30 anos de São José e Conif

Data de Publicação: 16 mar 2018 16:14 Data de Atualização: 16 mar 2018 17:27

Olá!

Nesta semana, celebramos uma data muito importante: 30 anos do Câmpus São José, nossa primeira unidade descentralizada, cumprindo nossa missão de inclusão e formação. A cidade de São José foi a segunda a receber uma unidade do IFSC fora da capital, na época ainda como Escola Técnica. Começamos a oferecer cursos de Telecomunicações e de Refrigeração e Ar Condicionado em 1988, em um prédio cedido pela Prefeitura. Em 1990, inauguramos a nossa Unidade São José, em instalações próprias, e estamos lá até hoje.

Na segunda-feira, participei da palestra do professor Jefferson de Oliveira Gomes, que abordou a Indústria 4.0, e abriu a programação de comemoração dos 30 anos do câmpus, realizada durante toda esta semana. A solenidade de aniversário foi realizada na quarta-feira à noite, mas, infelizmente, não pude participar por estar em Aracaju na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.

Parabéns aos servidores e alunos que atuam de maneira forte para a inserção do Câmpus São José na comunidade! Parabenizo também os servidores já aposentados e os ex-alunos por esta data. Todos vocês construíram essa história e seguem construindo no dia a dia. Temos um trabalho muito consolidado na cidade e isso é graças ao trabalho e ao esforço de todos. Que possamos comemorar muitos e muitos anos mais!

Para quem quiser saber mais da história do câmpus, compartilho a reportagem feita pela IFSCTV:


Conif

De terça a quinta-feira, estive em Aracaju, capital do estado de Sergipe, para participar da reunião do Conif. Abordamos mais uma vez o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que oferece 800 novas vagas e teve 30.057 inscritos. Foi feita a prestação de contas do recurso aportado pelo Conif e reforçamos a necessidade de termos mais apoio administrativo para o programa. Fizemos uma solicitação de recursos para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Setec, para essa nova turma e estamos aguardando a aprovação. Temos a certeza de que esse fomento é necessário para garantir o desenvolvimento e consolidação da Rede Federal.

Estamos acompanhando o acórdão do TCU 291/2018 sobre a flexibilização dos servidores técnico-administrativos do IFSul. É um movimento que está acontecendo em todo o País. Por isso, sempre reforçamos a necessidade do nosso processo ser feito com muito cuidado e atenção, respeitando a legislação. 

Discutimos ainda sobre projetos prioritários do planejamento do Conif, tivemos reuniões para definir a atuação das câmaras e fóruns nos projetos e também tratamos da reforma do Ensino Médio. Sobre isso, nossa posição é de garantir o Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio com formação cidadã. Inclusive, para debater melhor essa reforma, teremos o segundo seminário da Rede Federal sobre isso, de 6 a 10 de agosto, em Brasília.

Também teremos um seminário sobre o Proeja na Rede Federal, que será promovido pelo Instituto Federal de Goiás e ainda não tem data definida.

Elaboramos, ainda, um manifesto sobre ataques que nossas instituições têm recebido em sua atuação e autonomia, o que muito tem nos preocupado. Compartilho aqui o documento. 

Outros assuntos:

- Campanha #IFSCpelosDireitosHumanos: na semana em que tivemos o triste episódio do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, o IFSC lançou nas suas mídias sociais uma campanha para discutir temáticas de violação de Direitos Humanos. A iniciativa é do Comitê Gestor do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos, constituído no ano passado e formado por servidores e alunos de diversos câmpus. Como já afirmei anteriormente, como instituição de educação precisamos ainda mais discutir e defender a igualdade, a diversidade, a paz e os direitos humanos. A luta contra a homofobia, o feminicídio, a desigualdade, o ódio e a exploração de pessoas precisa estar na nossa pauta de trabalho e neste ano, por meio dessa campanha, queremos tornar essa discussão ainda mais presente no nosso Instituto. Isso é fundamental para construirmos um país justo, democrático e para transformarmos a lógica social e cultural do país que vivemos hoje.

E continuamos com nossa agenda de formaturas, com nossa equipe de gestores se dividindo pelos câmpus para se fazer presente neste momento tão importante na vida dos nossos alunos.

Hoje à noite participo da formatura dos cursos de graduação do Câmpus Florianópolis-Continente. Desejo sucesso a todos os nossos formandos!

Até a próxima semana!