Eventos e 10 anos de Araranguá!

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 06 abr 2018 16:31 Data de Atualização: 30 mai 2018 14:27

Olá!

Comecei a semana com a posse de novos membros da Comissão de Ética do IFSC. Assumiu a presidência da comissão a assistente de alunos e coordenadora de Extensão e Relações Externas do Câmpus Tubarão, Gabriele Mendes da Silva. Tomaram posse também novos representantes locais do órgão nos câmpus. Desejo um bom trabalho aos novos membros e agradeço ao ex-presidente, Valdeci Reis, do Câmpus Florianópolis-Continente, pelo trabalho de dois anos, assim como os membros que deixam a comissão, Milena Garcia, servidora técnico-administrativa da Reitoria, e Emilaura Alves, professora do Câmpus Florianópolis-Continente. 

Como eu disse na posse, que ocorreu na segunda-feira, no Gabinete, o grande mérito da última gestão foi deixar mais claro, para a comunidade, qual o papel da Comissão de Ética. Vejo que avançamos muito nos últimos anos. O IFSC tem cerca de 2,7 mil servidores e precisa estar organizado para lidar com conflitos, melhorando os relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho. 

Na quarta-feira, participei da abertura do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, conhecido para nós como Encontro EPE, em que reunimos servidores da Reitoria e dos câmpus que trabalham nas áreas. Tivemos cerca de 120 servidores refletindo e discutindo durante dois dias sobre nossas práticas, nossas políticas e nossas ações. É um momento importante para debatermos ideias e analisarmos como devemos seguir para ter mais efetividade.

Destaquei novamente o desafio que temos de buscar a permanência e o êxito de nossos alunos. Precisamos pensar em como fazer a inclusão de quem mais precisa. Entendo que buscar a qualidade não é ter que excluir as pessoas, mas justamente dar acesso a quem precisa e ajudar pessoas a transformar suas vidas por meio da educação.

Na quinta, estive na abertura do Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Setic, que é um encontro dos analistas e técnicos de TI do IFSC. O objetivo é a integração, capacitação em novas tecnologias e compartilhamento de boas práticas entre as equipes localizadas em todas as regiões de Santa Catarina. 

A TI é uma área estratégica para atuação do IFSC, e tem sido fundamental na implementação de grandes processos como do nosso novo sistema acadêmico, o Sigaa, e o novo portal. Esses encontros por áreas são essenciais para que nossos servidores possam discutir o que é feito e como podemos melhorar. Além disso, a integração entre pessoas que trabalham juntas, mas geograficamente distantes, é outro ponto necessário considerando a complexidade da nossa instituição.

10 anos do Câmpus Araranguá

Ontem participei das atividades em comemoração aos 10 anos do nosso Câmpus Araranguá. O evento contou com a presença do prefeito do município, Mariano Mazzuco, e de servidores e estudantes. 

O Câmpus Araranguá foi o sétimo câmpus do IFSC a ser criado. Até 2005, a educação pública federal era muito rara no interior. Quem queria estudar precisava ir para Florianópolis ou para uma cidade maior. A chegada do IFSC na cidade mudou o contexto do desenvolvimento regional e isso é o que acontece sempre que chegamos em uma localidade. Acreditamos que assim, tornando a educação mais acessível, mais perto, oferecendo cursos de acordo com os arranjos produtivos locais, estamos ajudando a transformar nosso País. É um momento de agradecer e conhecer quais os desafios que temos pela frente.

Mais uma vez, parabéns ao câmpus, aos servidores, alunos, ex-alunos e toda a comunidade que nos recebeu e nos acolhe. Juntos somos mais fortes!

Reunião no MEC

Fomos convidadas, eu e a reitora do Instituto Federal Catarinense, a professora Sônia Regina de Souza Fernandes, para uma reunião na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec, na segunda-feira, dia 9, com a seguinte pauta: “Apresentação de proposta para reordenamento dos campi dos Institutos Federais de Santa Catarina”. Alguns reitores de outros estados também receberam esse convite, mas não sabemos mais detalhes. Assim que a reunião for encerrada, divulgarei, por meio dos nossos canais, informações a respeito. Ressalto minha posição de que qualquer proposta seja debatida e analisada no coletivo, tanto do nosso instituto, como no Conif. 

Por falar em MEC, nesta semana, foi divulgada mais uma troca no Ministério da Educação. O atual secretário de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva, substituirá Mendonça Filho. Nossa expectativa sempre é no sentido do fortalecimento da educação pública! 

Outros assuntos:

- Desafio IFSC: Estão abertas a partir desta sexta-feira as inscrições para o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018. Podem participar todos os alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados no IFSC. Convido nossos estudantes a lerem a notícia no nosso site e se organizarem.

- Blog dos Intercambistas: Lançamos hoje também um canal para compartilharmos as experiências dos nossos alunos que estão no exterior e de estudantes de fora que também recebemos por aqui. Confiram aqui o novo blog.

- Reunião na Federação Catarinense de Municípios: Na terça, dia 3, estive, juntamente com alguns diretores nossos, na Fecam, para tratarmos do transporte de estudantes em nosso estado. Relatamos muitas dificuldades enfrentadas no transporte público, principalmente relativas a itinerários e horários. Tivemos um compromisso do presidente da entidade, Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, em buscar soluções com os municípios e regiões onde atuamos. 

E um último lembrete: as inscrições para nossos cursos de qualificação terminam neste domingo! Vejam aqui as vagas que temos e não deixem de se inscrever ou de divulgar para quem possa interessar.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA