Pesquisa e Prática Pedagógica

A principal finalidade do curso é contribuir para a formação continuada de professores do Ensino Básico das redes de ensino do município e seu entorno. Ao longo das aulas, os estudantes serão incentivados a reconhecer a pesquisa como parte da prática pedagógica nos diferentes níveis e modalidades de ensino e a construir a prática pedagógica de maneira contínua a partir da reflexão sobre o trabalho e a experiência docente. O curso também irá propiciar a articulação de conhecimentos teóricos e práticos na formação do docente como agente transformador do contexto socioeducacional e cultural em que atua, o desenvolvimento de pesquisa-ação no contexto educacional e o exercício da escrita científica como relato de práticas docentes e o caminho para construção e difusão de conhecimentos pedagógicos.

Mercado de trabalho

O especialista em Pesquisa e Prática Pedagógica possui uma atuação ampla com foco dirigido à educação básica, atendendo especialmente a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e Médio. Após a conclusão do curso, espera-se que o profissional educador possa estabelecer em seu trabalho docente uma práxis que compreenda a pesquisa como prática pedagógica, refletindo sobre sua atuação e transformando sua forma de trabalho e a realidade em que atua, tendo como parâmetros os conhecimentos teóricos e metodológicos discutidos no curso. 

Pré-Requisitos

  • Ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC
  • Ser, preferencialmente, professor ou técnico que esteja atuando em unidades de ensino e tenha interesse em inserir a pesquisa como prática pedagógica na rotina escolar

Câmpus Gaspar

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    420 horas/aula

  • Turno

  • Duração

    3 semestres

Infraestrutura

O Câmpus Gaspar conta com 15 salas de aulas, 12 laboratórios, auditório, quadra esportiva e espaço reservado ao grêmio estudantil. Conta com biblioteca com acervo de mais de 2 mil títulos. Ainda conta com estrutura para NEAD, com uma sala de videoconferência, sala de coordenação e de tutoria.

Projetos de Pesquisa e Extensão

A realização de um curso de Pós-graduação Lato Sensu implica, obrigatoriamente, o envolvimento com atividades que promovam a integração entre ensino, pesquisa e extensão. No caso do curso, essa integração está presente na própria concepção do curso, uma vez que o desenvolvimento do TCC envolve o planejamento e execução de pesquisa-ação que diga respeito ao próprio contexto de inserção do professor na educação básica, o que, por sua vez, tem também caráter de extensão. Além disso, a maneira como se organizarão as atividades complementares ao longo do curso exige a participação dos alunos em pelo menos dois eventos científicos como ouvinte e a apresentação de pelo menos um trabalho científico. Igualmente, a maneira como se organizarão as atividades ao longo das unidades curriculares Seminário I, II e III, contribuirão para a socialização, reflexão e discussão conjunta de todas as etapas da pesquisa.

Certificação

Certificado de especialista em Pesquisa e Prática Pedagógica (lato sensu).

Contato

Coordenador: Giane Carmem Alves de Carvalho

E-mail: pos.gas@ifsc.edu.br

Telefone: 4733183717

Endereço:

IFSC Câmpus Gaspar
Rua Adriano Kormann, 510, Bela Vista, Gaspar, SC, CEP 89110 000
Telefone: (47) 3318 3700
Site: www.gaspar.ifsc.edu.br
 

 

Página atualizada em: 31 Jan 2018

Todos os câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo