topo blog gestao

Blogs

Blogs

Acordo de Cooperação Técnica com a Rede Pública SIG-UFRN

O IFSC celebrou acordo de cooperação técnica com a Rede Pública SIG-UFRN, que visa integrar o IFSC a essa rede de modo a aprimorar e evoluir os sistemas SIG-UFRN, que englobam subsistemas como SIGAA, Sipac, SIGRH e outros módulos de interesse, como o SIGPP (Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos), que permite o gerenciamento do planejamento da instituição.

O acordo prevê também o acesso às contribuições e inovações geradas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela Rede de Cooperação do SIG por meio do acesso ao repositório de códigos-fonte e à documentação do sistema. Com isso, uma série de atualizações de arquitetura e infraestrutura poderão ser realizadas de forma mais rápida, segura e estável

No escopo do acordo estão delineadas várias ações e metas que serão desenvolvidas até 2026, incluindo:

  • aprimoramentos em sistemas de compras;
  • sistema de custos;
  • diploma digital;
  • melhorias em diversos aspectos dos sistemas existentes e sua integração com órgãos do governo federal, garantindo conformidade com as normas legais aplicadas à gestão pública.

A justificativa para a celebração deste acordo de cooperação técnica está baseada na constatação de que o conhecimento gerado no desenvolvimento dos sistemas pela UFRN despertou o interesse de várias instituições devido à inovação, abrangência, integração e recursos tecnológicos envolvidos. Os sistemas SIG-UFRN, compreendendo SIGAA, SIGRH, SIPAC e Orbitais, são utilizados por aproximadamente 70 instituições, formando uma rede de
colaboração para melhorar e manter essas soluções atualizadas de acordo com as regulamentações em constante evolução.

Para garantir a sustentabilidade do projeto, a instituição elaborou o projeto acadêmico nº 491/2018, denominado "Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Fomento à Inovação na Superintendência de Informática." Este projeto especifica as ações a serem realizadas em cooperação com a Rede Pública SIG-UFRN, celebrado com a FUNPEC (Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura) por meio do contrato nº 6904.21.1418. O financiamento conjunto das contribuições das cooperadas da Rede permite o desenvolvimento contínuo dos
sistemas SIG.

O projeto se justifica por ser uma plataforma que promove o desenvolvimento, pesquisa, inovação e formação tecnológica, com o objetivo de melhorar as soluções de sistemas e infraestrutura de redes, possibilitando à STI (Superintendência de Tecnologia da Informação) realizar transferência de tecnologia e compartilhar conhecimentos adquiridos. Além disso, a Prestação de Contas Técnica será efetuada por meio de um relatório descritivo das ações executadas, com a aplicação do conjunto de contribuições das cooperadas, em conformidade com o Acórdão 524/2018-TCU-Plenário.

Atualmente, o IFSC dispõe de uma equipe técnica composta por 23 servidores de Tecnologia da Informação (TIC), responsáveis por fornecer diversos serviços de TI para a instituição, incluindo governança e segurança da informação, atualização, customização e manutenção de sistemas, bem como administração e suporte a redes de computadores, entre outros.

O IFSC já havia celebrado um termo de cooperação técnica com a UFRN em 2013 para utilizar os códigos dos sistemas SIG (SIPAC, SIGRH e SIGAA). Entretanto, essa cooperação técnica foi encerrada em 2016, devido às numerosas customizações realizadas nos sistemas. Agora, o IFSC reconhece a necessidade de acesso aos módulos mais recentes do SIG para atender às normas legais.
 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 45
Numero de avaliações: 0
Data: 06/06/24
thumbnail
Postagens: 39
Numero de avaliações: 0
Data: 15/07/24
thumbnail
Postagens: 29
Numero de avaliações: 0
Data: 12/07/24
thumbnail
Postagens: 18
Numero de avaliações: 0
Data: 14/06/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 11
Numero de avaliações: 0
Data: 28/06/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24