Assuntos Internacionais - Programas


 

CHAMADA IFSC PARA MOBILIDADE DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS


É com muita honra que o IFSC lança pela primeira vez uma chamada formal para estudantes estrangeiros candidatarem-se para estudar no IFSC por um semestre.

 

O prazo para o envio das candidaturas é até: 29/05/2017

 

Após esse período, a Assessoria de Assuntos Internacionais fará uma seleção e solicitará ao aluno interessado o envio dos documentos necessários para a realização da mobilidade.

 

CHAMADA

 

 


 

 

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA ESTUDANTES DO IFSC

PROPICIE

 

Este programa é focado no apoio aos discentes desta Instituição Federal de Ensino interessados na pesquisa cientifica e no desenvolvimento tecnológico em Instituições de Ensino no exterior. O programa visa conceder Bolsas de Pesquisa por um período de um semestre em  Instituições de Ensino estrangeiras para realização de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação Tecnológica ou PI – Projeto Integrador equivalente ao último ano do curso.

Objetivos específicos:

- Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de cursos de graduação;
- Propiciar a instituição um instrumento de formulação de política de pesquisa e inovação para os estudantes da instituição;
- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa;
- Confrontar diretamente o aluno com os problemas de pesquisa, estimulando assim o pensamento científico e a criatividade;
- Estimular a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
- Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora no País.
- Propiciar aos discentes a oportunidade de realização de seus trabalhos de conclusão de curso em instituições de ensino estrangeiras com reconhecida competência. 

 

Edições:

Edição 7: Entre dezembro de 2014 e agosto de 2015. 13 bolsas para cinco meses. Instituições conveniadas: University of Applied Sciences - Hochschule Neubrandenburg, Germany. Instituto Politécnico de Beja, Beja, Portugal, Instituto Politécnico do Porto IPP, Portugal, Escola Superior de Tecnonologia da Saúde do Porto, Porto, Portugal. 

 

 

Edição 6: Entre setembro 2014 e janeiro 2015.  9 bolsas para cinco meses. Instituto Politécnico de Beja, Beja, Portugal, Universidad Nacional de Villa Maria, Cordoba, Argentina, Universidade do Minho, Minho, Portugal, Instituto Politécnico do Porto IPP, Portugal, Escola Superior de Tecnonologia da Saúde do Porto, Porto, Portugal.

 

 

Edição 5: Entre outubro 2013 e julho 2014. 8 bolsas para cinco meses. Instituições conveniadas: Neubrandenburg University, Neubrandenburg, Germany, Instituto Politécnico do Porto IPP, Portugal, University of Deusto, Bilbao, Spain

 

 

Edição 4: Entre outubro de 2011 e março de 2012. 14 bolsas para cinco meses. Instituições conveniadas: University of Deusto, Bilbao, Espanha; University of Ilmenau, Ilmenau, Alemanha; Carinthia University of Applied Sciences (CUAS), Villach, Áustria; University of Applied Sciences Technikum Wien, Viena, Áustria; Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal.

 

Edição 3: Entre fevereiro e agosto de 2011. 10 bolsas para cinco meses. Instituições conveniadas: University of Deusto, Bilbao, Espanha; Cégep Trois-Rivières, Trois-Rivières, Québec, Canadá; University of Ilmenau, Ilmenau, Alemanha; Carinthia University of Applied Sciences (CUAS), Villach, Áustria; Escola Superior de Tecnologia da Saude do Porto, Porto, Portugal; Universidade de Aveiro, Aveiro,  Portugal; Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal.

 

Edição 2: Entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011. 10 bolsas para cinco meses. Instituições conveniadas: Carinthia University of Applied Sciences (CUAS), Villach, Áustria; Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal; Blekinge Institute of Technology, Suécia e University of Ilmenau, Alemanha.

 

Edição 1: Entre  fevereiro e agosto de 2010. 6 bolsas para seis meses. Instituições conveniadas: Carinthia University of Applied Sciences (CUAS), Villach, Áustria  e Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal.

 

EDITAL Nº18/2011/PRPPGI encerrado - para acessar clique aqui

 


 

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CAPES e CNPq

 

Para acessar o Edital do Programa Ciência Sem Fronteiras do IF-SC clique aqui.

 
Para maiores informações do Programa CsF CAPES e CNPq respectivamente:

 http://www.capes.gov.br/cienciasemfronteiras/

http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br/

 

Proficiência:

 

TOEFL - Informações básicas:

TOEFL_Internet-Based Test_Info

TOEFL_Reg_Guide

 

 

Para mais informações visite a página internacional:

 

http://www.ets.org/toefl

 


 

TPID - Teste de Proficiência em Inglês para Discentes do IFSC

 

EDITAL – Nº 15/2011/PRPPGI encerrado - para acessar clique aqui

AddThis Social Bookmark Button
   
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui
 
 Cadastro de interesse

Observatório de egressos

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Ouvidoria
Desenvolvido em Joomla!