Certificação do Ensino Médio e Declaração Parcial de Proficiência com base no ENEM

 

 

ATENÇÃO!

 

O IFSC emite Certificados de Conclusão do Ensino Médio ou Declarações Parciais de Proficiência com base nos resultados do ENEM somente para os exames realizados até 2016. Para os exames realizados a partir de 2017, os participantes não podem mais solicitar a certificação do Ensino Médio, tendo em vista que o INEP/MEC retirou essa prerrogativa do ENEM e a transferiu para o ENCCEJA. Para mais informações sobre como concluir o Ensino Médio pelo ENCCEJA, clique aqui.

 

 

Se você fez o ENEM até 2016, poderá solicitar o certificado ou a declaração de proficiência no câmpus do IFSC que indicou quando se inscreveu para o exame. Não há um prazo para fazer a solicitação. Ela pode ser feita a qualquer tempo.

 

 

Pré-requisitos para ter direito ao certificado ou à declaração parcial de proficiência

 

  1. Não ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada.
  2. Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos até a data do primeiro dia de prova do ENEM.
  3. Ter atingido, no mínimo, 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em cada área (para exames realizados a partir de 2012).
  4. Ter atingido, na mesma edição do exame, o mínimo de 500 pontos na redação e o mínimo de 400 pontos na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (para exames realizados a partir de 2012), não existindo a possibilidade de juntar os resultados da área de Linguagens e de Redação de anos distintos, tendo em vista que a Matriz de Referência do ENEM concebe a prova de Redação como integrante da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, razão pela qual o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: na prova objetiva de Linguagens e na Redação, em uma mesma edição do Exame.

 

Documentos obrigatórios para requerer o certificado ou a declaração parcial de proficiência

 

  1. Apresentar o extrato de desempenho do ENEM. Para emitir o Boletim de Desempenho Individual do ano de 2016, clique aqui. Para emitir dos anos anteriores, clique aqui.
  2. Apresentar um documento de identificação civil com foto atualizada, podendo ser carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou carteira de identidade profissional reconhecida por lei.
  3. Apresentar o CPF.
  4. Declaração de que não concluiu o Ensino Médio (consta no próprio requerimento de solicitação).
  5. Requerimento de solicitação preenchido e assinado (clique aqui para baixar).

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button
   
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui
 
 Cadastro de interesse

Observatório de egressos

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Ouvidoria
Desenvolvido em Joomla!