Consup e eventos

Data de Publicação: 29 jun 2018 17:43 Data de Atualização: 29 jun 2018 18:26

Olá!

Nesta semana tivemos mais uma reunião do Conselho Superior, o Consup, nosso órgão máximo e deliberativo. Finalizamos a apreciação da proposta de alteração do nosso Regulamento Didático Pedagógico, o RDP, que estabelece as normas referentes aos processos didáticos e pedagógicos desenvolvidos por todos os câmpus do IFSC.

Estamos desde dezembro apreciando uma nova versão do RDP, tendo em vista a necessidade de atualizar o documento aprovado no final de 2014, acompanhando a modernização que tivemos pela dinâmica institucional. Na execução desse novo documento, foi constatada a necessidade de ajustar algumas questões, bem como considerar a implantação do nosso sistema acadêmico, o Sigaa.

Um dos artigos aprovados diz respeito ao limite de carga horária dos cursos, que terá um limite de 10% a mais do que está previsto nos catálogos e diretrizes, ficando fora disso os trabalhos de conclusão de cursos e estágios. Vejam outras mudanças em notícia publicada no blog voltado aos servidores.

Falando em Consup, tivemos esta semana a escolha dos novos representantes do conselho por meio de votação on-line. Vejam aqui o resultado das eleições. A posse dos eleitos será na nossa reunião de agosto.

Parabenizo os novos membros e tenho a certeza de que faremos um importante trabalho coletivo. Ressalto as principais atribuições e compromissos do Consup, conforme seu regimento interno: zelar pela observância dos objetivos e finalidades do IFSC; homologar as diretrizes da política institucional nos planos administrativo, econômico-financeiro, de ensino, pesquisa e extensão, apresentadas pela Reitoria; aprovar a proposta orçamentária anual e acompanhar a sua execução; e deliberar sobre criação, alteração e extinção dos cursos, observada a legislação vigente.

Também foram eleitos os representantes da Comissão Central de Avaliação, a CPA, a quem igualmente desejo um excelente trabalho.

Não conseguimos apreciar a inclusão do polo de inovação no regimento do IFSC, tendo em vista que são necessários 2/3 dos conselheiros para alteração regimental.

A reunião do Consup foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Lançamento de livro

Nesta quinta-feira de manhã, estive na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para o lançamento do livro “Ensinar é Aprender”, que apresenta projetos desenvolvidos por estudantes do Senai/SC e do IFSC. Agradecemos a parceria com o Senai nesta publicação. É importante estarmos juntos para destacar cases da Educação Profissional e Tecnológica. Como destaquei em texto no livro, com a cooperação e o espírito coletivo podemos chegar mais longe, articulando ensino, pesquisa e extensão. 

Os projetos apresentados no livro são dos câmpus Gaspar, Chapecó, Florianópolis, Florianópolis-Continente e São Carlos. Eles representam uma amostra de tantas outras atividades que são feitas por alunos e servidores dos nossos 22 câmpus na comunidade.

Convido todos a acessarem o livro, que está disponível para acesso gratuito neste link.

Palestra na Udesc

Ontem à noite fui convidada a participar de uma mesa-redonda na Esag/Udesc sobre mulheres no serviço público. Foi um momento ímpar compartilhar os avanços e desafios das mulheres na gestão. Enquanto somos metade dos servidores públicos, ocupamos ainda poucos cargos de gestão. Apresentei a situação do IFSC e refletimos sobre o quanto ainda precisamos nos posicionar e lutar para vencer as barreiras do preconceito e desigualdades.

Agradeço pela oportunidade em participar de uma discussão tão importante e que considero fundamental termos sempre na pauta. Tenho muito orgulho de representar uma gestão feminina em uma das principais instituições do nosso estado e, também enquanto mãe de três mulheres, endosso a luta para que tenhamos um espaço mais igualitário tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade em geral.

Vocês podem ler mais sobre o evento na notícia publicada no nosso Portal.

Outros assuntos:

- Fapesc: Participei da reunião do Conselho da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, a Fapesc, na terça-feira, em que foram apresentadas as principais ações da fundação no fomento da ciência e tecnologia, bem como as dificuldades enfrentadas pela diminuição significativa dos recursos. É bem preocupante a situação, pois nosso estado não será plenamente desenvolvido se não priorizar educação, ciência e tecnologia.

- Orgulho LGBT+: Compartilhamos nesta semana nas nossas mídias sociais um material bem bacana sobre diversidade de gênero. Temos, institucionalmente, nos posicionado sempre em prol do respeito às diferenças e de apoio às minorias no combate ao preconceito. Neste ano, temos a campanha #IFSCpelosDireitosHumanos em que o objetivo é justamente chamar a atenção da comunidade acadêmica sobre temas de violação de Direitos Humanos.

- Ingresso: As inscrições para nossos cursos técnicos e voltados à Educação de Jovens e Adultos terminam na próxima semana, no dia 3 de julho. Vejam as informações aqui.

- Sigaa: No próximo mês, todos os nossos alunos de cursos técnicos concomitantes, subsequentes e de graduação deverão fazer a rematrícula pelo Sigaa. Publicamos uma notícia com as orientações. Ainda sobre isso, reforçamos a necessidade de que os docentes incluam as informações no sistema como já divulgamos no blog dos servidores.

Até a próxima semana!