Codir e Capacitação

Data de Publicação: 12 jul 2018 16:32 Data de Atualização: 12 jul 2018 17:05

Olá!

Nesta semana, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne os pró-reitores e diretores-gerais de todos os nossos câmpus. Foi na segunda-feira, no auditório da Reitoria.

Aprovamos a minuta de resolução que regulamenta a participação esporádica de docentes em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão. Já em relação à minuta de resolução que regulamenta a participação em eventos, ficou combinado de fazermos uma única regulamentação para todos os tipos de eventos, para que os servidores tenham isonomia e possamos institucionalizar os processos, garantindo retorno dessas participações com avanços para o IFSC! 

Outro ponto de pauta foi a apreciação do uso de recursos do IFSC Rede que não foram utilizados no nosso Plano Diretor de Tecnologia da Informação, o PDTI. Aprovamos um edital para apoiar servidores que estão estudando em programas de pós-graduação com esforço individual e também o contrato com serviço de clipagem para melhorar nossa comunicação.

Aprovamos o calendário de ingresso do IFSC para 2019. Quem quiser fazer um curso com a gente, já pode conferir os períodos de inscrições no nosso Portal. Também apreciamos o calendário acadêmico do ano que vem, que ainda vai para análise dos câmpus.

Sobre a alimentação estudantil e a utilização dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, foram esclarecidas algumas dúvidas e a Diretoria de Assuntos Estudantis está sempre à disposição para implementar essa importante ação para nossos estudantes. Sabemos da complexidade da implementação desse programa, mas ele é extremamente necessário para a permanência e o êxito de nossos alunos. Encaminhamos que no caso dos câmpus que tenham necessidades de complementar esse recurso, a DAE fará uma análise para conseguir viabilizar da melhor forma possível.

Em relação à Rede de Atenção à Saúde, nossa diretora de Gestão de Pessoas apresentou o cenário atual da implementação do Siass/IFSC, que estará localizado no Câmpus Florianópolis-Continente. Esta é mais uma ação para melhorar a qualidade de vida dos nossos servidores.

Na terça-feira de manhã, tratamos do relatório preliminar da auditoria feito pela Controladoria Geral da União, a CGU, tendo em vista as constatações apresentadas de nosso processo de flexibilização, que precisará ser revisto e ajustado à legislação vigente.

A reunião de segunda foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Capacitação

Durante a terça-feira, os integrantes do Codir participaram de uma capacitação com o tema “Atendimento aos alunos com deficiência no IFSC". As ministrantes foram nossas docentes Ivani Voos, coordenadora de ações inclusivas da DAE, e Danielle Hungaro da Silva, professora do Cerfead. Agradeço novamente pelo intenso trabalho de buscar melhorar nosso atendimento. 

A proposta foi proporcionar aos dirigentes um espaço de discussão, interação e troca de conhecimentos de modo a subsidiar a formulação de encaminhamentos para o aperfeiçoamento dos serviços ofertados aos alunos com deficiência sensorial, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação no nosso instituto. Tivemos o depoimento da aluna Vera Rejane Veleda da Roza, que é cega e estuda no nosso Câmpus Florianópolis-Continente e emocionou a todos!

Como proposta de encaminhamento, estamos analisando a possibilidade de contratação de mais docentes de educação especial. Precisamos avançar nessa área para acolher e incluir esses estudantes! 

Outros assuntos:

- Rematrícula Sigaa: Vários câmpus já estão com o período aberto para rematrícula de alunos dos cursos técnicos concomitantes, subsequentes e de graduação. O procedimento deve ser feito pelo Sigaa. Vejam aqui as datas por câmpus e um tutorial que temos para ajudar nossos estudantes.

- Matrículas calouros: Para os candidatos selecionados em nossos cursos técnicos e Proeja com início no segundo semestre, as matrículas devem ser feitas até esta sexta, conforme divulgamos no nosso Portal.

- Conif: O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica publicou um manifesto de apoio às propostas de emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, atualmente em discussão no Congresso Nacional, que  “desconsidera como despesa primária as despesas dos Institutos Federais que forem financiadas por meio de receitas próprias, de convênios ou doações, quando forem realizadas à execução de projetos ou atividades, contratos ou convênios direcionados ao apoio e desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, a programas de pós-graduação e extensão, à realização de exames educacionais, bem como à avaliação, ao monitoramento e à realização de estudos e pesquisas para o desenvolvimento de políticas educacionais”. Vejam a nota completa aqui.

- Transferências e retornos: E lembrando que até semana que vem, dia 16, temos inscrições abertas para os pedidos de transferências internas e externas e retornos. Confiram as vagas disponíveis aqui.

O post desta semana está saindo nesta quinta-feira, pois estou de licença médica. Precisei me ausentar desde ontem para fazer uma cirurgia necessária. Não foi nada grave, o procedimento ocorreu bem, mas agora preciso repousar um pouco. Retornarei ao trabalho no dia 25 de julho, quando o semestre inicia na maioria dos nossos câmpus!

Até lá!