topo blog gestao

Blogs

Blogs

ERBD e priorização de processos

Olá!

Nesta semana realizamos uma reunião técnica do Comitê GIRC para o levantamento dos critérios para a elaboração do Plano de Priorização de Processos 2022. Foi um momento importante para conversarmos sobre as possibilidades de melhoria do nosso Índice de Governança e avaliar quais são os processos considerados críticos em cada câmpus. Nossa diretora de Gestão do Conhecimento, Sabrina Moro Villela Pacheco, utilizou uma metodologia ativa por meio do “miro board” para facilitar a interação com os participantes.

Reunião da Prodin sobre priorização de processos

Para os servidores que quiserem saber mais, o material referente a essa questão encontra-se detalhado no menu Gestão de Riscos da Intranet.

Outra ação que gostaríamos de enfatizar é que estivemos substituindo nosso reitor na abertura de mais um importante evento realizado em Lages. Neste ano acontece a XVII edição da Escola Regional de Banco de Dados (ERBD), que é um evento anual, sem fins lucrativos, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e que reúne especialistas da academia e da indústria da área de Banco de Dados. 

O coordenador do evento foi o professor Carlos Andres Ferrero, que vem desenvolvendo excelentes modelos de predição de evasão, conforme já noticiado no nosso portal.

Abertura evento de CIências dos Dados em Lages

Para entender a importância do evento é só observar que a ciência de dados está associada à inteligência artificial, aos algoritmos utilizados nas redes sociais, ao desenvolvimento de carros autônomos, à previsão meteorológica, à análise da evolução de uma pandemia; às rotas de navegação,  entre outras questões da vida moderna.

Analisando artigos apresentados em edições anteriores fica claro que até mesmo o  combate ao assédio e o combate à violência contra as mulheres podem utilizar com eficiência de metodologias relacionadas à ciência de dados. O cientista de dados parece ser um alquimista moderno em busca da análise e interpretação de dados e informações com o objetivo de produzir conhecimento.

O evento também é realizado em um momento em que enfrentamos desafios imensos em relação ao respeito ao processo democrático brasileiro. Compreender o que é fake e o que é fato tornou-se um desafio gigantesco.  Por isso, eventos como a ERBD são fundamentais para que diferentes atores possam trocar experiências na busca de soluções comuns para problemas comuns.

Com as restrições do período eleitoral estaremos impossibilitados de continuar publicando post no Canal de Gestão. 

A Prodin tem por princípio de trabalho a transparência e o diálogo com os câmpus e por isso vamos continuar atualizando as ações em andamento da DTIC e DGC na Intranet. 

Clicando aqui é possível acompanhar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Departamento de Sistemas de Informação - DSI. 

Espero que todos possam se informar sobre os candidatos e votar com consciência.

Até depois das eleições!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24