JIFSC para além do esporte

Uma das novidades da sexta edição dos Jogos do IFSC (JIFSC) foram as atividades culturais inseridas na programação, como exibição de filmes, oficinas de dança, expressão corporal e sobre consciência ambiental. Entre um intervalo e outro das partidas, os alunos - como o voluntário Lucas Franco, do técnico integrado em Informática do Câmpus Gaspar - puderam participar das oficinas. “Eu não vim jogar, estou atuando como anjo e ajudando na organização. Participei das oficinas de dança e de expressão corporal e acho que é mais uma forma de participar do JIFSC”, disse.

O Câmpus Itajaí trouxe as “bichorugas” para promover uma oficina sobre o impacto do plástico no ambiente marinho. Os brinquedos, fabricados com resíduos têxteis de empresas da região, são confeccionados por mulheres apenadas e utilizados nas oficinas do projeto de extensão “De lixo a bicho: ações de educação ambiental por meio de materiais lúdicos residuais”. Antes de “brincarem” com as bichorugas, os participantes tiveram uma aula sobre os impactos do plástico no meio ambiente como a morte de peixes e de aves marinhas.

A aluna do técnico integrado em Informática do Câmpus Caçador, Ana Caroline Blenke, aproveitou a folga nos jogos de tênis de mesa para participar da oficina. “Eu achei muito legal porque fez com que eu tivesse uma visão mais ampla dos impactos do plástico no meio ambiente, eu não sabia que era tanto.”

Outra novidade desta edição foi um painel chamado de “IFSC rede” em que era possível escrever pequenos bilhetes sobre os jogos. As mensagens serão colocadas em uma cápsula do tempo que será enterrada e aberta daqui 10 anos. Maria Eduarda Telles, do time de basquete do Câmpus Joinville, foi uma das que deixou registrado o seu recado. “Eu gostei das mensagens de apoio aos alunos e aproveitei para escrever “IFSC arrasa”.

Junto com a cápsula do tempo, que será enterrada no Câmpus Gaspar, será plantada uma árvore em referência aos jogos deste ano.

Beatrice Gonçalves | Jornalista IFSC

Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui

Cadastro de interesse

Observatório de egressos