Sistemas de Informação

O curso superior de tecnologia em Sistemas de Informação proporciona uma sólida formação relacionada em conceitos de Computação, Matemática e Administração, visando desenvolvimento e gestão de soluções de sistemas e informação. O profissional estaráá apto a analisar, projetar, programar, testar e manter sistemas informatizados eficientes e seguros, bem como prover treinamento no uso destes sistemas para os níveis estratégicos, gerenciais, operacionais e funcionais de uma organização. Ele poderá ainda desenvolver programas de computador que automatizem processos (Informatização rotinas operacionais) e que apoiem a decisão em todos os níveis da organização, além de implementar e administrar redes de computadores corporativas; projetar, desenvolver e utilizar metodologias de modelagem de sistemas de informação; e realizar gestão da Tecnologia de Informação e Comunicação.

Mercado de trabalho

Empresas de tecnologia da informação (TI) ou área de TI em companhias de qualquer ramo que empregam bancos de dados e redes.

 

Pré-Requisitos

Ter Ensino Médio completo até a data de matrícula.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Caçador

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    3400 horas/aula

  • Turno

  • Duração

    8 semestres

Infraestrutura

Laboratórios didáticos gerais:

A infraestrutura de laboratórios de informática para o curso de Sistemas de Informação tem o suporte dos laboratórios utilizados para os cursos técnicos em Plásticos, Informática, Administração e Eletromecânica. Os dois laboratórios de informática de uso geral encontram-se no Bloco I do Câmpus Caçador, podendo ser utilizados em caso de necessidade (e disponibilidade de horários). O Laboratório de Informática I, localizado no Bloco I, é composto por 16 computadores Optiplex 3020M. O Laboratório de Informática II, localizado no Bloco I, é composto por 30 computadores Optiplex 3020M.

Laboratórios didáticos especializados:

- O Laboratório de Banco de Dados, localizado no primeiro andar do Bloco II, com área de 60,99 m², é composto por 40 computadores, AMD Athlon X2.2 GB de memória, HD de 250 GB, mouse ótico HP USB e teclado HP USB;

- O Laboratório de Engenharia de Software, localizado no primeiro andar do Bloco II, com área de 60,99 m², é composto por 35 computadores, da Marca Dell Optiplex 7010DT 691782 Microcomputador Desktop de laboratório tipo I, com sistema operacional Windows 8, 8GB de Memória RAM, 1TB de HD, processador Core I7, placa de vídeo off-board de 1GB. 

- O Laboratório de Programação, localizado no segundo andar do Bloco II, com área de 64,24 m², é composto por 35 computadores da marca Dell, Dell Optiplex 7010DT 691782 Microcomputador Desktop de laboratório tipo I, com sistema operacional Windows 8, 8GB de Memória RAM, 1TB de HD, processador Core I7, placa de vídeo off-board de 1GB.

- O Laboratório de Redes de Computadores, no segundo andar do Bloco II, com área de 52,09 m², com equipamentos para prática laboral como switchs (três), racks (três), telefones VoIP (três), 35 mesas e 35 cadeiras, além de projetor multimídia. O Laboratório de Arquitetura de Computadores, no segundo andar do Bloco II, com área de 61,54 m², equipamentos para prática laboral, com duas mesas com 10 estações cada (5 de cada lado), 12 monitores, 30 cadeiras, um servidor para testes, gabinetes, placas-mães, memórias e outros periféricos, aplicados nas aulas.

 

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

  • Grupos de Pesquisa: estes grupos deverão estar regularmente registrados no IFSC e no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPQ;
  • Empresa Júnior: a ser implantada e gerida pelos alunos do curso e Engenharia de Produção e de outros cursos do câmpus. Para todo projeto desenvolvido pela Empresa Jr. deverá haver pelo menos um docente do câmpus com a função de acompanhar o projeto para fins didáticos;
  • Semana Acadêmica: a ser desenvolvida pelo câmpus com a participação de docentes e alunos. A semana deverá envolver atividades de ensino, pesquisa e extensão com a apresentação de produtos e serviços produzidos pelo curso bem como a organização de seminários, palestras e debates científicos e tecnológicos com a produção de artigos, relatórios técnicos e/ou TCCs.
  • Semana do Empreendedorismo: já realizada anualmente pelo câmpus, possui o intuito de fomentar o empreendedorismo e a inovação, tendo a participação de diversas instituições públicas e privadas da região. A organização do evento conta com a participação dos alunos em diversas atividades.

Certificação

Certificações Intermediárias:

O Curso de Sistemas de Informação conta com o Certificado de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico em Desenvolvimento Desktop, ao qual fará jus o aluno que estiver aprovado em todas as unidades curriculares que compõem o primeiro, segundo, terceiro e quarto semestres do curso.

Certificação Final:

Diploma de bacharel em Sistemas de Informação.

Contato

Coordenador: Vítor Sales

E-mail: vitor.sales@ifsc.edu.br

Telefone: 4935615704

Endereço:

IFSC Câmpus Caçador
Av. Fahdo Thomé, 3.000, Champagnat, Caçador - SC, CEP 89.500 000
Fone: (49) 3561 5700
Site: http://www.cacador.ifsc.edu.br
E-mail: vitor.sales@ifsc.edu.br

 

Página atualizada em: 31 Jan 2018

Todos os câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo