Conif e Mestrado Unisul

Data de Publicação: 11 mai 2018 16:18 Data de Atualização: 30 mai 2018 14:27

Olá!

Passei a maior parte da semana fora do IFSC para participar da 84ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Neste mês, o encontro foi na cidade de Rio Branco, no Instituto Federal do Acre (IFAC).

Discutimos Matriz Orçamentária 2019, com definições importantes, como a contabilização na matriz, somente da carga horária oficial dos cursos, conforme catálogo e diretrizes. Assim, a carga horária superior não será considerada em termos orçamentários. Essa definição já vinha sendo analisada e aqui no IFSC já temos pré aprovado na proposta de atualização do Regulamento Didático Pedagógico (RDP) que os cursos não tenham mais do que 10% dessa carga horária. Ficou definida a manutenção dos pesos conforme catálogo dos cursos, assim como, para Proeja e licenciaturas, mantivemos o peso máximo na matriz. Foram feitos pedidos de alteração de pesos, não acatados pelo Conif. Assim recomendamos que sejam solicitadas alterações nos catálogos, de modo que possam refletir as necessidades de cada curso! 

Também trabalhamos numa proposta de mobilidade nacional que será implementada como forma de intercâmbio, em que os alunos fazem uma parte de sua formação em outro instituto que tenha o mesmo curso. O Fórum dos Dirigentes de Ensino vai analisar possibilidades e devemos lançar um edital de adesão entre cursos. Já tivemos uma experiência de intercâmbio nacional aqui no IFSC, mas agora, com atuação em rede, será bem melhor para promovermos uma maior adesão e articulação na rede. 

Em Rio Branco, tivemos um almoço com o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que foi ao Acre também para a inauguração da sede definitiva do Câmpus Sena Madureira do IFAC. Foi muito importante participar dessa reunião em um estado tão distante e diferente do nosso, para conhecer outras realidades mais difíceis e complexas, e também para melhorarmos nossa atuação em rede! 

Mestrado Unisul

Na segunda-feira, participei da aula inaugural do mestrado em Administração oferecido pela Unisul para nossos servidores técnico-administrativos. É a primeira turma do programa, que é resultado de um contrato que assinamos com a universidade para qualificar nossos técnicos.

É muito bom ver a empolgação dos nossos servidores ao iniciar um projeto assim, que permitirá um crescimento pessoal e profissional. Ficamos ainda mais orgulhosos em saber que, mais do que ser algo bom para os nossos TAEs, é algo que irá resultar em melhor retorno para nossos alunos e nossa comunidade. Espero que os projetos da turma ajudem o IFSC a refletir sobre o que faz e a melhorar os seus processos.

Desejo um bom curso a todos os mestrandos!

Mudanças na Reitoria

Estamos implantando uma Assessoria de Correição e Transparência no IFSC. Alteramos a estrutura da Assessoria Executiva tendo em vista exigências legais e a devolução de uma CD (cargo de direção) para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. A troca foi necessária também pela ida do então assessor Érico Madruga para direção do nosso Centro de Referência em Formação e EaD, o Cerfead, como informei no post da semana passada.

Francieli Menegazzo, nossa auditora, vai assumir a Assessoria de Correição e Transparência, que vai cuidar das demandas externas - como as questões relacionadas a outros órgãos como MPF, CGU, TCU – assim como da Ouvidoria e do Serviço de Informação ao Cidadão e também dos processos administrativos disciplinares e denúncias.

Outros assuntos:

- Falecimento: Infelizmente, nesta semana, perdemos a professora Ana Kaciara Wildner, que atuava no Câmpus Florianópolis-Continente. Ana era uma profissional exemplar e muito querida por todos. Lamentamos muito a sua ausência e nos solidarizamos com sua família e amigos neste momento triste.

- Ensino Médio Técnico: Na segunda-feira, dia 14, terminam as inscrições para nossos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Não deixem de conferir os cursos disponíveis no nosso site e fazer a inscrição.

- Enem: Até a próxima sexta estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio 2018. Quem quer fazer uma graduação no IFSC no ano que vem precisa fazer o Enem deste ano. Vejam as informações aqui.

- Dia das Mães: Neste domingo, dia 13, comemoramos o Dia das Mães, e hoje fizemos uma confraternização aqui na Reitoria como forma de homenagear todas as mães e também refletir sobre as condições de muitas mulheres mães que se desdobram na criação de seus filhos e na sua carreira profissional! Parabéns a todas! 

E na próxima semana começam as inscrições para mais um ciclo de cursos de qualificação. Acompanhem o nosso site e as nossas mídias sociais para saber mais sobre as vagas! 

Até a próxima semana!