Consup e Caçador

Data de Publicação: 27 abr 2018 15:30 Data de Atualização: 18 mai 2018 09:51

Olá!

Nesta semana, tivemos mais uma reunião do Conselho Superior do IFSC, o Consup, nosso órgão deliberativo máximo. Aprovamos a criação de sete novos cursos técnicos e de especialização nos câmpus Criciúma, Florianópolis, São Lourenço do Oeste, Tubarão e Urupema. Todos os cursos devem ter processos seletivos ainda em 2018. 

Para o Câmpus Criciúma, foi aprovado o curso técnico concomitante em Meio Ambiente. Duas novas especializações foram aprovadas no Câmpus Florianópolis: a de Mercados e Comercialização de Energia Elétrica – presencial – e a de Gestão em Saúde – que será a distância com vagas também para os polos de Caçador, Chapecó e Joinville. 

O Câmpus São Lourenço do Oeste também terá um novo curso: o técnico concomitante em Informática para a Internet. Já o Câmpus Tubarão oferecerá o curso técnico subsequente em Administração e o Câmpus Urupema terá dois cursos novos: o técnico concomitante em Viticultura e Enologia e a especialização em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas.

Eleição de colegiados

A eleição de representantes para órgãos colegiados também foi um ponto de pauta no Consup.  Nos próximos meses, servidores e estudantes do IFSC vão escolher novos representantes para dois órgãos colegiados: o próprio Consup e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). 

Na proposta aprovada pelo Conselho Superior, a organização dos processos de escolha será feita por uma comissão eleitoral central formada por um servidor técnico-administrativo e um docente de cada uma das unidades da Grande Florianópolis, além de um representante da CPA e outro dos estudantes. Haverá também comissões eleitorais locais nos câmpus, compostas por um servidor de cada segmento e um aluno.

O Consup aprovou a prorrogação de um ano nos mandatos dos atuais representantes eleitos para a Comissão Interna de Supervisão, a CIS, e da Comissão Permanente de Pessoal Docente, a CPPD, que, juntas, compõem o Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas do IFSC, o CDP. O objetivo foi adequar os mandatos à legislação, que determina três anos para a CIS.

O Conselho também aprovou os dois novos representantes dos estudantes no Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional, o Copadin. Os escolhidos foram Clóvis Kuhn e Edemilson da Silva.

Reorganização dos Institutos Federais

A proposta de reorganização dos câmpus dos dois institutos federais existentes em Santa Catarina – o IFSC e o Instituto Federal Catarinense (IFC) - também foi um assunto tratado na reunião do Consup. Tenho compartilhado essa questão aqui no blog desde quando fomos convidados para uma reunião no MEC. 

Expliquei aos conselheiros que a simulação apresentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica foi de dividir os câmpus dos dois institutos federais no sentido leste-oeste, ficando o IFSC com os câmpus das cidades mais próximas ao litoral e o IFC com as unidades das regiões Serrana e Oeste do estado. Esse processo, no entanto, ainda não está em andamento. Destaquei que  sou contrária a fazer qualquer mudança sem antes discutir com as comunidades das duas instituições. Ficou decidido que um manifesto será redigido com o posicionamento do conselho sobre o tema. Depois de analisada a proposta por todos os conselheiros, divulgaremos nos canais do IFSC! 

Mais detalhes da reunião do Consup podem ser vistos na matéria divulgada em nosso Portal. A reunião foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Viagem a Caçador

Na quarta-feira, estive no Câmpus Caçador para a inauguração da quadra poliesportiva. Foi um momento bem importante para o câmpus e ficamos felizes de poder entregar essa estrutura que foi muito esperada pelos alunos.

Sempre muito bom compartilhar esses momentos de comemoração com nossa comunidade e agradeço o empenho dos responsáveis por viabilizar essa estrutura esportiva.

Também fizermos uma reunião com os alunos e servidores do câmpus, em que conversamos sobre o momento atual e pudemos ouvir as percepções de todos, trocando ideias sobre como podemos melhorar. Falei sobre a importância da interiorização, dos desafios e de como esses câmpus estão mudando a realidade das pessoas e da região! 

Outros assuntos

- Reditec: Na terça-feira, estive em Camboriú para ver possíveis locais para a realização da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de 2019, que será organizada pelo IFSC e pelo IFC. Estamos verificando a melhor alternativa para receber este evento que é muito importante para a Rede Federal. A Reditec é realizada com recursos da Setec e do Conif. Neste ano, o evento será em Búzios e está sendo organizado pelo Instituto Federal Fluminense.

- Protagonismo discente: Nesta semana, lançamos um edital de extensão muito bacana para nossos alunos. A ideia é que os estudantes identifiquem um problema na comunidade, formem equipes e proponham uma solução. Não temos dúvida de que vocês podem fazer a diferença e queremos fazer o conhecimento que é dado em sala de aula se transformar em melhorias para a nossa comunidade. Leiam a notícia no nosso Portal e participem!

- Prêmio IFSC de inovação para servidores: estão abertas as inscrições para a segunda edição do prêmio! Ano passado tivemos mais de 100 inscrições! O propósito é valorizar as boas práticas dos servidores tanto na sala de aula como na gestão. Acessem aqui mais informações! 

Na segunda-feira, 30 de abril, teremos recesso em função do feriado nacional do Dia do Trabalhador, que será na terça, 1º de maio. Aproveito já para deixar meus parabéns a todos os nossos trabalhadores, em especial aos nossos servidores, aos alunos que conciliam o trabalho com o estudo e nossos funcionários terceirizados. Que a educação sempre oriente o nosso trabalho e ajude a melhorar nosso País!

Até a próxima semana!