topo blog gestao

Blogs

Blogs

Principais ações da Proen em 2022

Olá,

Estamos muito felizes em termos mais um canal de diálogo e comunicação com a nossa comunidade. A partir de agora vamos fazer aqui um resumo de tudo o que tem sido feito na Pró-Reitoria de Ensino do IFSC. Nesta semana, apresentaremos as principais ações planejadas pela Proen para este ano.

Abraços fraternos e bem-vindas e bem-vindos ao nosso canal da gestão.

Adriano Larentes da Silva
Pró-Reitor de Ensino do IFSC

---

Este será um ano de inúmeros desafios para todo o ensino do IFSC. Na Pró-Reitoria de Ensino a prioridade de 2022 tem sido a retomada gradual das atividades presenciais e a realização de um conjunto de ações voltadas à permanência e êxito dos estudantes. Dentre as ações já em andamento está a retomada do Plano Estratégico de Permanência e Êxito e o acompanhamento das comissões locais voltadas a esta questão. Além disso, este será o ano dedicado ao fortalecimento e consolidação da estrutura da Proen, ao aprimoramento dos fluxos, da comunicação e dos processos internos e de ampliação do diálogo com os coletivos e com os câmpus.

Na Diretoria de Ensino, o foco do trabalho será a ampliação e qualificação das orientações aos câmpus, a elaboração e atualização das diretrizes para as diferentes modalidades de oferta do IFSC e a contribuição com o avanço no plano de enfrentamento da evasão escolar, visando retorno e permanência dos estudantes. Na Diretoria de Assuntos Estudantis, este será o ano da avaliação da Política de Assistência Estudantil, com foco na consolidação da Resolução Nº 001/2010/Cepe (Assistência Estudantil), atualização da Resolução 46/2014/Consup (PSAE) e regulamentação do auxílio-moradia. A criação da Política de Educação Especial e da Política de Cultura e Esporte do IFSC, a capacitação das equipes e a (re)organização do trabalho das coordenadorias e articulações vinculadas à DAE também serão priorizadas. 

Na Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas, as principais ações estarão relacionadas à customização dos processos mapeados, como a matrícula e diploma digital e a revisão e atualização das normativas que impactam no trabalho dos registros acadêmicos. Para 2022 também está planejado o Encontro do Fórum dos Registros Acadêmicos do IFSC, com a participação de servidores da reitoria e dos câmpus.  No Departamento de Ingresso (Deing), foi recentemente criado o Fórum de Ingresso do IFSC, visando a revisão coletiva da política de ingresso da nossa instituição. Além disso, as atenções do Deing estarão voltadas às customizações do Sistema de Ingresso e SIGCertame, à retomada dos exames de classificação para os cursos integrados e do vestibular em conjunto com a UFSC.

Na Assessoria Especial para Políticas de EJA e Ensino Médio Integrado, o ano será dedicado à construção das diretrizes para o ensino médio integrado do IFSC, para a realização do I Seminário do Ensino Médio Integrado do IFSC e para a retomada do edital de busca ativa dos estudantes.

De forma geral, 2022 será para a Proen um ano de inúmeras ações que visam fortalecer o ensino no IFSC. Nas próximas semanas traremos mais detalhes de tudo o que tem sido feito e o que está planejado na Proen.

 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24