Consup, eventos e usina solar

Data de Publicação: 02 mar 2018 14:53 Data de Atualização: 02 mar 2018 15:30


Olá!

Nesta semana, tivemos a primeira reunião do Conselho Superior deste ano. O Consup é o órgão máximo e deliberativo da nossa instituição e, por isso, é importante que tanto servidores, quanto alunos e a própria comunidade acompanhem o que é discutido pelos conselheiros. É por isso que as nossas reuniões são transmitidas ao vivo pela IFSCTV, para permitir essa transparência.

Na reunião desta segunda-feira, apreciamos as novas regras para a Assistência Estudantil do IFSC, que passam a valer já no primeiro semestre de 2018. Entre as novidades está a concessão do auxílio compulsório de R$ 120,00 por três meses para todos os alunos ingressantes pelo Sistema de Cotas em cursos presenciais e que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio. 

Nosso Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, o Paevs, é uma das nossas ações para buscar a permanência e o êxito dos nossos alunos. Quem é contemplado com um auxílio tem o compromisso de manter a frequência escolar para continuar recebendo as bolsas. Temos um estudo mostrando que 90% dos alunos que recebem bolsa não abandonam seus cursos.

Convido nossos alunos a lerem a matéria que foi publicada sobre as mudanças do Paevs no nosso site e, se tiverem dúvidas ou quiserem mais informações, procurem os Núcleos Pedagógicos nos seus câmpus. Para quem ainda não estuda aqui, saiba que temos este programa e não deixe que a falta de condições financeiras te impeça de tentar entrar no IFSC. 

Outro documento que está em análise pelo Consup é o nosso Regulamento Didático-Pedagógico, o RDP. Esse processo se deu a partir da manifestação do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão – o Cepe – sugerindo que o Consup apreciasse somente os pontos já discutidos e analisados pela comunidade. Esse encaminhamento foi aprovado pela maioria dos conselheiros, mas a apreciação do RDP ainda não terminou e continuaremos na próxima reunião. 

Ressalto que estamos em processo de implantação de um novo sistema acadêmico, o Sigaa, e que precisamos consolidá-lo antes de fazer alterações. Com certeza, serão necessários ajustes após esse processo. 

A gravação da reunião do Consup pode ser assistida no nosso canal no YouTube.


Inauguração de usina e reunião com alunos em Jaraguá do Sul 

Na manhã de sexta fizemos, no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, a inauguração simbólica da usina solar que começou a funcionar no final do ano passado. Com 260 placas fotovoltaicas, essa usina é um importante marco para o IFSC, pois demonstra de maneira concreta nossa preocupação com o meio ambiente e com ações voltadas à sustentabilidade dentro do Instituto. Além disso, é um orgulho saber que fomos a primeira instituição de ensino na região a utilizar essa tecnologia sustentável! É a terceira usina já em funcionamento no IFSC, as outras são em Florianópolis e Criciúma. 

Aproveitei o momento para conversar com servidores e com estudantes da graduação em Engenharia Elétrica. Entre os temas que surgiram na conversa estiveram a implantação do novo sistema acadêmico, o novo portal, o aplicativo para celular que estamos desenvolvendo e as obras que estão ocorrendo. Em especial falamos do novo bloco, que terá um investimento de R$ 2,5 milhões e tem prazo de 15 meses para conclusão, com uma nova biblioteca e novas salas de aula para que o IFSC cresça na região.

Também aproveitei para, na quinta-feira à tarde e à noite, me reunir com os alunos e servidores do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. Foi muito bom encontrar o auditório cheio nos dois períodos, com alunos atentos e participativos. Falei das conquistas, mas principalmente dos desafios do IFSC em 2018! De quanto precisamos estar unidos e solidários para o crescimento e consolidação da nossa instituição. 


Outros assuntos:

- Recepção aos calouros: Nesta semana, os calouros de graduação iniciaram as aulas nos nossos câmpus. Pude participar da recepção a esses novos alunos nos câmpus Florianópolis e Florianópolis-Continente. É muito bom ver a empolgação de quem está iniciando um curso superior e ver a expectativa que eles têm ao entrar. Desejo boas-vindas e que vocês consigam aproveitar muito bem todas as oportunidades. 

- Aulas inaugurais: Também estive presente nas aulas inaugurais do mestrado em Sistemas de Energia do Câmpus Florianópolis, na terça, e de especialização em Educação Profissional e Tecnológica do Câmpus Florianópolis, na quarta. 

- Capitania dos Portos: Na segunda-feira, estive na Capitania dos Portos, onde conversamos sobre nossos cursos. Vamos renovar o convênio firmado para ofertas de cursos em Itajaí e na região para atendimento à formação de pescadores. É uma importante parceria que se consolida em prol da população e dos trabalhadores. 


Até a próxima semana!