Gestão Ambiental

O objetivo do curso é formar profissionais capazes de prevenir, avaliar e mitigar os aspectos ambientais decorrentes das atividades humanas, utilizando-se das habilidades e competências adquiridas para planejar, desenvolver e gerenciar as atividades de conservação, controle e tratamento ambiental. O curso permitirá ao aluno compreender o meio físico, social, político, econômico e cultural no qual está inserido, capacitando-os para atuarem na formulação, planejamento, execução e avaliação de políticas públicas ambientais; no diagnóstico, controle e avaliação de impactos ambientais de empreendimentos e processos produtivos, e na recuperação e manutenção da qualidade ecológica e ambiental dos ecossistemas urbanos e rurais em conformidade com a legislação ambiental.

Mercado de trabalho

Ao concluir o curso, o tecnólogo em Gestão Ambiental pode atuar em empresas que não adquiriram a certificação de qualidade ambiental, fundamental para as companhias que atuam no mercado nacional e internacional. Outra possibilidade é desenvolver, na iniciativa privada, projetos de sustentabilidade nas comunidades locais, além de atuar ainda em órgãos públicos da área por meio de vagas de concursos.

Pré-Requisitos

Ter Ensino Médio completo até a data da matrícula.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Garopaba

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    1800 horas/aula

  • Turno

  • Duração

    6 semestres

Infraestrutura

O câmpus Garopaba do IFSC conta com salas de aula equipadas com projetor multimídia, microcomputador com acesso à internet, caixas de som, quadro branco e mobiliário escolar. A biblioteca possui um acervo bibliográfico completo do curso, também é disponibilizado acesso ao site “Direct Science” possibilitando ao aluno e aos professores consulta a artigos científicos, bem como revistas especializadas na área. O câmpus possui Laboratórios de Histologia/Citologia, Química, Meio Ambiente e Geomática, Bioquímica, Microbiologia e Informática.

Projetos de Pesquisa e Extensão

Para o desenvolvimento e garantia das atividades de pesquisa e extensão ao longo do curso, o curso contará com infraestrutura de laboratórios, equipamentos, corpo docente, transporte e parcerias com empreendimentos da área de atuação ou inter-relacionadas com a atuação do profissional do gestor ambiental. O desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão serão fomentados pela Instituição com bolsa de pesquisa e extensão para discentes e apoio institucional aos docentes. Os docentes terão a garantia de carga horária no seu plano de atividades para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão aprovados pela instituição. Os professores deste curso também desenvolvem projetos de pesquisa e extensão que são financiados por órgão de fomento externo e que garante a qualidade do trabalho desenvolvido e um aporte adicional de investimentos para estas áreas. 

Certificação

Diploma de curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental.

Contato

Coordenador: João Henrique Quoos

E-mail: cst.ga.gpb@ifsc.edu.br

Telefone: 04832547305

Endereço:

Câmpus Garopaba do IFSC
Rua Maria Aparecida Barbosa, 153, bairro Campo D'una,
Garopaba, SC, CEP 88495 000
Site: http://www.garopaba.ifsc.edu.br/

Página atualizada em: 31 Jan 2018

Todos os câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo