Conif

Data de Publicação: 06 jul 2018 15:16 Data de Atualização: 06 jul 2018 15:38

Olá!

Passei a semana em Brasília, onde participei de mais uma reunião do nosso Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Na pauta da semana, tivemos a discussão sobre o orçamento para 2019 e o diálogo com alguns pré-candidatos à presidência da República.

O Conif fez o convite a todos aqueles que disputarão a vaga de presidente do País nas eleições de 2018, com o intuito de apresentar a Rede Federal, atualizar informações sobre as instituições e reiterar a preocupação com a educação profissional e a inserção de jovens no mercado de trabalho. Recebemos os candidatos João Vicente Goulart e Ciro Gomes, que apresentaram as respectivas propostas para Educação nos próximos quatro anos. Os candidatos responderam a diversas questões levantadas pelos conselheiros do Conif.

Sobre o orçamento para 2019, foi feita uma apresentação pelos pró-reitores Marco Antônio Maciel, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), e Vanderlei Petenon, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), sobre a matriz, regras e critérios de distribuição, assim como mostraram de modo bem didático o sistema e todo o processo de construção até chegarmos aos valores necessários ao funcionamento da rede. Como já comentei aqui, a matriz utiliza os dados da plataforma Nilo Peçanha, assim como pesos para os cursos e considera as cargas horárias mínimas dos catálogos e diretrizes. Ainda em julho começam as negociações com o MEC para definição do valor global, mas o que tem nos preocupado muito é a falta de correção dos valores, pois enquanto aumentamos em número de alunos, nosso orçamento tem diminuído ao longo dos últimos três anos. Decidimos no pleno que qualquer que seja a proposta de valor, não vamos diminuir o valor global previsto na assistência estudantil dos Institutos. 

Também decidimos encaminhar pedido à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC de uma cota mínima de servidores temporários para atendimento a pessoas com deficiência, tendo em vista a situação de atendimento desses alunos. Estamos com sérias dificuldades nessa área e a esses alunos têm o direito de serem atendidos nas suas especificidades. 

Outros assuntos:

- Resultados: Antecipamos o cronograma e hoje divulgamos o resultado dos selecionados em nossos cursos técnicos e Proeja. Vejam as informações aqui. Parabéns aos aprovados!

- Lista de espera Sisu: Também divulgamos a lista de espera dos candidatos que se inscreveram para nossos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Os convocados terão que comparecer aos câmpus nesta segunda, 9 de julho, às 14h. Fiquem atentos ao prazo! Divulgamos uma notícia com todas as informações.

- Transferências e retornos: E nesta semana abrimos as inscrições para as vagas de transferências e retornos. O período para solicitação é até 16 de julho. São mais de mil vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes, além de superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas em 20 câmpus do estado. Os detalhes estão aqui.

- Troca na Setec: Houve mudança na gestão da Setec - Romero Portella Raposo Filho assumiu como secretário no lugar de Eline Neves Braga Nascimento.