Assistência Estudantil

Veja como funcionam as ações da Assistência Estudantil

Com o objetivo de garantir condições de acesso e permanência com êxito dos estudantes no percurso formativo, o IFSC disponibiliza aos seus estudantes a assistência estudantil. São organizadas diversas ações, por meio das quais os estudantes têm acesso a atividades desportivas, apoio a participação em eventos, auxílio financeiro para pagar despesas – como, por exemplo, alimentação, moradia, material escolar e transporte entre casa e escola -, dentre outras.


Em caso de dúvidas, envie e-mail para assistenciaestudantil@ifsc.edu.br.

Índice de Vulnerabilidade Social

O IVS, regulamentado pela Resolução Consup nº 42/2017, é um índice que caracteriza a situação de vulnerabilidade social, calculado com base na renda e em agravantes sociais, e que pode ser usado como critério de acesso exclusivo ou associado em programas de assistência estudantil e/ou editais destinados aos estudantes do IFSC.

 

Infográfico com as etapas de solicitação do PAEVS


Quem pode solicitar?

Estudantes com renda per capita de até 2 salários mínimos em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no curso.

Como solicitar?

Para obter o IVS, o estudante deve entregar todos os documentos necessários para a realização da análise de renda bruta per capita e dos agravantes sociais e seguir os passos e prazos descritos no edital vigente do IVS.

Editais
Resultados
Perguntas Frequentes

Conheça o PAEVS

O Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS) disponibiliza auxílio financeiro para contribuir no atendimento às necessidades de estudante em vulnerabilidade social, visando a sua permanência e êxito acadêmico.

Quem pode Acessar?

  • Auxílio Permanência: destina-se a estudantes matriculados em cursos presenciais, com renda bruta per capita de até 2 salários mínimos.
  • Auxílio Compulsório: destina-se a estudantes inscritos no CadÚnico, os matriculados em cursos Proeja e os matriculados em cursos que façam parte de ações voltadas a públicos estratégicos.
  • Auxílio Ingressante Cotista: destina-se a estudantes que entraram no IFSC por meio da cota de escola pública, com renda inferior a 1,5 salários-mínimos, matriculados em curso presencial.
  • Auxílio Emergencial: de caráter eventual, destina-se a estudantes matriculados em curso presencial, em situação financeira adversa e não previsível que impossibilite a permanência no curso.

Como acessar?

  • Auxílio permanência: o estudante precisa ter matrícula regular e Índice de Vulnerabilidade Social - IVS válido. O primeiro passo para obter o IVS é solicitar a análise de renda, que agora é igual para o aluno que ingressa por meio das cotas de renda inferior a 1,5 salários mínimos e para quem solicita o IVS.

Sobre os demais auxílios, procure a Coordenadoria Pedagógica do seu câmpus.

Editais
Resultados
Avaliação
Perguntas Frequentes

Projeto Alunos Conectados

Clique aqui para ver o conteúdo em Libras

O IFSC firmou termo de adesão com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Ministério da Educação para fornecimento de acesso a internet de dados móveis aos alunos da instituição com dificuldades de conexão. O objetivo é possibilitar o acompanhamento das atividades acadêmicas não presenciais durante o período de pandemia.

Podem solicitar esse auxílio os alunos do IFSC com matrículas ativas em cursos presenciais e que tenham IVS válido ou, na ausência de IVS, comprovem renda familiar mensal de até 0,5 salário mínimo per capita (via CadÚnico).

As solicitações devem ser enviadas diretamente para o câmpus onde o aluno está matriculado, por e-mail. As informações obrigatórias que devem constar no e-mail são as seguintes:

Assunto do e-mail: Projeto Alunos Conectados
Matrícula estudante: número da matrícula do aluno no IFSC
Nome completo do estudante
CPF do estudante
Quantidade de disciplinas matriculadas no semestre vigente
Número do celular
Código da operadora do chip pré-existente (da linha atual do aluno) – 15 (Vivo), 21 (Claro), 31 (Oi), 41 (Tim)
CEP do local de acesso (onde o estudante utilizará os dados)
Recebe auxílio internet do IFSC (sim ou não)

E-mails para solicitação do auxílio nos câmpus:

Araranguá: mozart@ifsc.edu.br
Caçador: depe.cacador@ifsc.edu.br
Canoinhas: pedagogico.can@listas.ifsc.edu.br
Chapecó: dae.chapeco@ifsc.edu.br
Criciúma: assuntosestudantis.cri@ifsc.edu.br
Garopaba: cp.gpb@ifsc.edu.br
Gaspar: coord.pedagogica.gas@ifsc.edu.br
Florianópolis: pedagogico.fln@ifsc.edu.br
Florianópolis-Continente: estagio.continente@ifsc.edu.br 
Itajaí: pedagogico.itj@ifsc.edu.br
Jaraguá do Sul-Centro: dae.jar@ifsc.edu.br
Jaraguá do Sul-Rau: estudante.rau@ifsc.edu.br
Joinville: dae.jle@ifsc.edu.br
Lages: npe.lgs@ifsc.edu.br
Palhoça Bilíngue: assistenciaestudantil.phb@ifsc.edu.br
São Carlos: cpad.sca@ifsc.edu.br  
São José: depe.sje@ifsc.edu.br
São Lourenço do Oeste: depe.slo@ifsc.edu.br
São Miguel do Oeste: pedagogico.smo@ifsc.edu.br
Tubarão: coord.pedagogica.tub@ifsc.edu.br
Urupema: assistencia.estudantil.urp@ifsc.edu.br
Xanxerê: coord.pedagogica.xxe@ifsc.edu.br

Auxílio Emergencial de Acesso à Internet

Este auxílio emergencial, conforme disposto no Art. 25 da Resolução CONSUP 41/2017, é de caráter eventual e destinado a atender estudante matriculado em curso presencial e sem acesso à internet, no contexto de manutenção do calendário acadêmico com suspensão das aulas presenciais e substituição por atividades não presenciais por meio de tecnologias da informação e comunicação (TIC), devido à medida de isolamento social imposta pela pandemia Covid-19.

Em Libras
Instrução Normativa nº 05, de 7 de abril de 2020
Instrução Normativa nº 06, de 16 de abril de 2020 - Retifica a IN 05
Contato Coordenação Pedagógica
Contato Chefes DEPE

Auxílio-Moradia

Para proporcionar melhores condições para a permanência e êxito dos seus estudantes, o IFSC oferece um auxílio-moradia para custear parcialmente os gastos com aluguel ou outros custos com moradia fora da sede familiar. Se você precisa desta ajuda, leia o edital e faça a sua inscrição.

Editais Moradia
Resultados Moradia 

 

Voltar ao Topo