Intercâmbio Estudantil

Participe de uma experiência de estudo no exterior

Todo ano, alunos do IFSC têm a oportunidade de estudar em outro país por meio de programas e parcerias com outras instituições.  O IFSC também recebe alunos estrangeiros que queiram estudar em nossos câmpus. 

Acompanhe a experiência dos nossos estudantes no Blog dos Intercambistas.

Como participar de um programa de intercâmbio?

Comece a se preparar desde já !

  • Estude um segundo idioma, de preferência a língua inglesa ou aquela falada em países em que você tem interesse em estudar;
  • Procure já ter o passaporte;
  • Informe-se com antecedência sobre a retirada de vistos dos países em que tiver interesse;
  • Acompanhe por aqui a divulgação dos editais com oportunidades abertas. 

Programas

Congresso Mundial da WFCP/2018 - Austrália

Seleção pública de estudante para representar o IFSC no Acampamento de Jovens Líderes do Congresso Mundial da WFCP/2018, de 7 a 11 de outubro de 2018, na Austrália.

Podem participar alunos dos cursos superiores de tecnologia ou técnicos subsequentes.

Inscrições até 20 de julho de 2018 pelo e-mail assint@ifsc.edu.br, contendo os documentos relacionados no item 5.1 do edital. 

Dupla Titulação

Já pensou que bacana ter a chance de obter duas titulações: engenheiro(a) eletricista de nível superior no Brasil e mestre em Portugal? Temos um programa que tem a finalidade de promover a mobilidade internacional dos estudantes, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana.

 

Mobilidade de Estudantes Estrangeiros

Em 2017, foi lançada pela primeira vez uma chamada formal para estudantes estrangeiros que desejam estudar no IFSC por um semestre. Com base nos candidatos inscritos, a Assessoria de Assuntos Internacionais fez um trabalho de seleção para a realização da mobilidade.

No momento, não há chamadas abertas.

Propicie

Lançado em 2010, o Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa cientifica e no desenvolvimento tecnológico em Instituições de Ensino no exterior. Por meio do programa, os estudantes recebem uma bolsa de pesquisa por um período de um semestre em  instituições de Ensino estrangeiras para realização do trabalho de conclusão de curso de Graduação Tecnológica ou do Projeto Integrador equivalente ao último ano do curso.

Brafitec

O Brafitec (Brasil France Ingénieur Tecnologia) é um programa de intercâmbio desenvolvido no âmbito da cooperação entre o Brasil e a França e que se organiza por meio de parcerias universitárias nas diferentes áreas de Engenharia. Seus objetivos são promover o intercâmbio de estudantes de graduação e de professores em engenharia e estimular iniciativas de alinhamento de programas e conteúdos de ensino, facilitando o reconhecimento recíproco de créditos obtidos junto às instituições conveniadas. Do lado brasileiro, o financiamento das bolsas de estudos é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O IFSC faz chamadas internas voltados aos alunos dos cursos de engenharia.

Programa de Acompanhamento de Intercambistas ("Buddy")

A Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais (Assint) celebra a criação do Programa de Acompanhamento e Apoio a Intercambistas Incoming, denominado "Buddy", que concederá auxílio financeiro aos alunos do IFSC selecionados para auxiliar no cotidiano de intercambistas que frequentarão a instituição para realização de projetos específicos, intercâmbio do semestre letivo ou intercâmbio cultural. 

Contato

Raquel Matys Cardenuto
Assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais
Head of Strategic and International Affairs
E-mail: assint@ifsc.edu.br
Telefone: + 55 48 3877 9010 

Voltar ao Topo