CERTIFIC

 O CERTIFIC se constitui como um conjunto articulado de ações de natureza educativa, científica e tecnológica em prol da elaboração de itinerários de certificação e formação profissional, que possibilite aos trabalhadores jovens e adultos, maiores de 18 anos, que estejam exercendo ou já tenham exercido uma profissão, o prosseguimento dos seus estudos ou o exercício profissional mais qualificado.


A Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Continuada (Rede CERTIFIC) foi instituída pela Portaria Interministerial n. 1.082 de 20 de novembro de 2009 e reorganizada pela Portaria Interministerial MEC\MTE n. 5 de 25 de abril de 2014, passando a ser denominada Rede Nacional de Certificação Profissional. Embora o termo Formação Continuada tenha sido suprimido, a importância da formação permanece, expressamente registrada nos artigos 4º, 10º e 18º da portaria.

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) é uma das instituições ofertantes do CERTIFIC. Em 2010 e 2011 realizou o processo para camareiras, garçons, cozinheiros e padeiros.
Mais recentemente, desde 2013, vem ocorrendo a oferta do CERTIFIC integrado ao PROEJA, no contexto da Comissão Permanente de Integração dos Programas Sociais do IFSC (CIPS), nas áreas de guiamento em turismo, operações básicas de hospedagem, pesca , vestuário, soldagem, vendas, edificações em alvenarias e revestimentos.

 

A motivação para esta experiência de integração se deu pela percepção da identidade do público demandante dos dois programas e pela  sua potencial complementariedade. O primeiro reconhece e certifica saberes profissionais e complementa as lacunas a serem preenchidas pelos saberes profissionais não reconhecidos e necessários para a certificação profissional, o segundo, eleva a escolaridade.


A integração do CERTIFIC ao PROEJA vem acontecendo em quatro projetos pilotos em Itajaí, Florianópolis, Garopaba e Jaraguá dos Sul, e tem possibilitado o aprimoramento das metologias avaliativas no CERTIFIC, conforme preconiza a Portaria MEC/MTE. 
Em setembro de 2015 o IFSC aprovou no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão a sua regulamentação do CERTIFIC, a Resolução CEPE n. 46.

 

Resolução CERTIFIC

 

Documento Orientador - Rede CERTIFIC

 

Portaria Interministerial n. 5/2014

 

Relatório do Curso de Formação de Multiplicadores – Rede CERTIFIC

 

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button
   
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui
 
 Cadastro de interesse

Observatório de egressos

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Ouvidoria
Desenvolvido em Joomla!