topo blog gestao

Blogs

Blogs

Entenda a estrutura de TI do IFSC

Olá!

Como expliquei no nosso primeiro post, a cada semana, um servidor da Prodin responsável por uma das nossas áreas, irá conversar com vocês aqui neste canal. Nesta semana, o post foi escrito pelo diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC, o servidor Benoni de Oliveira Pires.

Ele escreve sobre a nossa Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, a DTIC. Leiam abaixo:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá, meu nome é Benoni de Oliveira Pires. Neste momento ocupo a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).

A TI do IFSC é composta pela seguinte estrutura:

Organograma da DTIC

O Comitê de Governança Digital (CGD) do IFSC é o órgão colegiado, instituído em atendimento ao Decreto nº 10.332 de 28 de abril de 2020, para deliberar sobre assuntos relativos à implementação das ações de governo digital e ao uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação. O CGD também é responsável pelas políticas de Governança e Segurança da Informação, e pelo alinhamento dos investimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação com os objetivos estratégicos institucionais. 

A estrutura administrativa da DTIC é composta de um departamento de desenvolvimento de sistemas da informação e duas coordenadorias:

- Departamento de Sistemas de Informação: composta por um(a) chefe do departamento e demais servidores, tem como responsabilidade a definição, análise, programação, testes, implantação, manutenção, documentação de sistemas de informação das áreas de ensino e administrativa da instituição, bem como promover a capacitação dos servidores para uso destes sistemas.

- Coordenadoria de Governança de TI: composta por um(a) coordenador(a) e demais servidores têm como responsabilidade a elaboração de processos para a aquisição de bens e serviços de TIC, bem como a elaboração de planos e políticas de gestão e governança nesta área.

- Coordenadoria de Infraestrutura de Redes: composta por um(a) coordenador(a) e demais servidores, tem como responsabilidade a infraestrutura da rede de dados e voz, suporte aos usuários, implantação e manutenção de serviços de rede, fornecimento de infraestrutura para desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de redes de computadores;

Estão em exercício na DTIC 23 servidores, sendo 14 no Departamento de Sistemas da Informação (2 afastados para doutorado e licença), 5 na Coordenadoria de Infraestrutura de Redes, 3 na Coordenadoria de Governança de TIC e 1 na Diretoria de TIC. Compõem ainda a estrutura de TIC do IFSC as Coordenadorias de TIC, subordinadas aos câmpus.

Abaixo apresento alguns temas atuais que julgo importantes para conhecimento da comunidade do IFSC:

- Atualização de informações da DTIC: Consulte aqui manuais, capacitações, documentos aprovados pelo CGD entre outros. Temos também a publicação de alguns indicadores da TIC;

- Rede sem fio: No final de 2021 fizemos o empenho da controladora + software de gerenciamento da nova rede sem fio do IFSC. Aguardamos a entrega para junho/2022 e posterior instalação. A partir desta configuração os câmpus que fizeram aquisição de pontos de acesso (AP) poderão configurá-los para uso. A substituição da rede atual será feita a partir da aquisição de novos APs. A Prodin/DTIC elaborou um projeto de implantação da rede sem fio e aguarda aprovação e recursos da SETC.

- Gerador:  Na madrugada do dia 23/03/2022 uma pessoa não identificada acessou o IFSC, especificamente a área onde está instalado o gerador. Este gerador mantém o circuito elétrico do data center do IFSC na ausência de fornecimento da concessionária. Esta pessoa furtou os cabos elétricos de comando do gerador, tornando-o inapto para uso e gerando queda de energia no data center. Os serviços e sistemas hospedados no IFSC ficaram indisponíveis até às 10h30min do mesmo dia, quando foram restaurados pela equipe da DTIC/CIR. No dia seguinte a empresa que faz a manutenção deste equipamento veio ao IFSC e executou a manutenção corretiva. O departamento de engenharia do IFSC providenciará uma barreira fixa (grade) que impeça o acesso ao gerador e sua fiação elétrica.

- Processos licitatórios: Em cooperação com o Departamento de Compras a DTIC iniciou o planejamento de quatro processos licitatórios: Aquisição de Software; Contratação de atualização, correção e evolução da plataforma que hospeda o portal do IFSC; Contratação de serviço de cabeamento estruturado; Aquisição de Computadores, CFTV e equipamentos de processamento de dados para a DTIC.

Para atendimento a comunidade do IFSC, disponibilizamos os seguintes contatos:

- Suporte aos sistemas e serviços (problemas técnicos apenas): suporte.ti@ifsc.edu.br
- Gestão e governança de TIC: dtic@ifsc.edu.br
- Google chat: benoni@ifsc.edu.br
- Telefone e whatsapp: 48 3877 - 9050

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Apesar de ser uma área meio, a DTIC é fundamental para o funcionamento do nosso Instituto Federal. Espero que com este post do Benoni vocês tenham entendido melhor o trabalho dessa diretoria. Até mais!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24