Consup e viagem a Urupema

Data de Publicação: 05 out 2018 17:03 Data de Atualização: 08 out 2018 11:51

Olá!

Começamos a semana com mais uma reunião do Conselho Superior, o Consup, nosso órgão máximo e deliberativo. Foi uma reunião especial com a posse dos novos conselheiros para o mandato de 29 de agosto de 2018 a 28 de agosto de 2020. Damos boas-vindas aos novos integrantes que assumem uma grande responsabilidade ao representarem suas categorias e nos ajudarem a fazer a gestão do IFSC. Os nomes dos conselheiros, assim como fotos da posse, podem ser conferidos na notícia publicada no nosso Portal.

Na cerimônia, o nosso procurador-geral, Roberto Ritter Von Jelita, explanou sobre as atribuições e responsabilidades do Consup, que é observar as leis e tomar decisões de acordo com as atividades-fim da instituição. Contamos com a dedicação dos conselheiros para apreciarmos assuntos essenciais para nossa instituição e para discutirmos os melhores caminhos para o IFSC, sempre tendo como foco a nossa missão, a nossa visão e os nossos valores e pensando na nossa razão de existir que são os alunos. Que possamos juntos avançar ainda mais!

Na reunião, também tivemos a aprovação para a criação de quatro novos cursos, que serão ofertados a partir do primeiro semestre de 2019. Os cursos aprovados foram os técnicos subsequentes em Eletrotécnica, no Câmpus Tubarão, em Agropecuária, no Câmpus São Carlos, e em Desenvolvimento de Sistemas, no Câmpus Florianópolis. Para o Câmpus Palhoça Bilíngue, foi aprovado o curso de pós-graduação, em nível de especialização, em Tradução e Interpretação de Libras/Português. 

Outros encaminhamentos do Consup foram a aprovação da Política de Línguas, da Política de Qualidade de vida no Trabalho, o credenciamento do Nead do Câmpus Urupema e a apreciação de resoluções ad referendum, como a Politica de Sustentabilidade do IFSC. Também foi autorizada minha viagem ao Equador, onde irei participar como palestrante do 18º Colóquio Internacional de Gestão Universitária. 

A reunião, como sempre, foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida neste link.

Viagem a Urupema

Na quinta-feira viajei a Urupema, onde fiquei até a tarde de hoje, para participar do terceiro Seminário Desis, com o tema Vocações Regionais e Desenvolvimento Econômico Sustentável. O evento é promovido pelo Núcleo de Inovação Social e Empreendedorismo do nosso Câmpus Urupema em parceria com o Núcleo de Estudos para Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inovação Social da UFSC. Foi um excelente evento nesses dois dias!

O Câmpus Urupema  tem feito muitas articulações e a inserção na região tem sido muito efetiva com resultado no aumento do número de alunos, o que vem mudando o cenário regional. Fico muito feliz ao ver isso, pois a implantação desse câmpus é muito difícil e complexa, uma vez que está na  região mais fria do Brasil e com um Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo.

Hoje verificamos os resultados do trabalho e dedicação de todos. Parabéns aos servidores do câmpus em especial, porque o que temos hoje está acontecendo por causa do esforço de vocês. 

É muito bacana ver a integração entre nossos câmpus. Nesse seminário, tivemos a participação de alunos do nosso Câmpus Florianópolis-Continente que,  junto com a professora Alice, prepararam o café da tarde com produtos da região e também fizeram uma oficina com várias comunidades para o uso dos produtos regionais.

Outros assuntos:

- Encontro EPE: Nesta semana, tivemos mais um encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC. Este é um evento que já fazemos todo semestre em que reunimos os servidores que atuam nessas áreas em todos os câmpus e na Reitoria. Nesta edição, cerca de 70 servidores participaram de dois dias de programação intensa na Reitoria. Na abertura do evento, ressaltei a oportunidade que temos nesses momentos de pensarmos na instituição como um todo, conforme nossa visão de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. E eu fico muito feliz quando vejo essa indissociabilidade concretizada no Sepei, por exemplo, com os alunos como protagonistas. Comentei ainda sobre o início de discussão do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e sobre pensarmos no nosso compromisso social por sermos uma instituição pública. Nesse sentido de transformação, ressaltei o crescimento da nossa Educação a Distância que nos permite levar oportunidades a quem nunca imaginava ter acesso. Tenho a certeza que esses momentos de reflexão e troca de conhecimento entre nossos servidores só nos fortalecem e nos fazem melhorar.

Boa eleição no domingo, pensando que nossas escolhas vão refletir no país que queremos, mais justo, igualitário, respeitando a diversidade e com oportunidades a todos! 

Até a próxima semana!