Pular para o conteúdo
Pin

Portal do IFSC Portal do IFSC

Resultados da pesquisa - Busca

  • O IFSC
  • CURSOS
  • CÂMPUS
  • ESTUDANTES
  • COMUNIDADE
  • COMUNICAÇÃO
  • Acesso à Informação, Transparência e Prestação de Contas
  • International
  • Libras

Busca

  • Qualquer Páginas
  • Notícias 55
  • Estatísticas e Informações Acadêmicas 19
  • Documentos Norteadores 17
  • Comunidade 15
  • Câmpus Joinville 11
  • Colegiados 9
  • Blog da Reitora 9
  • Câmpus Itajaí 5
  • Câmpus Florianópolis 4
  • Câmpus Criciúma 4
  • Tudo
  • Artigo de Conteúdo Web 79
  • Documento 109
  • Qualquer Categorias
  • Noticia 38
  • Destaque Portal 34
  • Extensão 20
  • Institucional 15
  • Destaque Todos os sites 10
  • Blog da Reitora 9
  • Eventos 9
  • Câmpus Criciúma 6
  • Blog 5
  • Destaque Câmpus Itajaí 4
  • Qualquer hora
  • Última hora 0
  • Últimas 24 horas 1
  • Semana passada 1
  • Mês passado 7
  • Ano passado 65
  • Período personalizado…
  • De
    Para
Mostrando 1 - 20.
  • ← Primeiro
  • Anterior
  • Mais
 
NOTÍCIA

a curricularização da Extensão...

Evento contou com mais de 400 inscritos para discutir o tema curricularização da extensão

NOTÍCIA

Inscrições abertas para o Seminário de Curricularização da Extensão do IFSC...

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Seminário de Curricularização da Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento será realizado de 25 a 26 de março, no Câmpus Criciúma do IFSC, com a participação de coordenadores de extensão, coordenadores de cursos superiores, docentes, pesquisadores e interessados no tema extensão e sua inserção no currículo. As inscrições são abertas à comunidade externa.

DOCUMENTO

Curricularização.pdf...

avaliação. Registros das ações de curricularização da extensão no IFSC...construção da Carta do IFSC: desafios e compromisso com a Curricularização da Extensão...

PÁGINA

Curricularização da Extensão...

Curricularização da Extensão Entenda como funciona o processo no IFSC Implantar a extensão nos currículos significa afirmar que, em algum momento da vida acadêmica, o estudante precisa se envolver com atividades de extensão relacionadas aos componentes curriculares do curso. Essa demanda de adequação curricular é emergente no contexto de implantação e cumprimento do Plano Nacional de Educação – PNE e da resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE, nº 07 de 2018, que aponta as diretrizes nacionais para a extensão. O PNE 2014 – 2024 apresenta 20 metas para a educação brasileira a serem cumpridas durante a vigência do plano. Dentre elas, destaca-se a meta 12, que tem como objetivo elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior para 50%. Para atingir a meta 12, são descritas 21 estratégias, cabendo aqui ressaltar a estratégia 12.7 que indica que se deve “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. A Resolução CNE nº 7/2018 apresenta as diretrizes nacionais para a Extensão na Educação Superior Brasileira e também uma regulamentação sobre o disposto na Meta 12.7 do PNE de 2014. Segue a definição de extensão que foi trazida pela Resolução: “A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”. Para concretizar a curricularização da extensão, de acordo com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão (2006), a construção e alteração dos currículos deve ser focada no impacto e transformação dos discentes do curso a ser elaborado ou revisado. O currículo passa a ser concebido como um processo não-linear e rotineiro, onde as disciplinas deixam de ser verdades acabadas a serem repassadas e transmitidas. Torna-se um espaço de produção coletiva e de ação crítica. Os conteúdos das disciplinas não são mais a “essência” de um curso, tornando-se referência para novas buscas, novas descobertas, novos questionamentos, oferecendo aos estudantes um sólido e crítico processo de formação. Quando a universidade utiliza tais possibilidades, efetiva-se a Flexibilização Curricular, na perspectiva de um currículo que rompe com a predominância de disciplinas, tendo a transdisciplinaridade como eixo de referência. (FORPROEX, 2006, p. 41-42). *O conteúdo desta página teve origem o tema da dissertação do pesquisador Tomé de Pádua, sob orientação do professor Dr. Douglas Paulesky Juliani, submetido ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional realizado pelo Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) do IFSC. Histórico no IFSC O processo de atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso para atender ao Plano Nacional de Educação 2014-2024, no IFSC, teve início logo após a sua publicação. Esse processo apresenta as dificuldades em seu início, tornando-se mais ameno à medida que a instituição ganha experiência com seus erros e acertos. Confira algumas ações que foram realizadas no IFSC: Ação 1 – Sensibilização ao processo de curricularização da extensão (2016): Criação da comissão de curricularização da extensão no IFSC; Início da campanha de curricularização da extensão no IFSC; Encontro sobre curricularização da extensão no IFSC com as coordenadorias de cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados; Formações regionalizadas com Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos câmpus e Direx/Proex; Oferta do FIC – Formação de extensionistas em parceria com o Cerfead; Oficinas de formação regionalizadas. Ação 2 – Revisão dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) A partir da formação com os respectivos Núcleos Docentes Estruturantes, foi definido um período para a elaboração da seção dedicada às Atividades de Extensão nos projetos pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados. Ação 3 – Oferta dos cursos com previsão de 10% da carga horária em atividades de extensão (2018) Primeira possibilidade de campanha de ingresso IFSC com oferta de alguns cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados com creditação curricular de atividades de extensão. Ação 4 – Fomento de propostas e capacitação dos Núcleos Docentes Estruturantes (2018) Edital PROEX 21/2018 Apoio à curricularização da extensão. Doze propostas contempladas. Análise de Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, visando adequação às normas vigentes quanto ao processo de curricularização da extensão. Oficinas de Curricularização ao longo do ano. Ação 5 – Continuidade na capacitação (2019) I Seminário de Curricularização do IFSC. Atualização de Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, visando adequação às normas vigentes quanto ao processo de curricularização da extensão. Como fazer? As principais ações que foram tomadas para atingir o objetivo da estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação, dedicar 10% da carga horária total dos cursos de graduação para atividades de extensão. Nesse sentido, essas ações foram divididas em quatro passos – Regulamentação e possibilidades, Atualização dos Projetos de Curso, Avaliação dos Projetos e Monitoramento. Esses passos formam um ciclo que se retroalimenta, esse ciclo se assemelha ao de implementação de uma política pública, como descrito por Frey (2000). 1º passo: Regulamentação e possibilidades Em setembro de 2015 foi publicada pelo Conselho Superior do IFSC – Consup a resolução 35/2015, que trata da curricularização. A resolução traz “diretrizes para a inclusão de atividades de extensão nos currículos de cursos de graduação do IFSC” (IFSC, 2015) e foi atualizada um ano após a sua publicação, sendo substituída pela resolução CONSUP 40/2016. 2º Passo: Atualização do PPC Após a publicação da resolução da curricularização, a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas do IFSC – Proex promoveu diversos encontros e capacitações com os Núcleos Docentes Estruturantes – NDE. As reuniões de capacitação visavam apresentar as possibilidades de inclusão da Extensão nos PPCs e também capacitava sobre as definições do próprio conceito de extensão. Cada NDE tem autonomia para construir o PPC e descrever como a extensão será executada no curso em questão, desde que atenda as resoluções vigentes, tanto a da curricularização quanto a que apresenta os conceitos de extensão no IFSC. Para garantir que o PPC atenda às regulamentações vigentes, ele é apreciado pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão – Cepe. 3º Passo: Avaliação do PPC Após a criação ou atualização do PPC, o documento será aprovado pelo Cepe somente se obtiver parecer favorável da Proex. O documento passa por avaliação da equipe técnica da extensão para checar se os critérios elencados nas resoluções foram atendidos. Caso o PPC descumpra algum item da legislação vigente, ele é devolvido para que o NDE faça os ajustes necessários, de acordo com as indicações do parecerista. Após essa etapa o curso pode ser ofertado, já com a previsão das atividades de extensão. 4º Passo: Monitoramento do PPCs – Avaliação dos resultados Somente com os cursos em oferta que será possível verificar a efetividade de toda essa movimentação institucional. Cabe a instituição de ensino verificar se as suas resoluções internas atendem às leis maiores e se isso tem se traduzido nos projetos de curso e, além disso, na prática docente e discente. Este último passo pode dar início a uma nova atualização de resoluções e projetos de curso, em um processo que é cíclico.

NOTÍCIA

IFSC retoma processo de curricularização da extensão...

IFSC retoma processo de curricularização da extensão EXTENSÃO Data de Publicação: 30 jun 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:12 Foto: Arquivo IFSC Foi aprovada, na reunião desta quinta-feira (30) do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC (Cepe), a atualização da resolução que estabelece as diretrizes para a inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação do Instituto. Conforme estabelece o Plano Nacional de Educação 2014-2024, os projetos pedagógicos de todos os cursos superiores (PPC) do País deverão assegurar em suas matrizes curriculares, no mínimo, 10% da carga horária total em extensão nas áreas de grande pertinência social. A Diretoria de Extensão do IFSC (Direx) lançou um site para organizar o processo que contará com as seguintes etapas: sensibilização, revisão dos PPCs e oferta dos cursos. De acordo com as diretrizes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a extensão é entendida como um processo educativo, cultural, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre a instituição e a sociedade de forma indissociável ao ensino e à pesquisa com a participação dos estudantes. Assim, as atividades de extensão devem promover a transformação social no entorno dos câmpus do IFSC envolvendo servidores e discentes por meio de programas, projetos, cursos, eventos ou produtos. Para fins de curricularização, o documento aprovado pelo CEPE orienta que a extensão pode ser distribuída no PPC como parte de componentes curriculares não específicos de extensão, como unidades curriculares específicas de extensão ou como uma composição dessas duas formas. Como vai funcionar A sensibilização dos servidores para o processo de curricularização da extensão é a primeira etapa que está sendo feita pela Direx. Além da criação do site específico do processo, está previsto um seminário sobre curricularização da extensão no IFSC - com as coordenadorias de cursos de graduação - em agosto deste ano, além de formações regionalizadas com servidores dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos câmpus e da Direx no próximo semestre. Um curso de qualificação para a formação de extensionistas também deve ser ofertado em outubro em parceria com o Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto (Cerfead). A segunda etapa será a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos para que o processo se encerre com a oferta do curso - já com a extensão dentro do currículo. Para os cursos que aderirem ao cronograma proposto pela Direx, a previsão é que as primeiras turmas a terem atividades de extensão curricular sejam as ingressantes no processo seletivo 2018.2. O diretor de extensão do IFSC, André Dala Possa, observa que, com base na resolução de 2015 do IFSC que iniciou o processo, alguns câmpus se anteciparam e já fizeram a previsão de atividades de extensão, como é o caso de Gaspar. “Contudo, frente à implantação do SIGAA-Módulo Graduação, serão necessários ajustes nesses PPCs”, informa André. Clique aqui para acessar o cronograma do processo. Processo complexo Atualmente, o IFSC conta com 45 cursos de graduação aprovados que atendem mais de 3,5 mil estudantes – considerando os superiores de tecnologia, as licenciaturas e os bacharelados. De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em 2019, o número de cursos deve passar para 59, com cerca de 10 mil vagas. O diretor de extensão explica que esse é um processo que deve ser feito por todas as instituições do País que ofertam ensino superior e que o IFSC é uma das primeiras instituições públicas que já iniciou o processo de curricularização de atividades de extensão. “Além da complexidade de revisar muitos currículos, existem ainda limitantes relacionados à dificuldade de compreensão do papel da extensão na formação do aluno e, principalmente, como colocá-la em prática. Por isso, a Direx repensou o cronograma, destinando uma etapa específica à formação de extensionistas”, ressalta. O fato de os servidores estarem conscientes sobre a importância da extensão e capacitados para desenvolver projetos desse tipo é fundamental para a consolidação do processo. “O Ensino e a Pesquisa já têm princípios consolidados nos currículos, ao passo que a maioria dos cursos traz a unidade curricular de metodologia da pesquisa científica, por exemplo. Precisamos encontrar um caminho para que nossos estudantes sejam iniciados na extensão, fazendo-os perceber que todo conhecimento trabalhado ao longo do curso só tem sentido quando aplicado”, enfatiza André. Sobre o site O site do processo - http://curricularizacaodaextensao.ifsc.edu.br - traz as normas e os documentos para orientar o trabalho, além do cronograma proposto. Também há um espaço para divulgar experiências de atividades de extensão do IFSC e de outras instituição. Uma área de Dúvidas Frequentes foi disponibilizada para tornar o processo mais claro e os visitantes também podem interagir com a Direx, outros câmpus e outras instituições. É por este canal ainda que serão disponibilizados as propostas de PPCs para que as coordenações de curso e coordenadorias pedagógicas possam analisar o documento e propor sugestões em uma área dedicada às atividades de extensão nos projetos pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados. O site ainda está em construção e será atualizado a cada etapa do processo. André explica que o canal serve não apenas para consulta e ambiente de trabalho dos servidores do IFSC, como para que o Instituto possa compartilhar informações sobre o processo com outras instituições. “Pelo site, comunidade externa e alunos também poderão acompanhar o que está sendo feito pelo IFSC, além de podermos trocar experiência com outras instituições que também estejam nesta empreitada”, conta. Perspectivas A pró-reitora de Extensão e Relações Externas do IFSC, Maria Cláudia de Almeida Castro, explica que curricularizar a extensão neste momento não é um trabalho a ser feito apenas para que se cumpra a legislação. “É por meio da extensão que conseguimos otimizar o atendimento da missão institucional da Rede Federal”, ressalta. A presença de atividade de extensão no currículo dos cursos de graduação já consta, inclusive, como um critério para avaliação de cursos do Inep. “O PNE reforça uma política educacional já consolidada em países desenvolvidos em que a extensão comprova trazer benefícios para todos os envolvidos: alunos, professores e comunidade”, enfatiza Maria Cláudia. Segundo a pró-reitora, ter atividades de extensão incorporadas ao currículo é um investimento para que o País tenha um ensino profissional mais significativo, com responsabilidade social e caráter tecnológico, alinhado às demandas do mercado de trabalho. “A aposta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira é que, com a curricularização da extensão, se consiga aproximar a Rede Federal das demandas reais, criando possibilidades de otimizar o perfil do nosso egresso e manter a qualificação contínua dos educadores”, conclui. Por Marcela Lin | Jornalista IFSC COMPARTILHE EXTENSÃO Últimas notícias EXTENSÃO 22 fev 2021 Sete filmes para aprender sobre vinhos: o número 3 vai te surpreender EXTENSÃO 24 fev 2021 Corrida de rua: Câmpus Canoinhas oferece curso de noções básicas de treinamento para iniciantes EXTENSÃO 22 fev 2021 Câmpus Araranguá abre inscrições para grupos de conversação em inglês

NOTÍCIA

Alunos promovem atividade de curricularização da extensão...

Alunos promovem atividade de curricularização da extensão CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 09 mar 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:26 Foto: Arquivo IFSC Foto: Arquivo IFSC Foto: Arquivo IFSC Foto: Arquivo IFSC A aula magna marca o início do ano letivo e é quando profissionais renomados são convidados para contar sua experiência para os alunos. No caso da aula magna “Inovação, pesquisa e desenvolvimento”, dos cursos de Processos Gerenciais e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Gaspar, promovida na última quarta-feira (8) o desafio era ainda maior. Os responsáveis por organizar todo o evento eram os alunos da terceira fase do curso de Processos Gerenciais. A atividade faz parte das primeiras ações para promover a curricularização da extensão, o que significa incorporar ações de extensão ao currículo dos cursos superiores do IFSC. “Quero parabenizar os alunos por todo o empenho nesse trabalho pioneiro para a curricularização da extensão prevista no Plano Nacional da Educação”, avalia a diretora-geral do Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira. Desde o final de 2016, os alunos começaram a planejar a atividade e a pensar no tema e nos profissionais que seriam convidados. Eles tiveram ainda aulas sobre organização e divulgação de eventos. “O mais difícil foi selecionar os palestrantes porque nós tínhamos que agregar tanto a área de Processos Gerenciais quanto à de Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, explica o aluno Joel França. Para falar sobre o tema “Pesquisa, inovação e desenvolvimento” os alunos convidaram a professora titular da Universidade Regional de Blumenau (Furb) Maria José Domingues, o coordenador de marketing da Senior, Juliano Depiné, e Liandro Rossini, agile coach da HBSIS. “O que os alunos tiveram que fazer para organizar essa aula magna já é um processo de inovação, que exigiu criatividade e trabalho em grupo. Eles tiveram que sair da zona de conforto e ao longo da sua carreira profissional precisarão fazer isso muitas vezes”, avalia a palestrante Maria José Domingues. Juliano Depiné falou um pouco de sua experiência profissional à frente da área de marketing da Senior, uma das maiores empresas de desenvolvimento de softwares de gestão. “Eu sou formado em Sistemas da Informação e hoje atuo na área de marketing. Vim falar para os estudantes que eles precisam estar preparados para mudanças na carreira como eu fiz. Eu vi no marketing digital uma oportunidade e hoje consigo aliar as duas áreas.” Liandro Rossini falou sobre a atuação da HBSIS no desenvolvimento de soluções para a área de vendas e logística. “A aula magna é sempre um momento importante de troca de experiências em que se consegue unir a parte teórica da acadêmica com o dia a dia das empresas.” O resultado do empenho dos alunos pôde ser observado pelo auditório lotado e pela presença de autoridades como do prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, e de representantes da prefeitura de Blumenau “É fundamental falar sobre inovação e pensar nisso a partir do município de Gaspar. O IFSC tem contribuído muito para o desenvolvimento da cidade e nesse sentido destaco o trabalho da prefeitura e do IFSC que permitiu o desenvolvimento do software e-fish para a gestão de propriedades ligadas à piscicultura”, explica o prefeito. Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC COMPARTILHE CÂMPUS GASPAR Últimas notícias CÂMPUS GASPAR 24 fev 2021 Projeto de extensão e Cissp do Câmpus Gaspar promovem roda de conversa sobre efeitos psicológicos que podem decorrer do isolamento social CÂMPUS GASPAR 22 fev 2021 Encontro Nacional de Servidores Negros e Indígenas dos Institutos Federais será realizado de 15 a 18 de março CÂMPUS GASPAR 22 fev 2021 Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena publica carta à comunidade acadêmica

NOTÍCIA

II Seminário de Curricularização da Extensão acontece de 10 a 12 de novembro...

Evento está com inscrições abertas

NOTÍCIA

Extensão discute curricularização de atividades no Seurs...

Extensão discute curricularização de atividades no Seurs EXTENSÃO Data de Publicação: 04 ago 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:15 Foto: Arquivo IFSC Foto: Arquivo IFSC Foto: Arquivo IFSC Foto: Arquivo IFSC A diretoria de extensão do IFSC integrou mesa redonda na manhã desta sexta-feira (5) sobre o tema "Curricularização da Extensão no Ensino Superior" no IFC Camboriú. A atividade faz parte da programação do 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) e contou com a presença de outras 28 instituições de ensino superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na mesa redonda mediada pela Udesc e organizada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproex), foram apresentadas as experiências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do IFSC. O IFSC apresentou resultados de projetos com alunos e servidores em um estande, apresentações orais, minicursos e oficinas. Na tarde de quinta-feira (4), o Forproex realizou reunião ordinária quando definiu o local do Seurs 2017: será em Foz do Iguaçu, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Segundo o diretor de Extensão do IFSC, André Dala Possa, convidado para a mesa, eventos como o Seurs são momentos ricos de integração dos extensionistas e permitem trocas de experiências que repercutem, ao final, em melhoria e qualificação da atuação dos participantes em suas localidades. "Ficou claro durante estes três dias que a extensão tem muito potencial de comunicação direta com a comunidade externa e a soma dos esforços das instituições públicas e privadas gera uma força transformadora que potencializa nossa atuação, motiva servidores e alunos e publiciza os resultados alcançados", afirma. André destacou ainda a importância do protagonismo dos estudantes na extensão. "Ficamos especialmente satisfeitos com a diversidade de trabalhos e com o perfil dos alunos IFSC envolvidos nas atividades. Tivemos alunos e servidores de diversos câmpus, tanto das graduações quanto do ensino médio técnico e de FIC Proeja", comemorou. A professora Ana Inês Souza, pró-reitora adjunta de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), elogiou a campanha proposta pelo IFSC para o que eles denominam de creditação curricular de ações de extensão. Segundo Ana Inês, o IFSC está construindo um caminho realista e possível e colherá resultados muito em breve. "Em 2013 nós começamos justamente com esse movimento pensado pelo IFSC, com previsão de capacitação dos educadores, antes da revisão dos projetos político pedagógicos. Isso deve ser fomentado nos outros institutos e universidades porque sem uma sensibilização para o novo universo que se abre frente à extensão no currículo corremos grandes riscos de fracassar", disse. O pró-reitor de extensão, cultura e comunidade da Udesc, professor Fábio Nopoleão, buscou a diretoria de extensão do IFSC para parceria no processo de curricularização. Na avaliação de Napoleão não faz sentido as instituições catarinenses trilharem caminhos alheios aos já construídos. "Precisamos uma comissão que crie um espaço permanente de avaliação do processo e discussão de estratégias. Essa parceria deve envolver inclusive órgãos dos estado como a secretaria de cultura", ponderou. A mesa redonda foi gravada e, após edição, será disponibilizada ao público na página do evento. Clique aqui e assista a entrevista da presidente do Forproex. Foto 1 – Estande do IFSC no Seurs Foto 2 – Seurs reuniu representantes de universidades do sul do Brasil Foto 3 – Integrantes do Forproex Foto 4 – O diretor de Extensão, André Dala Possa (direita), apresentou as experiências do IFSC Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC COMPARTILHE EXTENSÃO Últimas notícias EXTENSÃO 22 fev 2021 Sete filmes para aprender sobre vinhos: o número 3 vai te surpreender EXTENSÃO 24 fev 2021 Corrida de rua: Câmpus Canoinhas oferece curso de noções básicas de treinamento para iniciantes EXTENSÃO 22 fev 2021 Câmpus Araranguá abre inscrições para grupos de conversação em inglês

DOCUMENTO

seminário curricularização.jpg...

DOCUMENTO

Carta Seminário de Curricularização da Extensão.pdf...

Seminário de Curricularização da Extensão – IFSC/UNESC A presente carta de desafios..., necessidades e compromissos foi elaborada no II Seminário de Curricularização da...

DOCUMENTO

seminário curricularização abertura.jpg...

NOTÍCIA

curricularização da Extensão...

Revista Caminho Aberto abre chamada para relatos de experiência sobre curricularização da Extensão EXTENSÃO Data de Publicação: 05 jun 2018 14:27 Data de Atualização: 05 jun 2018 14:32 A revista Caminho Aberto abriu chamada especial para submissão de relatos de experiência sobre a incorporação de atividades de Extensão nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, conforme previsto na meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) - a chamada "curricularização da Extensão". Os relatos selecionados serão publicados em uma edição especial do periódico, que tem foco na divulgação de ações e projetos de Extensão e é publicado pelo IFSC desde 2015. O prazo para envio dos trabalhos é 31 de julho. Os textos devem ter entre 5 mil e 10 mil caracteres e seguir as diretrizes estabelecidas pela equipe editorial, de acordo com o modelo disponível no site da revista no Portal de Periódicos do IFSC e demais diretrizes para autores e condições de submissão. Mais informações pelo e-mail douglas.juliani@ifsc.edu.br. Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC COMPARTILHE EXTENSÃO Últimas notícias CÂMPUS FLORIANÓPOLIS 25 fev 2021 Polo Embrapii abre vaga para colaborador na área de gestão de projetos EXTENSÃO 22 fev 2021 Sete filmes para aprender sobre vinhos: o número 3 vai te surpreender CÂMPUS URUPEMA 22 fev 2021 Câmpus Urupema oferta curso na Vindima de Altitude

PÁGINA

imagem banner curricularização da extensão...

DOCUMENTO

REITORIA ITINERANTE.pdf

editais de Curricularização da Extensão 09h00-11h30 seminário de acompanhamento das...) curricularização da extensão Local:...

DOCUMENTO

Formulário - Chamada de apoio.odt

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DO IFSC DADOS DA EMPRESA EMPRESA: ENDEREÇO COMPLETO: RAMO...VISANDO APOIAR A REALIZAÇÃO DO II SEMINÁRIO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DO IFSC...

DOCUMENTO

Formulário para apresentação de propostas

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DO IFSC DADOS DA EMPRESA EMPRESA: ENDEREÇO COMPLETO: RAMO...VISANDO APOIAR A REALIZAÇÃO DO II SEMINÁRIO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DO IFSC...

DOCUMENTO

modelo_pôster_seminario_curricularizacao_nov.odp

procedimentos. Ressaltar a contribuição da atividade no processo de curricularização da...para a caracterização do trabalho de curricularização da extensão. PROCEDIMENTOS...

DOCUMENTO

Anais 2020.pdf

EXPERIÊNCIA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM...experiência teve o intuito testar novas metodologias para a curricularização da extensão...contribuam para a...

DOCUMENTO

Ata 01_2019_Colegiado-naoassinada.pdf

discussão da curricularização da extensão. 18 3) O coordenador do curso informou que...iniciar as discussões acerca da 27 implantação da curricularização da extensão no...

DOCUMENTO

Ata 01_2019 - naoassinada.pdf

reestruturação do PPC, que se dará por 20 conta da curricularização da extensão, seja...tratativas sobre a curricularização da extensão. Foi explicitado por todos os presentes...

Mostrando 1 - 20.
  • ← Primeiro
  • Anterior
  • Mais
Nó: liferay-ce-prod05
Social
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
O IFSC
  • Trabalhe no IFSC
  • Acesso à Informação, Transparência e Prestação de Contas
  • Colegiados
  • Documentos Norteadores
  • Estrutura Organizacional
  • Licitações
  • Histórico
  • Missão, Visão e Valores
  • Ouvidoria
Cursos
  • Técnicos Integrados
  • Técnicos Concomitantes
  • Técnicos Subsequentes
  • Graduação
  • Qualificação Profissional
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Pós-graduação
  • Educação a Distância
  • Resultados
  • Inscrições e acompanhamento
  • Como posso estudar no IFSC?
  • Calendário de inscrições
  • Editais
  • Cotas
  • Provas e Gabaritos
  • Estatísticas dos Processos Seletivos
  • Orientações para Matrícula
Câmpus
  • Câmpus Araranguá
  • Câmpus Canoinhas
  • Câmpus Caçador
  • Câmpus Chapecó
  • Câmpus Criciúma
  • Câmpus Florianópolis
  • Câmpus Florianópolis-Continente
  • Câmpus Garopaba
  • Câmpus Gaspar
  • Câmpus Itajaí
  • Câmpus Jaraguá do Sul - Centro e Rau
  • Câmpus Joinville
  • Câmpus Lages
  • Câmpus Palhoça Bilíngue
  • Câmpus São Carlos
  • Câmpus São José
  • Câmpus São Lourenço do Oeste
  • Câmpus São Miguel do Oeste
  • Câmpus Tubarão
  • Câmpus Urupema
  • Câmpus Xanxerê
Estudantes
  • Ações Inclusivas
  • Assistência estudantil
  • Bibliotecas
  • Calendário Acadêmico
  • Intercâmbio Estudantil
  • Documentos Úteis
  • Oportunidades
  • Sistemas Acadêmicos
Comunidade
  • Certificações
  • Extensão
  • Chamadas Públicas
Comunicação
  • Fale Conosco
  • Notícias
  • IFSCTV
  • Eventos
  • IFSC Verifica
  • Blog dos Intercambistas
  • Livros e Periódicos
  • Assessoria de Imprensa
  • Identidade Visual
  • Podcasts
  • Blog do IFSC
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Selo dos10 anos dos Institutos Federais

Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros, CEP: 88075-010, Florianópolis-SC
Telefone: (48) 3877-9000 | Fax: (48) 3877-9060
CNPJ 11.402.887/0001-60
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Acesso à informação Fala.BR

Copyright © 2018 Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Todos os Direitos Reservados.