Gestão da Tecnologia da Informação

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação forma profissionais responsáveis pelos sistemas informatizados nas empresas. Entre as atribuições da profissão estão avaliar os sistemas de informação, segurança e banco de dados, implementar sistemas de automação no gerenciamento da informação e determinar estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia.
O profissional também diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados, além de gerenciar equipes e rotinas de trabalho.

Mercado de trabalho

  • Empresas dos mais diversos segmentos, que necessitem de infraestrutura tecnológica
  • TV digital
  • Telefonia
  • Consultorias especializadas
  • Escolas
  • Universidades
  • Órgãos públicos

 

Pré-Requisitos

Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, o aluno deve ter o Ensino Médio completo.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Florianópolis

Informações

  • Número de Vagas

    30

  • Carga Horária

    2320 horas/aula

  • Turno

  • Duração

    6 semestres

Infraestrutura

Todas as salas com amplas janelas, em ambiente com acústica adequada, luminescência, condicionamento de ar e fácil acesso, contemplando condições amplas de acessibilidade quer pela dimensão das portas de acesso quer pela facilidade de locomoção entre os laboratórios e demais áreas da instituição como cantina, biblioteca, estacionamento, sala da coordenação, sala dos professores, direção da instituição, bem como portaria e demais dependências da instituição.

O curso conta com seis laboratórios, sendo que dois deles especializados: um laboratório de sistemas operacionais e um laboratório de redes de computadores. Cada laboratório está equipado com computadores de última geração, recursos multimídia, condicionadores de ar, marcador e TV digital. Todos os laboratórios têm recursos de internet disponíveis.

Projetos de Pesquisa e Extensão

Para favorecer o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, o curso conta com três agentes importantes:

 a)  Grupos de Pesquisa vinculados ao curso: estes grupos estão regularmente registrados no IFSC e no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq; Grupo de Pesquisa Cientifica Tecnológica em Produção e Gestão - GPCT; Grupo de Pesquisa em Modelagem do Conhecimento - GMOC; Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos. 

b)  Empresa Jr.: para todo projeto desenvolvido pela Empresa Jr. deverá haver pelo menos um professor titular do curso com a função de acompanhar o projeto para fins didáticos.

c) Semana acadêmica do curso: a semana deverá envolver atividades de ensino, pesquisa e extensão com a apresentação de produtos e serviços produzidos pelo curso, bem como a organização de seminários, palestras e debates científicos e tecnológicos com a produção de artigos, relatórios técnicos e/ou TCCs. 

Certificação

Diploma de tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.

Contato

Coordenador: Antônio Pereira Cândido

E-mail: gestaodainformacao_fpolis@ifsc.edu.br

Telefone: 4832116079

Endereço:

IFSC Câmpus Florianópolis
Av. Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis – SC, CEP 88020-300
Fone: (48) 3211-6000, FAX: (48) 3224-0727

Site: http://www.florianopolis.ifsc.edu.br

Página atualizada em: 31 Jan 2018

Todos os câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo