Início de semestre e flexibilização dos TAEs

Data de Publicação: 27 jul 2018 18:29 Data de Atualização: 02 ago 2018 16:58

Olá!

Estamos dando início a mais um semestre letivo que certamente será de muitas realizações, trabalho e desafios. Teremos dois grandes eventos pela frente que vão congregar todos os câmpus - um deles o JIFSC, como comento abaixo, e também o Sepei - e o desafio de trabalhar sempre para que nossa instituição avance e contribua para melhorar a vida dos nossos alunos e da sociedade. Sejam todos bem-vindos!

Mas admito que a minha pausa para licença saúde também foi de muito trabalho. Aproveitei o período de repouso, em que me recuperei de uma cirurgia, para ler muito sobre as recentes decisões judiciais sobre a flexibilização dos técnico-administrativos em educação (TAEs) dos institutos federais. Isso porque, como já vinha sendo comentado, e como procurei explicar no e-mail que enviei esta semana a todos os servidores, estamos passando por mais uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) que apontou várias inconsistências no cumprimento da jornada flexibilizada no IFSC. Eu já havia mencionado uma discussão, sobre essas constatações, que fizemos na nossa última reunião do Codir. Infelizmente, a situação chegou a um ponto insustentável e precisamos encarar isso de frente e resolver da melhor forma para o IFSC. 

Ontem (quinta-feira) reunimos todos os servidores da Reitoria para conversar sobre o assunto e esclarecer ao máximo as dúvidas. Na minha avaliação foi uma conversa boa e surgiram inclusive questões práticas importantes que vamos ter que resolver para minimizar os impactos das alterações. Expliquei que o processo não será súbito e que todos os setores, da Reitoria e dos câmpus, vão ter os processos de flexibilização de seus servidores revistos até início de setembro e, somente aqueles que se enquadrarem nos critérios previstos em lei, vão manter a jornada de 6h: serviço contínuo; funcionamento em 12 horas ininterruptas; e atendimento ao público ou serviço noturno (após  as 21h). Esses são os critérios previstos nos acórdãos e legislação, que estão sendo verificados na auditoria. Ressalto que eles consideram como público os alunos, pais de alunos, potenciais alunos e em alguns casos, egressos.

O momento agora é de serenidade e diálogo. Eu pessoalmente sempre fui favorável à flexibilização, que garante ao servidor mais qualidade de vida, otimiza o trabalho e possibilita uma gestão mais moderna. Porém, neste momento chegamos a um ponto em que precisamos evitar alguma decisão mais drástica, como a devolução ao erário por parte dos servidores ou mesmo multa ao reitor, condenações que já foram aplicadas em outras instituições.

Sei que vamos enfrentar momentos delicados nesse processo de ajustes e adequações, mas conto com a colaboração de todos e como sempre me coloco continuamente à disposição para o diálogo.

Reditec 2019

Nesta sexta recebemos durante todo o dia a visita de Alexandre Bahia, secretário-executivo do Conif, que veio conhecer os possíveis locais para a realização da Reditec 2019, que é a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. O encontro, que inicialmente seria realizado no ano que vem em Camboriú, agora vai ser em Florianópolis com organização do IFSC e do IFC. Nossa comitiva esteve nas instalações do Costão do Santinho (Norte da Ilha), no Centrosul (região central de Florianópolis) e na Arena Petry (em São José).


Outros assuntos

JIFSC - Nosso Câmpus Criciúma recebe na próxima semana a sétima edição dos Jogos do IFSC, o JIFSC, que é sempre um momento muito importante de confraternização, encontro, aprendizado e crescimento. Gosto muito de participar desse evento e ver a empolgação dos nossos alunos nas competições, que não são simples jogos esportivos, mas ensinam o valor da parceria e do trabalho em equipe.

Sepei - Estamos nos últimos dias de prazo para inscrições no Sepei 2018, o nosso Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, que este ano acontece em setembro no Câmpus Florianópolis-Continente. É um evento muito importante onde se reúnem nossos alunos e professores na troca de experiências em pesquisa, extensão e inovação. As inscrições podem ser feitas até dia 29. Veja no site do evento como participar.

Inscrições para cursos FIC - Estamos com inscrições abertas até dia 13 de agosto para cursos de Formação Inicial Continuada, os chamados cursos FIC, e cursos de idiomas. Há oportunidades em 26 cidades e mais de 4 mil vagas. Leia a notícia publicada no nosso Portal. Os cursos FIC são excelentes oportunidades para atualização profissional e recolocação no mercado de trabalho, ou mesmo para ter iniciação em uma área nova. E são todos gratuitos, sempre vale lembrar!

Até semana que vem!