Visitas e defesa da liberdade de expressão

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 01 nov 2018 18:23 Data de Atualização: 13 nov 2018 10:40


Olá,

A semana foi curta, mas foi bem produtiva. Consegui participar de várias reuniões e atividades. É sempre muito bom conversar e participar da vida de nossos câmpus. Um deles é o Campus Tubarão, que completou cinco anos. Fizemos uma reunião ontem (31) para tratar dos desafios que nos esperam e das perspectivas neste momento de mudanças em nosso país. Tratamos da questão da escolha do diretor-geral, tendo em vista que o Decreto 6.986/2009 prevê a realização de consulta à comunidade quando o câmpus cumpre a fase de implantação (cinco anos).

Os servidores ponderaram o pouco tempo que teremos para eleição geral no IFSC, que já ocorre ano que vem, e o mandato curto que um novo diretor-geral teria. Assim, solicitaram que o Conselho Superior (Consup) deliberasse por um mandato pró-tempore, sem trocas nesse momento. Com isso, me comprometi em defender a posição dos servidores pela permanência da atual diretora Consuelo Sielski. Essa é a mesma situação do Câmpus São Carlos e estamos organizando uma ida ao câmpus para conversar com os servidores também.

Já nesta quinta-feira (1), recebemos a visita dos professores Joni Kukkamäki e Vesa Salminen da HAMK University of Applied Sciences, da Finlândia. Foi um prazer recebê-los. Nós somos o único Instituto Federal que tem parceria com a instituição. É a primeira vez deles na América Latina e a visita começou em Lages, na quarta (31) onde estiveram com o diretor-geral Thiago Meneghel, o chefe do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Vilson Heck Júnior, e professores da área de Tecnologia da Informação. Além disso, aproveitaram a oportunidade para encontrar alunos nossos que foram orientados por eles na Finlândia, visitaram laboratórios e o parque tecnológico Órion.

Nesta quinta, a agenda iniciou na Reitoria e no Câmpus Continente, em que Kukkamäki e Salminen se reuniram comigo e com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Clodoaldo Machado, o Chefe do Departamento de Inovação, Luiz Henrique Castelan Carlson e a assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC, Raquel Matys Cardenuto.

Em seguida, alunos da turma do Superior de Gastronomia e do curso técnico em Restaurante e Bar do IFSC prepararam e serviram o almoço para a comitiva. À tarde, os professores visitaram o Câmpus Florianópolis para conhecer os laboratórios de pesquisa na área de TI e o Polo de Inovação Embrapii, polo de pesquisa e inovação em Sistemas Inteligentes de Energia vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Eles retornam para a Finlândia nesta sexta-feira, 2. Parabenizo à Raquel pela iniciativa e organização da visita. É sempre bom essa aproximação com outros países e outros modelos de ensino. Há muito aprendizado para fazer uma instituição cada vez melhor.

Apoio à liberdade nas escolas e universidades

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade suspender os efeitos das ações policiais nas universidades na última semana, por entender que ferem a liberdade de expressão e tentam impedir a propagação de ideologias ou pensamento dentro dos estabelecimentos de ensino. Na mesma linha, fomos surpreendidos com manifestações nesta semana de incentivo ao controle e fiscalização de falas ideológicas em sala de aula por parte de uma parlamentar recém-eleita. Ambas as situações visavam atingir diretamente fundamentos que eu, como dirigente máxima de uma instituição de ensino democrática, plural, participativa e livre, considero indispensáveis ao processo educativo e à formação cidadã.

Desta forma, condeno atitudes como essa de cerceamento ao direito de livre expressão e liberdade, tanto catedrática por parte dos professores, como de manifestação e organização por parte dos alunos e servidores. O IFSC é uma instituição de ensino profissional e que tem como missão formar para o exercício pleno não apenas do trabalho, mas para que os alunos aqui formados exerçam a cidadania em sua plenitude. E isso só é possível pelo debate livre de ideias e em respeito aos direitos humanos.

Outros assuntos

Na terça-feira (30) participei da reunião do Comitê Gestor da Assistência Estudantil, onde discutimos a distribuição dos recursos nos programas. Como nosso orçamento de 2019 será o mesmo de 2018 e, ainda sem sabermos sobre o contingenciamento, decidimos priorizar o Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O PNAE está sendo implantado nos câmpus e tendo um resultado positivo para os alunos. Assim, queremos fortalecer e ampliar essa ação.

Também recebi a visita do Eduardo e do Luiz Otávio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Eles estiverem aqui pedindo apoio para a realização do Encontro Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Enet). Foi uma boa conversa, é sempre bom receber as representações estudantis. Combinei com eles que na medida do possível iremos dar apoio ao evento.

Ensino Médio Técnico - Termina na próxima semana as inscrições para o Exame de Classificação para concorrer a umas vagas para o Ensino Médio Técnico (integrado) do IFSC. Estão disponíveis 1.111 vagas em Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As aulas começarão no primeiro semestre de 2019.

Encontro de Comunicadores - Também esta semana foi realizado o Encontro de Comunicadores do IFSC, que reúne jornalistas, programadores visuais, técnicos e tecnólogos em audiovisual e coordenadores de Relações Externas do IFSC. Participei da abertura e pude parabenizar pelo trabalho que vem sendo realizado em rede na construção da imagem institucional e pela manutenção dos canais durante o período eleitoral. A programação foi variada e condizente com as novas tendências em comunicação.

Até a próxima semana. Um abraço.

BLOG DA REITORA