Enem

Para fazer um curso de graduação no IFSC, o candidato precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma prova anual aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia federal vinculada ao inistério da Educação (MEC).

O exame é constituído de uma redação em Língua Portuguesa e de quatro provas objetivas que avaliam as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio e os respectivos componentes curriculares:

- Áreas de Conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

- Áreas de Conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Componentes Curriculares: História, Geografia, Filosofia e Sociologia

- Áreas de Conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Componentes Curriculares: Química, Física e Biologia

- Áreas de Conhecimento: Matemática e suas Tecnologias
Componentes Curriculares: Matemática

Para que o seu Enem tenha validade em processos de seleção, você precisa ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio em instituição pública ou privada. Informações detalhadas sobre o Enem podem ser conferidas no site oficial do exame.

Sobre o Sisu

Entenda o Sistema de Seleção Unificada

Após ter feito o Enem, os candidatos deverão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) conforme cronograma do processo, divulgado pelo MEC semestralmente. Normalmente, as inscrições são abertas em janeiro (para cursos que iniciam no primeiro semestre) e em junho (para cursos que iniciam no segundo semestre).

Ao acessar o Sisu, o candidato tem que selecionar o curso que deseja fazer no IFSC.

Entenda como funciona a seleção no site do Sisu.

Voltar ao Topo