Sugestões de Pauta

Confira abaixo pautas enviadas recentemente pelo IFSC para os veículos de comunicação da região ou assuntos que podem render matérias.

Além disso, o IFSC conta com professores em diversas áreas de atuação que podem ser fontes para sua matéria. Se desejar entrevistar um servidor ou aluno do IFSC, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones (48) 3877 9007 / (48) 8826 3284.

-----------------------------------------------------

IFSC abre 830 vagas para cursos superiores via Sisu

O Departamento de Ingresso do IFSC (Deing) lançou o edital que estabelece regras para a seleção de candidatos a cursos superiores de 20 câmpus por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Poderão participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano e optaram pelo Sisu 2017/1, cujo cronograma ainda não está definido. As vagas são para as cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

Mais informações: clique aqui.

Rede Federal é destaque em avaliação internacional de educação básica

Embora o Brasil seja um dos últimos colocados no exame do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a rede federal de ensino brasileira teve médias superiores às de países considerados referência em educação, como Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos.

Olimpíada de Matemática premia 106 alunos do IFSC

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) os resultados da edição 2016. No IFSC, há alunos premiados nos 13 câmpus que oferecem cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça-Bilíngue, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Ao todo, foram 106 medalhas, sendo uma de ouro, para Bruno Visnadi da Luz, do Câmpus Florianópolis, quatro de prata, 12 de bronze e 89 menções honrosas.

Mais informações: clique aqui

Relação candidato/vaga: ENEM e cursos técnicos por sorteio

O Departamento de Ingresso do IFSC divulgou a relação candidato/vaga para os cursos superiores com ingresso pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cursos técnicos com ingresso por sorteio público.

Divulgada relação candidato-vaga para cursos do Ingresso 2017-1

O IFSC divulgou a relação de candidatos por vaga dos cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes com prova dia 20 de novembro e para os cursos de graduação, com vestibular marcado para 4 de dezembro. A relação candidato/vaga para os cursos cujo ingresso será por sorteio público ou pelo Enem será divulgada posteriormente.

Enem: Câmpus do IFSC estão entre as melhores escolas públicas de Santa Catarina

Quatro câmpus do IFSC ficaram entre as 10 melhores médias considerando as escolas públicas de Santa Catarina no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) do ano passado, incluindo as duas maiores notas, dos câmpus Florianópolis (1º) e Joinville (2º).

Mais informações: clique aqui

Observação da baleia-franca ganha mapa colaborativo

O professor de Geografia João Henrique Quoos, do Câmpus Garopaba, desenvolveu um mapa colaborativo de avistamento de baleias. O site Baleia.info referencia os pontos da costa catarinense em que espécimes da baleia-franca-austral (Eubalaena australis) podem ser vistos. Até então, a ferramenta era utilizada pelos cursos da área de Turismo Ambiental do câmpus e agora está disponível gratuitamente para a comunidade.

Mais informações: clique aqui

Plano orienta ações de sustentabilidade

Hoje em dia está na moda ser sustentável. Mas muito além de modismo, a sustentabilidade envolve uma responsabilidade social e o cumprimento de normas legais. Ao longo dos últimos anos, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está implantando o programa IFSC Sustentável com o objetivo de propor e sistematizar a prática de ações que visem à redução do impacto ambiental dos processos institucionais e o desenvolvimento de uma cultura para a sustentabilidade. Para que o programa saísse do papel e se transformasse em ações foi criado o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) que direciona as ações e esforços a serem empreendidos na instituição.

Mais informações: clique aqui

mostra de arte e cultura didascálico

Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui

Observatório de egressos