topo blog gestao

Blogs

Blogs

Conheça o Departamento de Ingresso

Olá! Continuando nossa série de textos apresentando os setores da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), hoje vou falar sobre o Departamento de Ingresso (Deing).

O Deing possui como escopo de trabalho gerenciar os processos de ingresso de novos alunos para os cursos dos tipos: FIC (Formação Inicial e Continuada); Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos); técnicos integrado ao ensino médio (para quem cursa o técnico e o médio no IFSC), concomitante ao ensino médio (para quem cursa o técnico no IFSC e médio em outra instituição de ensino) e subsequente ao ensino médio (para quem já possui certificado de ensino médio); superior de tecnologia, bacharelado e licenciatura; e ainda, cursos de pós-graduação.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Deing, estão a elaboração de editais públicos de ingresso e a alimentação de sistema informatizado para gerar lista de aprovados, chamadas posteriores e lista de espera. Pelo Departamento de Ingresso também passam as validações de cotas, cujas análises são descentralizadas nos câmpus no caso das cotas de escola pública, renda e heteroidentificação (preto, pardo e indígena) e na Diretoria de Assuntos Estudantis da Proen no caso da cota para pessoas com deficiência.

O trabalho também tem relação direta com a Direção de Ensino da Proen e dos câmpus, uma vez que os editais replicam as informações constantes em projetos pedagógicos de curso (PPC) e estes precisam ser aprovados considerando os prazos e regras estabelecidas institucionalmente. Este trabalho regular é permeado também por intencionalidades relacionadas ao objetivo de acesso e ingresso no IFSC. Estes diálogos estão intensificados no recém-criado Fórum de Ingresso, espaço permanente que conta com mais de 50 servidores (técnico-administrativos, docentes e gestores) e reúne-se uma vez por mês.

Uma novidade do ano de 2022 é a retomada do exame de classificação, com aplicação de prova de seleção a partir do ingresso para o segundo semestre de 2022 (2022/2) para os cursos técnicos integrados ao ensino médio que havia sido interrompido por dois anos em razão da pandemia da Covid-19. Também teremos ingresso de cursos superiores por vestibular no primeiro semestre do ano que vem (2023/1), para além do processo regular pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse vestibular será unificado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); uma união de esforços para potencializar o acesso e ingresso nas duas instituições.

O trabalho do Deing é realizado por equipe de nove pessoas. Permanentemente temos: Daiana Maciel (assistente administrativa), Ediléia Giusti (assistente administrativa), Jaqueline  Besen (assistente administrativa), Laiza de Sena (técnica administrativa em educação) e Maria Verônica Aparecida Padilha Matos (assistente administrativa). Contamos ainda com a colaboração interna em jornada parcial da servidora Raquel Matys (bibliotecária-documentalista), da estagiária Polyana Brustolin e dos gestores Giselli Dandolini Bonassa (chefe do departamento) e Luiz Felipe Rachadel (coordenador de Ingresso). Em alguns câmpus, o Deing também conta com a parceria das coordenadorias locais de ingresso (Coings) e servidores que assumem as demandas locais de ingresso.

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24