topo blog gestao

Blogs

Blogs

Audiências públicas

Olá!

Na semana passada, participei de audiência pública no município de Tijucas, que teve o objetivo de ouvir a comunidade local sobre a possibilidade de instalação de um câmpus do IFSC ou do IFC naquela região (foto abaixo). É a segunda audiência na qual estamos presentes representando o IFSC – a primeira foi em Braço do Norte (segunda foto). Esses encontros estão sendo organizados pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais e pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, com o deputado federal Pedro Uczai na coordenação dos trabalhos aqui em Santa Catarina.


A iniciativa é interessante porque os encontros envolvem várias lideranças comunitárias, políticas e empresariais, além de representantes da comunidade em geral desses municípios. E também vem sendo uma oportunidade rica para divulgar a atuação dos institutos federais, explicar as especificidades da educação profissional, científica e tecnológica, os reflexos da nossa atuação no desenvolvimento regional, a dinâmica que envolve a criação de cursos – sempre voltados aos arranjos produtivos locais.

Procuramos explicar que há alguns requisitos que entendemos que são importantes para que se cogite implementar um câmpus em determinado município, como dados populacionais, número de estudantes no nono ano do ensino fundamental – que são alunos em potencial dos cursos técnicos integrados – entre outros fatores. Nesse processo de aproximação, buscamos medir a receptividade da comunidade para receber um instituto federal.


A expectativa é que ainda este mês o Ministério da Educação lance edital para a criação de novos câmpus para a Rede Federal. Nesse processo de conversa nas comunidades para uma possível expansão, é preciso ter cuidado – e nós deixamos isso sempre bastante claro – para não preterir a consolidação dos câmpus que já temos em funcionamento. Temos problemas a resolver, há necessidade de implementação de equipamentos básicos em muitos dos nossos câmpus, e isso deve ser priorizado. 

As audiências públicas seguirão sendo realizadas, em cronograma ainda a ser definido. Mas já sabemos que elas devem ocorrer ainda em cidades como São Joaquim, Campos Novos, Mafra, Porto Belo e Lauro Müller. Serão novas oportunidades para estarmos presentes como instituição, ouvindo as comunidades e mostrando o potencial dos institutos federais.

Até a próxima!
 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 45
Numero de avaliações: 0
Data: 06/06/24
thumbnail
Postagens: 39
Numero de avaliações: 0
Data: 15/07/24
thumbnail
Postagens: 29
Numero de avaliações: 0
Data: 12/07/24
thumbnail
Postagens: 18
Numero de avaliações: 0
Data: 14/06/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 11
Numero de avaliações: 0
Data: 28/06/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24