topo blog gestao

Blogs

Blogs

Conif com presença do ministro da Educação

Olá!

Esta semana, participei de mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre 4 e 6 de julho, em Brasília. Entre as diversas discussões sobre assuntos relevantes para a Rede, tivemos a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, o que possibilitou um diálogo mais estreito entre as instituições e o MEC.

O contato com o ministro teve início no dia 5, quando fomos convidados para um almoço (foto abaixo). Depois houve a posse dos reitores dos institutos federais de Alagoas, Rondônia e Amazonas. Na reunião do Conif, no dia 6, entregamos a ele um documento solicitando principalmente o encaminhamento da questão orçamentária, visando garantir mais recursos para os institutos federais em 2024. Ele falou da ideia de incluir a Rede nas políticas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é uma solicitação encaminhada pela presidente do Conif. Falou também do reajuste das bolsas, da execução de obras inacabadas e paralisadas, plano de educação inclusiva, plano nacional de alfabetização e formação de professores.

Esta notícia no site do Conif detalha um pouco mais a participação do ministro Camilo Santana na reunião.

Além do ministro, também participaram da reunião de julho o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, e o diretor de Desenvolvimento da Rede, Marcelo Bregagnoli. Os gestores da Setec falaram novamente do fortalecimento dos câmpus, ratificando o compromisso de consolidar os câmpus existentes na rede, já pensando numa próxima etapa de expansão.

Alimentação e transporte escolar

Nos informes, houve relato sobre o evento que discutiu o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizado no IF Sul de Minas. A discussão envolve a necessidade de se estender a alimentação escolar para todas as instituições da rede, destinando mais recursos para esse fim, envolvendo equipamentos, pessoal, construção de refeitórios e parcerias. A questão do transporte escolar também está em pauta. Projeto em tramitação inclui os estudantes da rede nesse serviço, o que com certeza vai beneficiar muitos estudantes dos nossos câmpus que enfrentam dificuldades para se deslocar entre casa e escola.

Orçamento

Dia 26 de julho o orçamento vai ser pauta de uma reunião com a Setec e a expectativa é que no dia 30 o orçamento da Rede para 2024 seja anunciado. Nós defendemos que haja uma recomposição histórica, para que se possa voltar à situação que tínhamos há alguns anos, antes dos sucessivos cortes. 

Gestão de pessoas

Em encontro com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, tratamos de assuntos como a contratação de profissionais de educação especial – foi solicitada uma reunião técnica para entender melhor a proposta de contratação temporária desses profissionais, ao invés de terceirização. Também falamos da ampliação do banco de docentes e técnicos administrativos, que está em tramitação em regime de urgência no Congresso Nacional. Falamos ainda da questão das cessões e requisições de servidores – será emitida nota técnica para orientar as instituições sobre esse tema – e a vinculação dos aposentados ao INSS.

Eventos da Rede

Neste ano a Rede Federal vai completar 15 anos de criação, e uma série de atividades já estão sendo programadas para marcar essa data, incluindo o lançamento de um vídeo que destaca o potencial das nossas instituições. Outros eventos grandes que estão previstos são a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será em Natal, de 6 a 10 de novembro, com o tema “Novos tempos, novos rumos, a rede que queremos”. O site do evento será lançado na próxima segunda-feira e as inscrições abrirão em 7 de agosto. E também os Jogos Nacionais da Rede, que serão em Fortaleza, de 23 a 27 de outubro.

Terreno em Xanxerê

Antes de viajar a Brasília para a reunião do Conif, participei de uma visita à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), com o vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, vereadores e o diretor do Câmpus Xanxerê, Ricardo Zanchett (foto abaixo, cedida pela Fiesc/Felipe Scotti). Conversamos com o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, sobre a ideia de cessão de um terreno pertencente ao Senai, para ampliação do nosso câmpus naquele município. Foi uma conversa inicial que ainda deverá ter novos encaminhamentos.


Até a próxima!
 

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 45
Numero de avaliações: 0
Data: 06/06/24
thumbnail
Postagens: 39
Numero de avaliações: 0
Data: 15/07/24
thumbnail
Postagens: 29
Numero de avaliações: 0
Data: 12/07/24
thumbnail
Postagens: 18
Numero de avaliações: 0
Data: 14/06/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 11
Numero de avaliações: 0
Data: 28/06/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24