Mapa do Site

Histórico

Histórico

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da cidade

A história do Câmpus Florianópolis – Continente remonta a 2003, com a formação da “Comissão de Análise para Implementação de Cursos Básicos, Técnicos e Superiores de Tecnologia da área de Turismo e Hospitalidade” (CAICATH). O objetivo era implementar cursos voltados à profissionalização do setor de turismo e hospitalidade em Florianópolis, vocação econômica da cidade.

Esse Câmpus, portanto, tem como metas iniciais a qualificação e formação técnica dos trabalhadores que já exercem funções relacionadas aos setores de alimentos e bebidas, hospedagem, eventos e turismo, que exercem seu trabalho sem formação, ou com formação parcial. Direciona-se também aos jovens e adultos que desejam adquirir competências relacionadas a essa área profissional.

Em 6 de junho de 2006, a CAICATH entregou à direção do IFSC o seu Relatório Final. Até o momento, não havia uma sede para implantar tais cursos e nem espaço físico nas instalações do Cefet (atual Câmpus Florianópolis). Na mesma época, surgiu o projeto que visava federalizar as escolas comunitárias, construídas com dinheiro público e cedidas a instituições de ensino privadas. Com o projeto de uma unidade pronta, a então diretora do Cefet, Consuelo Sielski, solicitou ao MEC a federalização da Fundação Artes Culinárias e incorporação ao Cefet/SC para a criação da Unidade Continente, atual Câmpus Florianópolis – Continente do IFSC. Esta foi a primeira escola comunitária federalizada no Brasil.

No restante do ano de 2006, a Unidade Continente passou por uma reforma para iniciar seu funcionamento. Também foi realizado o primeiro concurso para admissão de servidores. Foram empossados os primeiros gestores e definidos os perfis dos primeiros cursos, dentro do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Em 2007, foram empossados os primeiros técnicos administrativos e professores, em 2 de fevereiro. As adequações do espaço físico continuaram a ser feitas, bem como a capacitação dos servidores. Foi definida a primeira oferta de cursos de qualificação profissional, com 21 cursos com ingresso por sorteio público. Também foram definidos os primeiros cursos técnicos: Hospedagem (o primeiro a ser implantado), Cozinha, Serviços de Restaurante e Panificação. Criação do primeiro grupo de pesquisa, em Alimentação e Hospitalidade.

2008 foi o ano da transformação da Unidade Continente em Câmpus Florianópolis – Continente, concomitantemente à transformação do CEFET – SC em Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Deu-se início a mais uma reforma, com ampliação de laboratórios e implantação de vestiários. Também foi o ano da primeira formatura de curso técnico do Câmpus, o de Hospedagem e da realização da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) no câmpus.

Em 2009, inicia-se a parceria com a França, referência mundial em cultura gastronômica e educacional. Realização de projetos de extensão Proeja, em parceria com Itapema e São José, e o curso de qualificação de Condutor Cultural do Centro Histórico de Laguna, em parceria com o Iphan. O câmpus passa por reformas e deixa de ser utilizado pelos servidores da Reitoria. Início do planejamento para implantação do curso superior de tecnologia em Gestão do Turismo.

2010 marcou a integração do câmpus com a comunidade. Foram ofertados cursos em parcerias com empresas, criada a Associação de Condutores Ambientais e Culturais – Uatapi (andar a pé, na língua Guarani), parceria com municípios turísticos e o Iphan e conquista de assento no Grupo Gestor do Destino Indutor de Florianópolis.

Em 2011, houve incremento no quadro de servidores e capacitações. Também foi o ano da primeira eleição e posse do grupo gestor, formado por Nelda Plentz de Oliveira (Direção Geral), Elinete Eliete de Lima (Departamento de Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Rosana Kimmel Rodrigues (Departamento de Administração e Manutenção). Tiveram início os cursos: técnico em Guia de Turismo, cursos Proeja técnico e diversos cursos de qualificação profissional, muitos em parceria com instituições e prefeituras.

Em 2012, iniciou-se o planejamento para a criação de cursos superiores de tecnologia no câmpus, além de mais ofertas de Proeja e técnicos.

Em 2013, iniciou-se a obra de ampliação do câmpus, em novembro, para a construção de novas salas de aula, laboratórios e centro de eventos. Foram implantados os cursos superiores de tecnologia em Hotelaria e de Gastronomia. Com a criação dos cursos, houve a necessidade de adequação do espaço da biblioteca e compra de novos livros.

Em 2015, os cursos superiores de tecnologia em Hotelaria e Gastronomia foram reconhecidos pelo Mec, com a nota máxima.

Em 2016, houve a continuidade das obras e maior participação do câmpus em entidades representativas do turismo em nível municipal e estadual.

Em 2017, no mês de março, foi entregue a obra de ampliação do câmpus, que passou a contar com o dobro da área construída: 12 salas de aula, sete laboratórios prontos e seis em fase de receber equipamentos, entre eles um centro de eventos com capacidade para até 306 lugares, miniauditório e nova cantina.

Em 2018, foi implantado o curso superior de tecnologia em Gestão do Turismo, o primeiro curso de instituição pública federal em Santa Catarina na área. Câmpus passa a integrar o Conselho Municipal de Turismo (Contur).

Voltar ao Top

Voltar ao Topo