IFSC é destaque na Olimpíada Catarinense de Química

Os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) levaram quatro das 11 medalhas de ouro da Olimpíada Catarinense de Química (OCQ) esse ano. Ao todo, 59 estudantes de cinco câmpus do instituto conquistaram boas classificações na competição. A OCQ, organizada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em parceria com o 13º Conselho Regional de Química, reuniu 10 mil estudantes de ensino médio de todo o estado.

Na modalidade das séries iniciais, 1º e 2º ano, levaram medalha de ouro os alunos Franccesco Linhares Elias e Tiago da Silva Henrique, do Câmpus Florianópolis. O aluno Filipe Gehring Carvalho, do mesmo câmpus, recebeu medalha de prata. Outros 18 bronzes foram divididos por alunos dos câmpus Florianópolis, Chapecó, Caçador e Criciúma.

Já na modalidade voltada aos estudantes do 3º ano, conquistaram ouro os alunos Maria Luiza Coutinho e Alexsander Rodrigo Vieira de Oliveira, do Câmpus Florianópolis. No mesmo câmpus, os alunos Victor Hugo de Oliveira Faria e Bruno Visnadi da Luz levaram prata. Outras seis medalhas de bronze ficaram com os câmpus Gaspar e Florianópolis.

Quem participou das duas etapas da OCQ encontrou questões que associam a Química com o dia a dia. As provas da primeira etapa foram aplicadas nos colégios no início de setembro. Os classificados realizaram a segunda etapa nos pólos regionais em 15 de outubro. Além de ser uma oportunidade para testar os conhecimentos, a olimpíada abre portas para competições nacionais e internacionais de Química. As 40 maiores pontuações nas duas modalidades garantem participação na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) em agosto de 2017.

Para alguns alunos, o bom resultado deve pesar na escolha profissional. Esse é o caso de Beatriz Mendes, bronze nessa OCQ, que está concluindo ensino médio integrado em Química no Câmpus Gaspar. “Estou estudando para o vestibular e a olimpíada me fez rever alguns conteúdos antes da prova. Quero continuar meus estudos na área e fazer engenharia química.”

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui

Observatório de egressos

PRONATEC