Conif e Jogos Nacionais

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 19 out 2018 15:28 Data de Atualização: 19 out 2018 17:39

Olá!

Nesta semana, viajei para Fortaleza para participar da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. A reunião foi realizada na cidade onde também está sendo realizada a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais, organizada pelo Instituto Federal do Ceará.

Enquanto dirigentes da Rede Federal, muito nos preocupa o atual cenário de disputa eleitoral que o País vem atravessando. Diante disso, publicamos um manifesto em defesa da democracia e da educação. Compartilhamos a mensagem no nosso Portal. Leiam aqui.

Na reunião, tivemos a presença do secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Setec, Romero Raposo, que falou sobre as questões orçamentárias e do compromisso em colocar no orçamento 2019 recursos para investimento. Esse recurso deve ser de R$ 100 milhões, que serão distribuídos conforme critérios de índice de eficiência acadêmica, relação aluno/professor e percentual de matrículas dos cursos técnicos no total de cada instituto.

Aprovamos um documento com as diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Rede Federal. O documento, que pode ser lido aqui, é resultado de um trabalho que começou no ano passado. Agora as diretrizes precisam ser discutidas em todas as instituições e, para que tenham validade e eficácia, essas diretrizes precisam também ser regulamentadas pelos Conselhos Superiores de cada instituição da Rede. Aqui no IFSC, daremos início a esse processo com a capacitação no Colégio de Dirigentes no dia 13 de novembro, convocando também os diretores de Ensino dos câmpus.

Também reunimos as Câmaras, com encaminhamentos relativos ao ProfEPT, Mobilidade nacional. Participamos da inauguração do Câmpus Horizonte do Instituto Federal do Ceará e da abertura oficial da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2018.

JIFs 2018

O IFSC está com uma delegação de 48 pessoas, sendo 42 alunos, nesta etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais, que seguem até domingo. Temos representantes no judô, na natação, no voleibol, no tênis de mesa, no atletismo e no xadrez. Foi muito bom poder encontrar nossos estudantes e ver a animação deles em nos representar.

Entendemos que o esporte traz muitos dos valores que achamos importante na formação cidadã dos nossos alunos, como companheirismo, espírito de equipe e integração. Já temos conquistas nos jogos e seguimos na torcida.

Outros assuntos

- SNCT: Nesta semana, diversos câmpus promoveram atividades para integrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, neste ano, teve como tema Ciência para a redução das desigualdades. É mais um momento que temos para mostrar para a comunidade o que fazemos e como temos projetos relevantes. 

- Inauguração no Câmpus Joinville: ontem tivemos a cerimônia de inauguração do Bloco 6 do Câmpus Joinville, com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares. Com oito salas de aulas e um andar exclusivo para a biblioteca, o novo bloco incrementou em 1.250 metros quadrados a estrutura física do câmpus. Não pude estar presente em função da reunião do Conif, mas acompanhei a distância mais esse momento importante de conquista do câmpus.

- Dia do Professor: E nesta segunda-feira que passou celebramos o Dia do Professor. Este profissional que é importante na vida de de todo mundo e que, aqui no IFSC, é fundamental para que consigamos cumprir a nossa missão. Tenho muito orgulho de ser professora por formação e de trabalhar em uma instituição que não só possui professores muito competentes, como também forma futuros professores. Necessário que haja mais valorização dos docentes no nosso País que tanto precisa da educação para superar as desigualdades e se desenvolver com mais justiça social. 

- Outubro Rosa: Estamos juntos na conscientização pela prevenção ao câncer de mama. Temos realizado diversas ações nos nossos câmpus e na Reitoria. Hoje, convidamos os servidores da Reitoria a vestirem roupas rosas para mostrar nosso engajamento nesta luta.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA