topo blog gestao

Blogs

Conheça a Deia/Proen

Podemos supor que a vida acadêmica do estudante do IFSC inicia bem antes da efetivação de sua matrícula. Esse destaque é oportuno para que possamos ter em conta que as atividades da  Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) estão estreitamente articuladas com as políticas de acesso do estudante, bem como com a composição, estrutura e efetivação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC).

Assim, da efetivação da matrícula à emissão e registro do diploma, há a necessidade de um acompanhamento do estudante na instituição e, para tanto, a Deia atua na demanda e organização das informações acadêmicas, padronizando e coordenando o suporte conceitual e metodológico destes processos e seus devidos registros no sistema acadêmico. Esse trabalho de efetivo acompanhamento, no sentido de organização, ordenamento e efetivação dos processos acadêmicos, envolve e possibilita também a  auditoria dos dados acadêmicos, a elaboração das estatísticas, compondo indicadores educacionais, disponibilizando dados, informações e conhecimentos para o público externo, interno e órgãos de auditoria.

Capilarizada e articulada com os registros acadêmicos (RA), a Deia desempenha o papel de suporte conceitual, operacional e interpessoal com este setor estratégico nos 22 câmpus e no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead). Para a capacitação contínua dos servidores de RA, a Deia gerencia um repositório de materiais de orientação e tutoriais em ambiente virtual de aprendizagem. Para o servidor que deseja obter certificado, é possível realizar inscrição em turmas ofertadas de acordo com o tema de interesse.

Como estratégia de trabalho em rede, a Deia compõe de forma efetiva o Fórum dos Registros Acadêmicos (FRA), que é a instância consultiva, colaborativa e de formação inicial e continuada dos Registros Acadêmicos dos câmpus. Atualmente as reuniões com o FRA são realizadas periodicamente de forma remota, e quando necessário, de acordo com a temática, grupos de trabalho são constituídos para dar mais celeridade aos processos.  A previsão é que ainda este ano tenhamos um encontro presencial do FRA.

Na Reitoria, as atividades da Deia estão também estreitamente vinculadas para além dos setores da Pró-Reitoria de Ensino compondo ações, diálogos e estudos permanentes, e repasse de informações com as outras pró-reitorias.

Atualmente a Deia tem trabalhado intensamente, de forma participativa e cooperativa,  na atualização e desenvolvimento de normativas e regulações ou orientações institucionais que  impactam diretamente no trabalho dos Registros Acadêmicos e na vida acadêmica dos estudantes, principalmente neste período de retorno gradual às atividades presenciais, depois de todos os impactos causados pela pandemia da Covid-19.

A diretoria tem participado das customizações do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) de forma a garantir a compatibilidade dos sistemas de informação tanto com relação a alimentação e atualização de dados como do acesso à informação e a coleta de dados. É responsável por todo processo de recenseamento institucional respondendo anualmente aos censos da Educação Básica, Educação Superior e Plataforma Nilo Peçanha, assim como orientando o trabalho de registros dos dados da instituição no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec)
.

Planejamos a curto prazo tomar distância das atividades operacionais que hoje tomam um tempo grandioso, e poder  acompanhar a evolução dos indicadores educacionais relacionados às metas institucionais e governamentais, propondo análises e relatórios que contribuam com as políticas públicas de controle das variáveis e que possam auxiliar nos processos decisórios de gestão.

Com a nova gestão do IFSC, a Deia ganhou um outro desafio que é a revisão e atualização do Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes no IFSC (Pepee). Também tem a missão de compor a comissão organizadora do 7º Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, e do 5º Workshop sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, que o IFSC sediará em 9 e 10 de novembro de 2022, em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (Abapeve).

Nessa perspectiva se consolida a compreensão de que o trabalho do registro acadêmico é parte integrante e importante para as ações de enfrentamento à evasão escolar, seja em função da inserção e atualização de dados no sistema, ou pela possibilidade de produção de informações a partir deste dados, ou ainda pelo suporte oferecido aos outros setores para os quais estas informações são pertinentes.

A Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas conta com a seguinte estrutura de recursos humanos:

- Diretora de Estatísticas e Informações Acadêmicas : Sandra Lopes Guimarães (técnica em assuntos educacionais)

- Coordenador de Registro Acadêmico: Tiago Spiandorello (auxiliar em administração)

- Coordenador de Suporte Institucional à Permanência e Êxito: Carlos Daniel Ofugi Rodrigues (professor)

- Recenseadora Institucional: Greice Pinto Meireles da Ronch (assistente em administração)

- Caroline Souza (assistente em administração)

Em destaque, queremos agradecer o trabalho comprometido, ético e responsável desenvolvido na Deia pela servidora Elisa Freitas Schemes (técnica em assuntos educacionais), que no dia 11 de maio de 2022 foi redistribuída para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Blogueiros recentes

Postagens: 41