Rede de Registros Acadêmicos do IFSC (REDE-RA)

 

     A REDE-RA, que foi instituída por resolução e cujo processo de construção coletiva está descrito neste documento é formada por todos os Registros Acadêmicos dos Câmpus e da Reitoria. 

As estatísticas acadêmicas do IFSC, apresentadas no Anuário Estatístico, resultam do trabalho da REDE-RA, que conta com suporte conceitual e metodológico por meio de um Fórum de capacitação presencial e de um endereço eletrônico próprio.

Para garantir a confiabilidade das estatísticas acadêmicas, entendendo-as como fundamentais para a pesquisa educacional, o IFSC aplica um modelo de Gestão em Rede pensado para uma estrutura multicampi. Nesse modelo, todos os Registros Acadêmicos trabalham em conjunto, construindo os processos de registro e a metodologia de coleta com foco nas estatísticas. Trabalho este que se sustenta nos três pilares da Governança Digital descritos nesta Nota Técnica, e resumidos a seguir:

 

  1. Marco Regulatório: definição clara das normas e processos.
  2. Sistema eletrônico adequado: software adaptado ao Marco Regulatório que permita o registro e a emissão de relatórios adequadamente.
  3. Capacitação dos servidores envolvidos:  foco no servidor que executa a tarefa, qualificando a atividade técnica de registro de dados.

 

Por fim, o trabalho em rede possibilita a coleta, análise e também alimentação periódica dos principais sistemas de informações educacionais como:

 

  1. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – SISTEC
  2. Censo da Educação Superior – CENSUP para cursos de graduação
  3. Censo Escolar - Educacenso para cursos técnicos.

 

AddThis Social Bookmark Button
   
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui
 
 Cadastro de interesse

Observatório de egressos

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Ouvidoria
Desenvolvido em Joomla!