10 anos da Rede Federal

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 14 dec 2018 17:28 Data de Atualização: 17 dec 2018 15:12

Tivemos um momento muito especial esta semana, a comemoração dos 10 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Na quinta-feira (13), realizamos uma solenidade no Auditório da Reitoria, com a presença de nossos servidores, aposentados, autoridades e estudantes.

Na cerimônia de abertura, tivemos apresentação da Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul – Centro. Homenageamos nossos servidores aposentados, diretores-gerais, pró-reitores, diretores executivos e ex-reitores atuantes de 2008 a 2018, bem como a equipe da gestão atual. Também lançamos a Linha do Tempo do IFSC, que conta a história da nossa instituição, de 1909 aos dias atuais. Fizemos a entrega do Prêmio IFSC de Inovação aos nossos servidores pelos projetos que estão contribuindo fortemente para o desenvolvimento da nossa instituição.

Nos últimos 10 anos, passamos de sete câmpus em 2008 para 22, de 5 mil para mais de 40 mil alunos e em toda Rede passamos de 175 mil para mais de um milhão de estudantes, principalmente no interior do nosso Brasil, porque a educação pública estava concentrada nas capitais ou nas grandes cidades. Nós atuamos com cursos técnicos, graduação e pós-graduação, mas também com Mulheres Sim, Proeja, presidiários, estrangeiros, por meio de cursos e programas de extensão e inclusão, que dão uma cara múltipla e diversa para a nossa instituição. O IFSC é de todos e para todos!

Defendemos a educação pública e a inclusão e repudiamos toda e qualquer forma de discriminação. A educação é a única forma de enfrentar e superar as mazelas do nosso país. Assumimos nosso compromisso com justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência e gestão democrática. Além disso, a rede federal defende a formação integral do ser humano e a garantia da educação profissional pública, gratuita, laica e de qualidade.

Foi um momento para comemorar, agradecer e se emocionar. Muito já foi feito, mas precisamos fazer ainda mais! É momento de lutar e defender a nossa Rede, com o apoio dos nossos servidores, alunos e de toda a sociedade!

Veja aqui a transmissão completa do evento pela IFSCTV.

Consup

Na segunda-feira (10), tivemos mais uma reunião do nosso Conselho Superior (Consup). Aprovamos dois novos cursos de especialização: Teorias e Metodologias da Educação Básica, no Câmpus Chapecó, e Fruticultura de Clima Temperado, no Câmpus Urupema.

Referendados os processos de escolha de diretores-gerais pro tempore para São Carlos e Tubarão. Esses câmpus completaram cinco anos de funcionamento em outubro e deveriam ter eleição, mas foi aprovado mandato pro tempore até as eleições gerais do ano que vem. Assim, a diretora Consuelo Sielski continua como diretora de Tubarão. No Câmpus São Carlos, houve duas candidaturas e o escolhido, por assembleia, foi o professor Raimundo José de Sousa Castro, que assume o cargo em janeiro.

Escolhemos um novo membro da sociedade civil para a Comissão Própria de Avaliação (CPA), o ex-aluno do IFSC Danilo Paes Ribeiro. Também foi aprovada abertura de processo de escolha para representante discente na CPA devido à saída do atual membro.

O Plano Anual de Auditoria Interna (Paint) para 2019 foi aprovado. Ele prevê que os principais pontos a serem auditados são: frequência, execução de despesas, gestão do registro acadêmico, processos de pagamento, gestão de TI e relacionamento com fundações de apoio.

Outra novidade é a aprovação da nova Resolução da Ouvidoria, tendo em vista alterações na legislação nacional. Assim, a partir dessa mudança, as manifestações sempre serão pelo Sistema e-Ouv do Governo Federal.

Também aprovamos a inclusão do Polo de Inovação da Embrapii no Regimento Geral do IFSC.

Veja aqui a gravação da transmissão realizada pela IFSCTV e aqui a matéria no portal do IFSC.

Codir

Realizamos dois dias de reunião do nosso Conselho de Dirigentes (Codir) na quinta (13) e sexta-feira (14). Entre as principais pautas estão a apresentação do relatório do Sepei 2018 e das propostas para o próximo evento, em 2019, que será realizado em Chapecó, e do relatório da nossa Campanha de Ingresso em 2018. Em relação à vida funcional dos nossos servidores, tivemos a apresentação da Instrução Normativa que define as regras para afastamento do País e a apreciação da resolução de Movimentação de Servidores. Quanto à gestão, tivemos a apresentação do Planejamento Estratégico POCV.


Veja aqui a gravação da transmissão do dia 13 de dezembro e aqui a do dia 14.

Ação de Natal

Fechamos a semana nesta sexta-feira com a Ação de Natal da Reitoria, realizada no Câmpus Florianópolis – Continente. Recebemos 50 crianças atendidas pela Creche Comunitária Monte Moriat, de São José, para uma festa com presentes, Papai Noel, lanche e brincadeiras! Também foi o momento de entregar as cestas de Natal aos nossos servidores terceirizados. Foi a melhor forma de comemorar o Natal da Reitoria, com as crianças, que simbolizam nossa esperança em um país melhor. Obrigada a todos que viabilizaram essa ação e ao nosso Papai Noel Rafael!

Outros assuntos:

Mestrado em Chapecó: firmamos parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) para oferta de uma turma de mestrado em Administração exclusiva para técnicos-administrativos. Serão abertas 20 vagas, com início das aulas já no primeiro semestre de 2019. Assim, queremos oferecer uma oportunidade de formação para nossos servidores do Oeste, onde estão os câmpus mais distantes de Florianópolis.

Inscrições abertas: estamos com inscrições abertas para vagas de transferência e retorno. E na próxima segunda-feira (17), vamos abrir inscrições para cursos de qualificação profissional (FIC) e de idiomas.

Câmpus Xanxerê na NASA: nessa tarde de sexta-feira recebemos a notícia que um experimento de alunos e professores do Câmpus Xanxerê foi selecionado para ser levado ao espaço pela NASA! Os participantes também foram convidados a participar de um evento em Washington (DC), sede da agência espacial americana. Parabéns a todos os envolvidos pela conquista! Veja a matéria completa aqui no portal do IFSC.


Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA