Evento de Gestão Universitária

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 26 out 2018 16:11 Data de Atualização: 26 out 2018 16:29

Olá!

Passei a semana fora do país participando do XVIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária, que neste ano foi realizado na Universidad Técnica Particular de Loja, a UTPL, no Equador. A nossa Universidade Federal de Santa Catarina participa da organização do evento por meio do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária, o INPEAU.

O diretor do Instituto, professor Pedro Antônio de Melo, me convidou para participar do painel  Gestão da Governança e do Compromisso Social Universitário, em que dividi mesa com os professores Raúl Alinas Morel (UTC), Paulo Ivo Koehntopp (Acafe), Rosario de Rivas Manzano (UTPL) e Mariana Foutel (UnMdp).

Na minha apresentação, expus um panorama do Sistema de Educação Superior Brasileiro e destaquei o papel dos Institutos Federais. Comentei sobre a gestão das nossas instituições, por meio de colegiados e conselhos com a participação da comunidade interna e externa, e como ocorre a escolha dos direta dos dirigentes. Ressaltei o nosso sistema de ingresso democratizado, com as cotas de escolas públicas e reserva de vagas de acordo com raça e renda.

Apresentei o IFSC, nossa interiorização e articulação regional com a população e salientei que o único caminho para um país superar as suas dificuldades e diferenças é a Educação e, nesse sentido, as instituições de ensino superior devem assumir cada vez mais o papel disseminadoras de conhecimento e valores humanitários. Nossa gestão deve estar comprometida com a comunidade, com a transformação e com visão de futuro para romper com a reprodução e a acomodação.

Foi uma viagem cansativa, mas foi uma experiência muito boa para conhecermos outras realidades da gestão do ensino superior. Encontrei, inclusive, alunos e docentes da nossa Rede Federal, do curso de Administração do Câmpus Piripiri do Instituto Federal do Piauí. Fiquei bem impressionada também com o país organizado e seguro. 

Assinamos um convênio com a UTPL e, em fevereiro, o reitor Jose Barbosa Corbacho vem a Florianópolis para tratarmos de mais detalhes e de possíveis parcerias.

Em 2019, o colóquio internacional será na nossa capital catarinense e nos colocamos à disposição para organizarmos juntos.

Outros assuntos

- CGU: Recebemos documentos da Controladoria Geral da União - Certificado de Auditoria, Parecer do Dirigente da CGU e Relatório Final, encaminhados também para o Tribunal de Contas da União, em que foram auditadas as contas do IFSC de 2017. Foram feitas muitas análises e recomendações de ajustes da flexibilização de jornada dos nossos servidores, pois foram  constatadas irregularidades. Todo esse processo resultou na nova instrução normativa sobre a questão, publicada recentemente, e na revisão dos processos de concessão. Disponibilizo os documentos nos links acima, para conhecimento da comunidade. 

Desejo boa eleição a todos no domingo. Que a nossa democracia possa sair fortalecida desse momento difícil e complexo que estamos atravessando, na esperança de um país melhor, mais justo e mais igualitário. O Comitê Permanente de Direitos Humanos do IFSC lançou hoje um manifesto em defesa da democracia e dos direitos humanos, convido todos a lerem no nosso Portal.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA