Com experiência em Portugal, aluna incentiva participação em intercâmbio

"É uma experiência extraordinária!" O entusiasmo da aluna Emanuela de Moraes, do Ensino Médio Técnico do Câmpus Joinville, tem nome e sobrenome: intercâmbio do Propicie. No semestre passado, pelo Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC, ela passou três meses na cidade do Porto, em Portugal. Como as inscrições para o Propicie estão abertas, Emanuela faz questão de incentivar os colegas a se inscrever. "É uma oportunidade única e muito legal, que abrange não só o profissional, mas principalmente o lado social, pelo fato da universidade receber gente de vários países."

No Instituto Politécnico do Porto, Emanuela trabalhou no projeto Health Devices and Systems (Heads), que junta estudantes de várias áreas e de vários países para criação de novos dispositivos e sistemas para a área da saúde. "Minha função era desenvolver o projeto da parte mecânica de uma plataforma que mede níveis de possibilidade de torções nos tendões", conta. "No começo, o projeto vai ser desenvolvido para fisioterapeutas detectarem possíveis problemas em atletas. Mas, a intenção é que ele seja acessível ao maior número de pessoas", explica.

A maior diferença no sistema de ensino identificada pela intercambista é na condução dos projetos, especialmente no Porto Design Factory (PDF). "O sistema é bem diferente. São várias salas com vários grupos de pesquisa e a gente pode interagir com todos. Existe um espaço de socialização de ideias e não há cobrança de horário, desde que o projeto seja desenvolvido."

No quesito comunicação, que geralmente é o maior medo dos intercambistas, Emanuela tranquiliza os interessados. "Não é exatamente necessário o inglês para sobreviver e estudar", diz. "Mas como experiência social é incrível, porque permite que a gente converse com todo mundo, ou quase", acrescenta, lembrando as conversas por mímica com colegas de república que não falavam em inglês. Além do mais, a jovem conta que não existe nada melhor para aprimorar a língua que viver fora do país. "Fui com um inglês num nível bem básico e voltei com inglês experiente, porque aprendi o que é útil, soube o uso real da língua."

Atualmente, Emanuela cursa disciplinas do 6º e 7º módulos do curso de Mecânica para compensar o tempo que ficou fora, nada que tire seu entusiasmo. "Tive oportunidade de viajar, conhecer outros países, outras culturas. Foi muito legal."

Inscrições abertas

As inscrições para o Propicie estão abertas até a próxima segunda-feira, 19 de junho. São 17 vagas disponívies para alunos de cursos de nível técnico e graduação interessados em realizar atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de estágio e de inovação em instituições parceiras. Os projetos podem ser desenvolvidos nos seguintes países: Alemanha, Espanha, Finlândia, França e Portugal.

O Propicie está dividido em duas modalidades de intercâmbio: técnico e graduação. Para o intercâmbio internacional técnico, são 11 vagas, sendo sete para a ampla concorrência e quatro para candidatos atendidos pelas Ações Afirmativas. Já no intercâmbio internacional graduação, há seis vagas, sendo quatro para ampla concorrência e duas para Ações Afirmativas.

O cronograma completo do processo de seleção está disponível na página de Relações Internacionais do IFSC, bem como o edital e todos os documentos necessários que devem ser consultados pelos candidatos. O resultado final dos alunos selecionados será divulgado em 14 de julho. O prazo máximo para início dos projetos será na primeira quinzena de setembro deste ano.

As etapas de seleção envolvem uma etapa eliminatória de avaliação da proficiência na língua inglesa e outra classificatória com base nos documentos e informações fornecidas pelo candidato.

Os alunos selecionados para intercâmbio receberão um auxílio financeiro que varia de acordo com a modalidade de intercâmbio e o perfil da vaga (ampla concorrência ou ação afirmativa). O valor pode ser conferido no Edital 01/2017.

Todas as informações estão no Edital 01/2017. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui

Cadastro de interesse

Observatório de egressos