Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência

Um incentivo para a formação de professores

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) é um programa da Capes que contribui para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo recursos financeiros para desenvolvimento de projetos e bolsas a alunos de licenciatura.

No IFSC, o programa é desenvolvido nos cursos de licenciatura que, atualmente, são oferecidos pelos câmpus Araranguá, São José e Jaraguá do Sul. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor supervisor da escola.

Os bolsistas têm a oportunidade de conviver com a realidade escolar a partir de uma visão que não é nem a do professor nem a do aluno, podendo pôr em prática ideias e situações aprendidas e desenvolvidas durante seu curso de licenciatura.  A participação no projeto possibilita a contabilização de horas de atividades complementares, como crédito extracurricular, enriquece o currículo acadêmico do aluno, possibilita a participação, a escrita e a apresentação de trabalhos em eventos científicos e aproxima o aluno das suas atividades profissionais futuras.

Como participar

Os alunos das licenciaturas podem participar do programa desde o primeiro módulo do curso. Pra isso, devem fazer a inscrição conforme orientações apresentadas no edital do PIBID do seu câmpus.

Dilcléia Dobrowolski
Coordenadora Institucional do Pibid no IFSC