Formaturas e reuniões

Data de Publicação: 22 mar 2018 15:00 Data de Atualização: 30 mai 2018 14:28

Olá!

Foi uma semana bem corrida, de muitos eventos e reuniões. Na segunda-feira, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, o Codir, que reúne os diretores-gerais dos câmpus e os pró-reitores. Na pauta da reunião, tratamos da ocupação do quadro de servidores técnico-administrativos (TAEs) e do banco docente e a situação nos câmpus. Também discutimos sobre a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, que passará a valer a partir de 2020. O trabalho será organizado pelo Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional, o Copadin, a partir da avaliação do PDI atual e de análises e posicionamentos do próprio Codir e também do Consup. 

Apresentamos como está a situação atual de implantação do nosso sistema acadêmico, o Sigaa. Estamos acompanhando o trabalho intenso das nossas áreas de Ensino e TI. Tivemos algumas dificuldades em função da não atualização dos planos pedagógicos de poucos cursos, mesmo após um prazo de quase três anos para isso. Sabemos que é um momento de transição e que vamos superar para chegar num novo patamar com mais segurança e agilidade.

Fizemos uma avaliação dos nossos processos seletivos, o que é muito importante para podermos melhorar a cada ingresso. Entendemos que avançamos com o fato de o ingresso dos cursos de graduação ter sido 100% por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Mantivemos os índices de ocupação de vagas, o que consideramos positivo, uma vez que as pessoas ainda não estavam acostumadas com essa nossa nova forma de ingresso. Acreditamos que a tendência é os números melhorarem.

Definimos as datas e locais dos nossos principais eventos: os Jogos do IFSC, JIFSC, serão realizados de 5 a 9 de junho em Criciúma. Já o nosso Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, o Sepei, será de 18 a 20 de setembro em Florianópolis, sediado pelo Câmpus Florianópolis-Continente. 

E tivemos ainda a prestação de contas do Comitê Gestor de Assistência Estudantil, que faz um trabalho árduo, inclusive com a participação ativa de estudantes que integram o grupo.

Durante a parte da manhã, tivemos uma intervenção de grupos de alunos dos câmpus Florianópolis e Itajaí que, por meio de uma apresentação de teatro e outra de rap e dança, chamaram a atenção dos dirigentes para a questão da permanência e do êxito. Foi muito emocionante! Fico muito orgulhosa quando vejo essas manifestações culturais dos nossos estudantes!

A ação foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino para sensibilizar os diretores para o plano de permanência e êxito que começará a ser colocado em prática. Inclusive, na terça-feira, os integrantes do Codir participaram de uma capacitação sobre essa temática.

Como sempre, a reunião foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação está disponível no nosso canal no YouTube.

Formaturas

Na terça-feira, participei de uma solenidade de formatura muito especial: certificamos 58 reeducandos que fizerem cursos de qualificação na unidade prisional da Penitenciária Sul em Criciúma. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, o Câmpus Criciúma ofertou cursos de Alimentador de Linha de Produção, Montador de Equipamentos Eletrônicos, Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Obras Imobiliárias. Foi um momento muito impactante no qual pudemos testemunhar como a educação é capaz de transformar vidas. 

A missão do IFSC é a da inclusão social por meio da educação. Portanto, nosso grande compromisso é com a sociedade. Ficamos orgulhosos de ver nesse projeto a nossa missão de inclusão e de transformação social sendo colocada em prática. Esperamos que os reeducandos possam ir além, porque acreditamos em um país livre de preconceito e queremos continuar fortalecendo essa parceria para realizar o sonho de mudar vidas.

À noite, participei da formatura dos cursos de graduação do Câmpus Florianópolis e falei justamente do nosso compromisso de devolver à sociedade as oportunidades que nos são dadas, ainda mais quando falamos de cursos feitos em uma instituição pública. De nada adianta formarmos profissionais graduados se eles virarem as costas para quem mais precisa. Precisamos que esses novos formandos acolham quem precisa de ajuda, de oportunidades por meio da educação e do trabalho.

Ambientação

Foi nessa linha que conversei com os novos servidores do IFSC na ambientação que tivemos hoje de manhã na Reitoria. Cerca de 80 servidores de câmpus das regiões do Vale, Norte e Sul e da Reitoria estão reunidos durante todo o dia de hoje para esse momento organizado pela nossa Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), em que eles têm a oportunidade de conhecer melhor o papel de cada pró-reitoria, do Gabinete e entender a nossa missão enquanto instituição.

E ressaltei bastante essa nossa missão de inclusão. Quem conhece a história do IFSC, sabe quantas transformações tivemos ao longo dos anos desde quando éramos Escola de Aprendizes Artífices, em 1909. Mas a nossa essência de ser uma escola para um público que realmente precisa se mantém.

Recebemos muitos servidores qualificados e, às vezes, parece contraditório que esses profissionais com doutorado e pós-doutorado tenham que dar aulas para alunos que não têm, por exemplo, o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio completo, como é o caso dos nossos alunos de cursos Proeja. Só que é justamente essa a lógica complexa da nossa instituição: precisamos ter uma mudança de postura e entender que esse é o nosso ambiente enquanto instituto e é o mesmo ambiente que acreditamos que nosso País precisa para crescer.

É por isso que fomos para o interior também, para mudar o contexto de desenvolvimento econômico e social de regiões que agora têm no IFSC a única oportunidade de ensino técnico e superior gratuito. E ter servidores que entendam essa nossa dinâmica e esse nosso papel é fundamental para que consigamos cumprir a nossa missão e seguir transformando a vida de quem enxerga na nossa instituição uma possibilidade de mudança e de crescimento.

Nota de Pesar

Com extrema tristeza recebi a notícia do falecimento do professor Rodrigo de Souza Mota. Rodrigo era docente de História do Câmpus Florianópolis desde 2010 e faleceu em acidente automobilístico na noite de ontem (22) em Irani, no Oeste Catarinense. Ela era um exemplo de servidor público e excelente docente, muito querido por todos os colegas e alunos. O velório será no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis, hoje (23) a partir das 22h (Capela G). Minhas condolências e sentimentos aos amigos e familiares neste momento de muita tristeza.

Esta nota foi inserida após a publicação original do blog, realizada excepcionalmente nesta quinta (22).

Outros assuntos:

- Inauguração do ginásio de Itajai: Ontem tivemos a inauguração do ginásio do Câmpus Itajaí, momento importante para nossa comunidade em que conseguimos viabilizar esse espaço importante para nossos estudantes melhor se desenvolverem, não só no esporte mas em todas as possibilidades que esse espaço pode proporcionar. Parabéns à nossa engenharia e a todos os que lutaram para viabilizar mais essa importante obra. 

- Reunião com o IFC: Nos reunimos com a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, e equipe, para dar início à organização da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que, em 2019, será realizada pelo IFSC e pelo IFC. O evento será em Balneário Camboriú e estamos vendo possibilidades de locais. Com certeza, foi só o início de muito trabalho que teremos pela frente e temos a certeza de que será uma ótima parceria. 

- Edital Enem: Nesta semana, o Inep publicou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2018. Todas as informações estão no nosso site. As inscrições para o Enem serão de 7 a 18 de maio e as provas estão agendadas para os dias 4 e 11 de novembro. Destaco mais uma vez que quem quiser fazer uma graduação no IFSC em 2019 precisa se inscrever nesta edição do Enem.

- Cursos de qualificação: Nesta semana, abrimos inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos de qualificação em 19 cidades de SC, além de cursos oferecidos a distância por meio do nosso Cerfead. Vejam no nosso site os cursos disponíveis, inscrevam-se e divulguem para quem possa interessar.

E nesta semana publicamos o blog na quinta-feira, porque temos em Florianópolis uma semana mais curta em função do feriado de amanhã, 23 de março, aniversário de 345 anos do município.

Até a próxima semana!