topo blog gestao

Blogs

Blogs

Apoio ao Congresso de Energia Solar

Olá, tudo bem?
 
Como eu já tinha anunciado, sigo como reitor interino do IFSC até dia 27 de maio, durante as férias do professor Mauricio Gariba Júnior. Por conta disso e da intensa agenda, mudamos um pouco a ideia inicial da nossa Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional que era que, a cada semana, um dos nossos servidores responsáveis por áreas da Prodin ocupasse este espaço para fazer seus relatos. Por isso, por enquanto, os posts estão sendo escritos só por mim. Mas, em breve, voltaremos com os relatos também de outros integrantes da nossa equipe.
 
No post de hoje gostaria de destacar a importância do IX Congresso Brasileiro de Energia Solar, o CBENS, que estamos apoiando institucionalmente. O evento será realizado na semana que vem, entre os dias 23 e 24 de maio, em Florianópolis. 
 
Apoiar este importante evento é um orgulho para nossa instituição, que tem em seu nome a integração da educação, ciência e tecnologia. Entre os coordenadores deste evento, está o professor do Câmpus São José Samuel Luna de Abreu, um colega da área de Engenharia Mecânica e professor de refrigeração. É uma satisfação imensa tê-lo nesta organização. 
 
Meu contato com a área de Energia Solar se deu no ano de 1990, quando cursava a quarta fase da Engenharia Mecânica da UFSC. Foi o professor Samuel que me apresentou o Laboratório Solar e apoiou minhas atividades. Desde muito jovem, o professor Samuel era um apaixonado pela área, em uma época em que a energia solar não possuía tanto apelo econômico como tem hoje. 
 
Este evento tem uma grande relevância para o estado catarinense, que tem se destacado como um polo de excelência na área. O IFSC tem a responsabilidade de estar à frente da disseminação das tecnologias limpas, o que vai ao encontro do nosso Programa de Sustentabilidade e dos Objetivos do Milênio.
 
Em um momento em que a COP 26 deixou claro que o tempo está passando e estamos perdendo a oportunidade de reverter os efeitos do aquecimento global, apoiar energias limpas, formar profissionais, desenvolver novas tecnologias é nosso dever como instituição mais capilarizada de nosso estado e com grande capacidade de mobilização em ensino, pesquisa e extensão para a promoção e disseminação das melhores práticas relacionadas ao uso de energias renováveis.
 
A solenidade de abertura será na terça-feira, às 10h, e terá acesso gratuito ao público. Gostaria de convidá-los para esse momento, em que será possível assistir também a uma palestra com o pesquisador espanhol Eduardo Lorenzo sobre sistemas fotovoltaicos.
 
O CBENS ocorre a cada dois anos e é o evento técnico-científico mais importante do país na área de energia solar. Nele são discutidos os temas mais relevantes e apresentados os desenvolvimentos científicos mais recentes dessa área por meio de palestras, workshops, trabalhos científicos, feira tecnológica e minicursos. 
 
Desde a primeira edição, há 16 anos, as perspectivas para a área de energia solar mudaram muito no Brasil e no mundo. O Brasil é um país com potencial gigantesco na gestão de energias limpas e não podemos perder a oportunidade de sermos protagonistas como detentores de patentes e das tecnologias necessárias para que um dia passemos de importadores a exportadores. 
 
A participação do IFSC como protagonista no EnergIF  - Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal - é só um exemplo nos dias de hoje. Mas há muito tempo o IFSC vem se destacando na área. Em 2001, por exemplo, o Câmpus Florianópolis aprovou o primeiro curso superior de tecnologia em Sistemas de Energia. Muitos cursos foram desenvolvidos desde então. 
 
Há cinco anos, o Câmpus Florianópolis passou a ser sede do polo Embrapii, o que impulsionou nossa atuação na pesquisa e inovação em Sistemas Inteligentes de Energia.
 
Enfim, o IFSC só tem a ganhar com a organização deste tão importante evento.
 
Outras agendas
 
Para finalizar gostaria de registrar que realizamos uma reunião com a deputada estadual Paulinha na Assembleia Legislativa com o objetivo de solicitar apoio para a consolidação do nosso Câmpus avançado São Lourenço do Oeste. A deputada foi extremamente receptiva e se colocou à disposição para pleitear junto ao Governo do Estado a doação definitiva do espaço que ocupamos em comodato.
 
Reitor interino Jesue e pró-reitora Flávia em reunião com deputada Paulinha
 
Também realizamos mais uma reunião com os diretores-gerais dos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente e Palhoça Bilíngue e com a equipe da Pró-Reitoria de Ensino para encontrar uma solução de consenso para a questão do Cerfead. Como resultado, a Proen vai encaminhar ainda nesta semana uma proposta de conciliação.
 
Em relação ao Programa de Gestão, seguindo nosso compromisso de diálogo, realizamos reunião com representantes da CPPD para avaliar as sugestões dos diretores e diretoras-gerais. Também solicitamos um parecer jurídico junto à PGF/AGU para dirimir algumas dúvidas trazidas na reunião realizada no dia 4 de maio. Em relação ao tema, informamos que essa semana foi publicado o Decreto presidencial 11072/2022, que dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho. Estaremos avaliando possíveis repercussões em relação a nossa regulamentação. 
 
Também participamos de um importante evento na OAB sobre a participação da mulher na política como forma de fortalecimento da democracia: o lançamento do curso “Mais Mulheres na Política”. O curso é resultado de uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a UFSC. O IFSC foi convidado formalmente em decorrência do Projeto que desenvolvemos nos câmpus Tubarão e Criciúma em parceria com o MMFDH dentro do Programa Qualifica Mulher. 
 
Lançamento curso OAB
 
Na oportunidade, ouvimos uma mensagem muito firme em defesa da democracia e da participação feminina nas eleições do presidente do TSE, Edson Fachin. A participação das mulheres no parlamento é da ordem de 15%. No universo de eleitores e eleitoras, as mulheres correspondem a 52% dos votos. Por isso, uma série de ações vêm sendo realizadas pelo TRE-SC, OAB e a Assembléia Legislativa para mitigar esse problema. Uma ação importante é a formação para a política como o Programa Mais Mulheres na Política. 
 
Destaco ainda o importante trabalho que vem sendo realizado pela nossa Diretora de Gestão do Conhecimento e sua equipe na revisão dos indicadores estratégicos e na capacitação para gestão de riscos institucionais.
 
Nessa semana, também temos diversas formaturas ocorrendo em todo o estado, a maioria delas presenciais, o que nos enche de satisfação. Como deu para notar, foi mais uma semana bem intensa, mas gratificante.
 
Até a próxima! 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24