Programa Família Acolhedora – Faça intercâmbio sem sair de casa!

 


 

Desde 2010, o IFSC está enviando alunos para participarem de programas de intercâmbio em universidades estrangeiras. A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (ASSINT), em colaboração com a Coordenadoria de Programas de Capacitação e Certificação em Idiomas, tem se empenhado para que  o oposto também aconteça com maior frequência, ou seja, que universidades estrangeiras possam  enviar estudantes, técnicos e docentes para participarem de programas de intercâmbio no IFSC. Um dos pontos-chave para facilitar a estada do intercambista internacional, é oferecer-lhe um espaço, o mais familiar possível, visando seu bem-estar e também favorecendo a troca de culturas e de relações interpessoais. 

 

Segundo a Reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, “Os programas de intercâmbio e troca de experiências são muito importantes tanto para os estudantes como para servidores, pois proporcionam aprendizado, inovação, criatividade e solidariedade! Para potencializar os programas podemos receber alunos e servidores de outras instituições, pois isso diminui os custos e aumenta as experiências, fazendo com que tenhamos mais pessoas aqui e também possamos enviar mais dos nossos! Tive uma experiência esse ano e fiquei encantada. Recebemos, em nossa casa, uma intercambista da Venezuela, participante de um programa de trabalho voluntário! Foi um aprendizado de conhecimento e de convivência maravilhoso, tanto meu como de minhas filhas! Deixo aqui o convite para, quem tiver condições, que se coloque a disposição para viver essa experiência e intensificar os intercâmbios na nossa instituição”.

 

Assim sendo, com o objetivo de incrementar as ações de intercâmbio e propiciar outras oportunidades de trocas entre nossa comunidade escolar e o público originário de instituições estrangeiras, a ASSINT relança e novamente incentiva os servidores e estudantes do IFSC a participarem do PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA. No decorrer deste ano já tivemos oportunidade de receber uma estudante alemã no Câmpus Florianópolis, um estagiário francês no Câmpus São José, um grupo de estudantes de Gastronomia americano e quatro estagiárias francesas de Hotelaria. A partir do mês de setembro, estaremos recebendo uma pesquisadora francesa que irá ministrar aulas de Francês aos servidores e estudantes de graduação de três câmpus e da Reitoria. Estamos também intermediando a vinda de docentes canadenses para ministrar oficinas de capacitação aos docentes do IFSC e implantando o Curso de Português para Estrangeiros a distância. O Programa Família Acolhedora poderá ser um fator de apoio imenso a estas e a outras ações a serem desencadeadas pelo IFSC no âmbito da internacionalização.

 

A princípio, espera-se que a família que acolha o estudante não vise fins lucrativos, mas poderá cobrar do visitante os custos extras que a sua estada demandará. A família deverá, no mínimo, prover um quarto com cama separada e um lugar tranqüilo para estudar.

 

Todos os intercambistas, obrigatoriamente, deverão ter seguro com cobertura médica completa. Eles serão responsáveis por suas roupas, atividades sociais, viagens, despesas escolares, refeições fora de casa, seguro, telefonemas e outras despesas pessoais.

 

Enfim, espera-se que ao acolher um estrangeiro, tanto ele quanto todos os membros da FAMÍLIA ACOLHEDORA se beneficiem mutuamente, oportunizando à família fazer intercâmbio sem sair de casa, pois além da possibilidade de aprender uma língua estrangeira, poderá aprender hábitos e costumes do país da pessoa acolhida.

 

Se sua família pode ou deseja se tornar uma FAMÍLIA ACOLHEDORA neste programa do IFSC, preencha o formulário no endereço eletrônico abaixo. Assim que houver demanda, entraremos em contato.

  

 

AddThis Social Bookmark Button
   
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui

Observatório de egressos

PRONATEC

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Ouvidoria
Desenvolvido em Joomla!