Reuniões e eventos

Data de Publicação: 25 mai 2018 14:07 Data de Atualização: 30 mai 2018 14:23

Olá!

Fiquei quase toda a semana em Florianópolis com uma agenda de reuniões e despachos internos.

Na terça-feira, passei o dia no Câmpus Florianópolis, onde me reuni com servidores e alunos. Pela manhã, conversei com a equipe de gestão do câmpus, juntamente com o professor Marco Neiva, que está assessorando o planejamento local.

Foram apresentados e discutidos números de permanência e êxito. Tratamos da necessidade de termos um plano de permanência e êxito para sermos mais efetivos no combate à evasão. Também falamos sobre a matriz orçamentária, as diretrizes para sua elaboração e a transparência dos critérios.

Destacamos a importância de que o câmpus analise seus projetos pedagógicos de cursos e carga horárias, pois, a partir de agora, será considerada somente a carga horária dos catálogos e das diretrizes dos cursos. Também abordamos algumas dificuldades do nosso novo sistema acadêmico, o Sigaa, no módulo lato sensu, o que precisamos superar com o apoio dos coordenadores de cursos e servidores que atuam no setor de Registro Acadêmico.

Como tenho sempre comentado, a mudança do sistema acadêmico provoca uma série de crises e desafios a serem superados, que são complexos em uma instituição com mais de 40 mil alunos e 2.700 servidores. Comentei ainda que neste ano de 2018 nossa prioridade é essa implantação. 

Conversamos ainda sobre a educação a distância e a necessidade de unirmos esforços na oferta de cursos e polos, não dividindo nem sobrepondo ofertas. Como sempre destaco, precisamos pensar nossa atuação em rede, com todas as ofertas estudadas e tratadas de forma coletiva. Precisamos também ser mais efetivos na oferta de ensino a distância nos nossos cursos presenciais. Hoje temos uma condição de ofertar 20% de EaD em todos os currículos dos cursos técnicos e de graduação. 

À tarde, conversamos sobre novidades como nosso aplicativo que está em elaboração pela Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC) e será disponibilizado no segundo semestre, como uma forma mais moderna e ágil de acesso dos alunos e também servidores. Também reforçamos sobre a importância das eleições para o nosso Conselho Superior, o Consup, e a Comissão Própria de Avaliação, CPA. Falamos ainda das rematrículas, que poderão ser todas feitas on line. Destacamos que o câmpus pode participar do edital de alimentação estudantil para alunos de todos os cursos técnicos, assim como outras boas oportunidades.

Também abordamos no encontro a reforma do Ensino Médio, seus impactos e nossa posição em defesa do ensino integrado, assim como esclarecemos sobre o reordenamento dos institutos federais, conforme proposta do MEC e que já comentei aqui em posts anteriores. Não tivemos mais nenhuma novidade em relação a isso e nossa posição é bastante firme no sentido de que qualquer proposta deve ser analisada pelo coletivo das instituições envolvidas. 

Seminário de CPAs

Hoje de manhã fui a Camboriú participar da mesa de abertura do 1º Seminário Interinstitucional das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) das Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina, organizado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC). O evento tem como objetivo promover a integração das instituições do nosso estado e discutir a autoavaliação institucional.

Foi muito bacana conseguirmos nos reunir de maneira institucional e tratar do tema. Podemos crescer muito trocando experiências e aprendendo uns com os outros. A palestra do prof Dilvo Ristoff “Avaliação institucional do tabu ao totem” foi excelente, abordando as políticas de inclusão e transformação na educação superior! É sempre muito bom refletirmos sobre esse tema. 

Outros assuntos:

- Eleições para os colegiados: Estão abertas até 4 de junho as inscrições para servidores, alunos e ex-alunos participarem do nosso Conselho Superior (Consup) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Defendemos muito a participação democrática na nossa instituição e atuar nesses fóruns, representando suas categorias, é fundamental nesse processo. Gostaríamos de convidar os interessados a se inscreverem e, desta forma, nos ajudarem na gestão do IFSC. Vejam as informações no nosso Portal.

- Greve dos caminhoneiros: Nesta semana, vivenciamos a greve dos caminhoneiros e temos acompanhado os impactos da paralisação. Divulgamos uma nota oficial na quinta-feira orientando nossos alunos e verificarem em seus câmpus se a as aulas estão mantidas, pois, uma vez que temos 22 câmpus em regiões diversas, a situação varia. Na Reitoria, as atividades seguem normalmente até o momento.

- Propicie: Os alunos interessados em participar do nosso programa de intercâmbio, o Propicie, podem se inscrever até esta segunda-feira (28). É uma excelente oportunidade que nossos alunos têm de participar de projetos de pesquisa em instituições estrangeiras, com o diferencial que há vagas também para estudantes de cursos técnicos, além dos superiores. Vejam as informações no nosso Portal.

Até a próxima semana!