadores, barômetros, anemógrafo e outros instrumentos meteorológicos; cercado contendo uma estação completa de observação convencional (com todos os instrumentos de uma estação oficial), duas estações completas automáticas e duas antenas de comunicação com satélites; estação meteorológica automática instalada no Câmpus Florianópolis-Continente; 3 estações meteorológicas móveis.

 

f) Unidade móvel: carro tipo pickup cabine dupla; reboque com mobiliário para observação em campo; 4 estações portáteis automáticas.

 

g) Sala de professores: sala climatizada com área de 23 m², contendo 6 postos de trabalho com computadores, mais 3 computadores servidores de página e banco de dados.

 

h) Outros recursos e ambientes: o CT em Meteorologia conta ainda com um laboratório informatizado com 32 postos de trabalho que atende a todos os cursos do DASS; biblioteca central, contendo o acervo de livros do curso; computadores servidores de dados para armazenamento de dados meteorológicos situados na CTIC.

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

Atualizando ...

Certificação

O Curso Técnico em Meteorologia pode ser integralizado em 3 semestres, sendo que, para obter o diploma de Técnico em Meteorologia (profissão regulamentada por lei), o aluno deverá ser aprovado em todas as unidades curriculares do curso. O curso não possui estágio obrigatório.

 

O ingresso no Curso Técnico em Meteorologia ocorre de forma alternada entre os turnos matutino e vespertino. No semestre 2018/2 o ingresso será para o turno VESPERTINO. O aluno frequentará o curso apenas nesse turno até a integralização, desde que não atrase nenhuma unidade curricular.

Contato

Coordenador: Eduardo Beck

E-mail: meteorologia_fpolis@ifsc.edu.br

Telefone: (48) 3211-6079

Endereço:

IFSC Câmpus Florianópolis

Av. Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis – SC

CEP 88020-300

Corpo Docente

Daniel Sampaio Calearo (Meteorologista e mestre em Geografia)

Eduardo Beck (Doutor em Engenharia Elétrica)

Márcia Vetromilla Fuentes (Doutora em Meteorologia)

Mário Francisco Leal de Quadro (Doutor em Meteorologia)

Raidel Baez Prieto (Mestre em Meteorologia)

Yoshiaki Sakagami (Meteorologista e doutor em Engenharia Mecânica)

Página atualizada em: 31 Jan 2018

Todos os câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo