Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre o Índice de Vulnerabilidade Social

O que é o IVS? 
O IVS é a composição de variáveis que juntas caracterizam a situação de vulnerabilidade social.

Qual a diferença entre o edital do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e o edital da Chamada de Concessão e Renovação do Auxílio Financeiro / PAEVS? 
O Edital do IVS rege a solicitação inicial e a reavaliação do IVS utilizado por alguns Programas do IFSC, como por exemplo o Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (PAEVS), auxílio a eventos e Propicie, entre outros. Já o edital Auxílio Financeiro / PAEVS é o edital específico do PAEVS e regulamenta as chamadas de concessão e a renovação do auxílio financeiro 2017 do PAEVS. Logo, um edital é para solicitar o IVS e o outro é específico do PAEVS. Para concorrer ao auxílio PAEVS, é necessário antes obter o IVS.

Para que serve o IVS? 
Com o IVS válido você pode participar de alguns programas do IFSC como, por exemplo, o PAEVS, o auxílio a eventos e o Propicie.

Quais documentos preciso entregar para solicitar o IVS? 
O questionário socioeconômico (anexo II, edital do IVS) e os documentos que comprovam a condição de vulnerabilidade (item 5, edital do IVS). Todos os documentos devem ser entregues na Coordenadoria Pedagógica do seu câmpus.

Qual o prazo de análise para obter meu IVS? 
A devolução do IVS ao estudante será realizada em até 30 (trinta) dias corridos a partir da entrega da documentação na Coordenadoria Pedagógica.

Onde é divulgado meu IVS?
A divulgação do resultado do IVS é feita semanalmente, nas segundas-feiras, a partir das 17h na página da Assistência Estudantil -> Resultados. É de responsabilidade do/a estudante acompanhar as divulgações a partir da entrega da sua documentação.

Não concordo com o meu IVS. Posso recorrer? 
Sim, o estudante pode interpor recurso ao resultado do IVS. Os prazos são definidos no Edital do IVS.

O que é reavaliação?
O IVS expedido a partir de março de 2016 tem validade de 2 anos. Após este período, você deve solicitar a Reavaliação. A reavaliação consiste em comprovar a situação de vulnerabilidade social. Para solicitar a reavaliação você deve preencher o questionário socieconômico de solicitação de IVS e entregar a documentação comprobatória de sua condição na Coordenadoria Pedagógica do seu câmpus (Edital do IVS).

Qual a diferença de renovação e reavaliação?
Renovação refere-se ao Auxílio financeiro PAEVS e é feita após a rematrícula; Reavaliação refere-se ao IVS e o estudante deverá ficar atento ao prazo de validade do seu IVS e solicitar a reavaliação quando necessário, junto a Coordenadoria Pedagógica. A partir de março de 2016 o IVS tem validade de 2 anos.

Por que é importante acessar frenquentemente a página da Assistência Estudantil?
Porque neste espaço estão as informações mais importantes sobre os programas e seus editais, que estabelecem prazos e regras. 

Quero saber mais.
Leia a cartilha da Assistência Estudantil.

Voltar ao Topo