Homenagem Alesc e Codir

Data de Publicação: 08 jun 2018 14:45 Data de Atualização: 08 jun 2018 15:13

Olá!

Nesta semana, recebemos uma homenagem muito especial! Na segunda-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou uma sessão solene em homenagem aos 10 anos de criação do IFSC e do Instituto Federal Catarinense, o IFC. Participei da solenidade junto com o reitor substituto do IFC, Fernando José Garbuio. Tivemos a presença também de diretores dos câmpus e dirigentes das duas instituições, além de representantes dos alunos e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Foi muito bacana poder relembrar toda nossa história que se iniciou em 1909, a partir de decreto do então presidente Nilo Peçanha, criando 19 escolas de aprendizes e artífices. Em mais de um século, nossa instituição vem atuando fortemente na formação profissional, na inclusão e na transformação social.

Nos últimos 10 anos, nossa rede passou por um processo de transformação e expansão intenso e, no IFSC, chegamos aos nossos 22 câmpus atuais, o que nos faz estar presente em todas as regiões do estado. Somos quase 3 mil servidores atendendo 40 mil alunos aos quais dediquei a homenagem que recebemos, pois se somos o que somos hoje é por causa de vocês e de todos que passaram por aqui.

Ficamos muito felizes de observar a inclusão promovida pelos institutos, pois muitos dos alunos formados são de famílias que nunca tiveram acesso à educação técnica e superior. Durante o discurso que fiz na sessão, ressaltei a importância da parceria com as instituições e o poder público, como a Alesc, prefeituras, governo federal e parlamentares para o fortalecimento e expansão dos institutos federais.

Codir

Na segunda, tivemos mais uma reunião do nosso Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne os diretores-gerais dos nossos câmpus. Os pontos de pauta foram: planejamento de Tecnologia da Informação, apresentação dos resultados do mapeamento de competências, apresentação do relatório integral de autoavaliação 2015-2017, prestação de contas do IFSC Rede 2017 e do uso da fonte 250, que são os recursos arrecadados pelo IFSC, principalmente com inscrições. Outros assuntos foram alimentação estudantil, ingresso nos cursos técnicos concomitantes e PDI.

Destaco a participação da chefe do Departamento de Administração, Andressa, do Câmpus Ibirama do IFC. A servidora apresentou como foi a implementação da alimentação estudantil no câmpus, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A legislação é bem restritiva e exige um trabalho articulado com as cooperativas, que podem fornecer a alimentação. Durante a reunião, os diretores tiraram dúvidas e agora estamos em processo de estruturação da chamada pública para os câmpus que quiserem implantar lanches para os alunos de todos os cursos técnicos, inclusive Proeja. Destaco a necessidade dos alunos em relação à alimentação e também como o esforço institucional para superar as dificuldades é imprescindível para termos sucesso no programa!

Como sempre, a reunião foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

JIFSC

A Comissão Organizadora da sétima edição dos nossos jogos, o JIFSC, definiu a nova data para o evento: 31 de julho a 4 de agosto. Como escrevi aqui anteriormente, os jogos, que ocorreriam nesta semana, foram adiados por causa dos efeitos da greve dos caminhoneiros. O local está mantido: Criciúma. Está garantida a participação de todos os alunos inscritos!

Outros assuntos:

- PDI: Este ano, estamos iniciando a construção do nosso novo Plano de Desenvolvimento Institucional. Como uma etapa preliminar do trabalho, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional disponibilizou um breve questionário para que a comunidade analise as atuais declarações de missão, visão e valores do IFSC, estabelecidas no PDI em vigor. O formulário pode ser respondido até 30 de junho. Peço que nossos alunos, servidores e comunidade em geral acessem e nos ajudem a fazer essa análise!

- Cursos de Pós: Abrimos nesta semana as inscrições para quatro pós-graduações em nível de especialização. Temos vagas nas cidades de Canoinhas, Itajaí, Lages e Urupema. Vejam as informações no nosso Portal.

- Data Sisu: O MEC divulgou o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificado agora do meio do ano. Será já na semana que vem: de 12 a 15 de junho. Quem quiser fazer uma graduação no IFSC no próximo semestre, precisa se inscrever pelo Sisu nesse prazo. Vejam as vagas que teremos disponíveis aqui.

E neste domingo teremos o exame de classificação para nosso Ensino Médio Técnico. A prova será realizada nas cidades de Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Chapecó, Joinville e São José.

Desejo boa sorte aos candidatos!

Até a próxima semana!