Dia do Irmão: semelhanças e diferenças entre IFSC e IFC

Santa Catarina possui dois Institutos Federais: o IFSC e o IFC. Junto com outros 36 IFs, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica somando 644 câmpus pelo Brasil. Neste Dia do Irmão, você vai ver que as semelhanças entre os irmãos catarinenses são muitas e as diferenças um pouco maiores do que apenas uma letra.

A começar pela localização. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) constituiu-se a partir do antigo Cefet. Sua reitoria fica em Florianópolis e conta hoje com 22 câmpus (Florianópolis; Florianópolis-Continente; São José; Jaraguá do Sul; Jaraguá do Sul - Rau; Araranguá; Joinville; Chapecó; São Miguel do Oeste; Canoinhas; Criciúma; Gaspar; Lages; Itajaí; Palhoça Bilíngue; Xanxerê; Caçador; Urupema; Garopaba; Tubarão; São Carlos; São Lourenço do Oeste)

Já o Instituto Federal Catarinense (IFC) surgiu da junção das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio, mais os colégios agrícolas de Araquari e Camboriú. Atualmente, possui 15 campi (Abelardo Luz; Araquari; Blumenau; Brusque; Camboriú; Concórdia; Fraiburgo; Ibirama; Luzerna; Rio do Sul; Santa Rosa do Sul; São Bento do Sul; São Francisco do Sul; Sombrio; Videira) e a reitoria, que está localizada em Blumenau. Ou seja, não há cidade com IFSC e IFC em seu território.

Você deve ter percebido que o IFSC tem câmpus e o IFC tem campi. Isso se deve porque o IFSC decidiu adotar a grafia câmpus, tanto no singular, quanto no plural, sem o grifo itálico para denominar todas as suas Unidades de Ensino. Tal adoção leva em conta a Nota Lexicológica enviada pelo MEC em 2011. Já o IFC decidiu continuar com a adoção das palavras campus/campi em sua forma original, no latim.

Quanto às semelhanças fica muito mais fácil achar. Ambos ofertam cursos que vão da qualificação profissional, com cursos de formação inicial e continuada de curta duração, até a pós-graduação. Ambos possuem marcas muito parecidas, as formas e fontes, as cores. Os servidores possuem a mesma carreira, além, é claro, de fazerem parte da mesma rede. Enfim, é comum confundirem as duas instituições. Não é por acaso, somos irmãos.

Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui

Cadastro de interesse

Observatório de egressos

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação